Pular para o conteúdo principal

Bücherverbrennung

Estudar é REBELDIA! É SUPERAR A ACOMODAÇÃO!

Vocês já ouviram falar sobre o Bücherverbrennung?

#EuPrefiroCiro
#PrefiroCiro

Esse é um termo em alemão que diz respeito a grande queima de livros realizada por membros do partido Nazista que ocorreu em maio de 1933, cujo objetivo seria o de queimar os livros que violavam o chamado "espírito alemão". livros do dramaturgo e poeta Bertolt Brecht, do escritor e jornalista Erich Kästner (que, anônimo, assistia na multidão), o poeta romântico Christian Johann Heinrich Heine, e é claro… Sigmund Freud, Friedrich Nietzsche, Albert Einstein… entre centenas de outros.

Claro que infelizmente, essa ação de proibição e até destruição de livros não ocorreu apenas na Alemanha nazista, mas sim ao longo da história.

São exemplos dessas práticas terríveis a Inquisição espanhola que queimou em Granada pelo menos 5.000 manuscritos árabes no ano de 1499, a queima de livros "ocidentais decadentes" em 1920 ocorrido na antiga URSS, no auge do Macartismo, na década de 50 do século XX, onde foram queimadas inúmeras obras tidas por comunistas, dentre outros inúmeros exemplos.

Infelizmente tal mentalidade não deixou de existir.

Em pleno século XXI, o governador de Rondônia colocou autores como Ruben Alves, Machado de Assis, Mario de Andrade, Euclides da Cunha, Franz Kafka, dentre outros, em uma lista de livros inadequados para crianças e adolescentes.

E por que os livros são vistos como grandes inimigos? Qual o medo de regimes ditatoriais ou de governos incompetentes? Porque que não querem que o povo leia?

Porque LER estimula a pensar.

Porque os livros criam indivíduos críticos, ou seja, porque os livros nos instigam a filosofar! A duvidar… a propor alternativas!

A SER LIVRE!

Não desistamos!

Ou ELES nos queimam.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E.é um acrônimo (um acrônimo é uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise¹. Aqui está um resumo dos passos: 1. **Aceite** a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. 2. **Contemple** as coisas ao seu redor para se afastar da observação interna. 3. **Aja** com sua ansiedade, mantendo-se ativo e diminuindo o ritmo. 4. **Libere** o ar de seus pulmões, respirando devagar e calmamente. 5. **Mantenha** os passos anteriores, repetindo-os até que a ansiedade diminua. 6. **Examine** seus pensamentos para evitar previsões catastróficas. 7. **Sorria**, reconhecendo que você conseguiu superar o momento desagradável. 8. **Espere** o melhor, lembrando que a ansiedade é uma resposta normal. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáv

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p