Pular para o conteúdo principal

Psicologia, Política e fazer escolhas.

Gostaria de um minuto de atenção de quem se arrisca por aqui para fazer uma ponderação e extrapolar fronteiras entre assuntos, pra mim, relevantíssimos. Se me permitem vou dividir com vocês que nos últimos meses tenho me debruçado a ler e estudar questões sobre a atenção, sobre a "seletividade" do processamento de informações, sobre tomada de decisões, sobre "economia comportamental". Em termos neuropsicológicos, podemos considerar que a tomada de decisão se refere a um processo cognitivo de escolha que envolve análises emocionais e racionais de nossas experiências passadas, considerando riscos e suas implicações para o presente e para o futuro (Bechara, Damasio, Tranel, & Damasio, 1997).

Parece perfeitamente racional. O problema é que cada vez fica mais claro que não são as elaborações racionais e lógicas, mas as nossas emoções  quem mais influenciam nossas escolhas em geral. Mesmo nos campos mais claramente exigentes de racionalidade, como decisões financeiras, políticas ou médicas até, escolhemos por razões SUBJETIVAS inescapavelmente.

Psicólogos como Daniel Kahneman provaram que a maioria das decisões humanas é tomada de forma rápida e fácil e sem muita elaboração de o pensamento. Grande parte do tempo estamos movidos pelos nossos fatores inconscientes. E muitas vezes por motivações IRRACIONAIS!

Vejam o Brasil de hoje! Estamos com a maior inflação dos últimos 26 anos em um mês de Abril! Uma média, 12,13%.

Para segurar a inflação, o Banco Central passou a aumentar a taxa básica de juros da economia, na tentativa de desestimular o consumo. O consumo no País aumentou em torno de 2% nesse semestre depois de muita recessão. Mas a inadimplência do varejo em abril deve ser a maior do ano, até agora...E a Selic só aumenta desde março de 2021. Em maio deste ano, teve a 10ª alta seguida. Ou seja: NÃO FOI O CONSUMO QUE GEROU A INFLAÇÃO, NEM OS JÚROS SEQUER TEM RELAÇÃO COM A ATUAL INFLAÇÃO! Mesmo assim os juros serão novamente aumentados, as empresas não contratarão e o resultado é gerar Desemprego.

O desemprego já é um dos maiores da história. A taxa de desemprego no Brasil ficou no 11,1% no 1º trimestre de 2022, mostrando estabilidade frente ao 4º trimestre, com a falta de trabalho ainda atingindo 11,949 milhões de brasileiros, segundo o IBGE.

Mas quem esta empregado não esta muito melhor. O salário mínimo tem o pior poder de compra em DÉCADAS.  Na verdade é o pior salário mínimo em 15 anos.

Recapitulando: 

º Inflação é a maior dos últimos anos;
º Desemprego é um dos maiores da história;
º Salário mínimo tem o pior poder de compra em décadas;
º Escândalos de roubalheira até na vacina;
º Criminosos enfatiotados/fardados carregados de Barras de ouro a Dinheiro em espécie nos corredores da Capital;
º Amazônia, as montanhas de Minas e o Pantanal sendo loteados e devastados,
º Brasil sendo banido das comunidades internacionais…

Você nota? Não há um ângulo por onde se olhe o atual governo Bolsonaro e não se perceba o tamanho da tragédia!

Mas ainda assim não há racionalidade que explique a resiliência e a competitividade perigosa que firma em 30 % a candidatura de Bolsonaro.

Existe uma força MAIOR que o evidente despreparo para fazer o certo e a criatividade em fazer o errado deste governo que empurra as pessoas a AINDA cogitarem votar nessa canalhada que se empoleirou em Brasília. Existe algo AINDA MAIS ANGUSTIANTE que todas as mazelas vividas pelo país! 

 É uma explicação triste mas a gente tem que encarar. É o lulopetismo.

Em Março uma pesquisa realizada a pedido de um dos grupos econômicos que APOIAM a candidatura de Luiz Inácio, apontou que o Antipetismo (rejeição sistemática ao partido do Lula) supera petismo (apoio espontâneo ao mesmo), e pode ser o que SUSTENTA a candidatura do atual presidente.

Falando claramente: É Lula quem MANTÉM a candidatura do Bolçonaro. Mais que o contrário.

Mesmo com a preferência pelo PT ou ainda pelo 'partido do Lula' sendo alta, à rejeição que ela produz é maior e mais profunda.

E o público em geral VENDO as negociações de apoio alinhavadas pelo Lula e PT se ASSUSTA AINDA MAIS com o fantasma da Corrupção Sistêmica. Lula esta destruindo o debate, repetindo os mesmos conchavos, as mesmas receitas... E todos estão vendo...

E isso ALIMENTA a candidatura do PIOR Governante deste país.

Ainda bem que no primeiro turno eu tenho alternativa e NÃO SUSTENTAREI ESSA DISPUTA entre quem pode ser pior.

Eu quero o mais racional e estudado POJETO de Governo.

É nele que eu vou votar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E.é um acrônimo (um acrônimo é uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise¹. Aqui está um resumo dos passos: 1. **Aceite** a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. 2. **Contemple** as coisas ao seu redor para se afastar da observação interna. 3. **Aja** com sua ansiedade, mantendo-se ativo e diminuindo o ritmo. 4. **Libere** o ar de seus pulmões, respirando devagar e calmamente. 5. **Mantenha** os passos anteriores, repetindo-os até que a ansiedade diminua. 6. **Examine** seus pensamentos para evitar previsões catastróficas. 7. **Sorria**, reconhecendo que você conseguiu superar o momento desagradável. 8. **Espere** o melhor, lembrando que a ansiedade é uma resposta normal. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáv

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p