Pular para o conteúdo principal

Individualidade, Fenômeno e Zen! Minhas especulações.

 

Pra o Zen Budismo as “coisas” são uma espécie de ilusão.


Mesmo o “eu” é mais ou menos como o “eixo” de um redemoinho em um rio. Uma “onda” em um mar… 


Há movimento, você vê o centro do redemoinho e diz: há um “eixo”. 


“Parece” que há um eixo” Vemos ele alí girando e se fazendo “perceber”. 


Na verdade, há um, enquanto existe o redemoinho, cessou o redemoinho, cadê o eixo? Para o Zen Budismo “Nós” somos redemoinhos na existência, movimentos e fluxos de pensamentos, paixões, e etc.


Nosso “eu” é o eixo, mas na verdade, nós não somos redemoinhos. Nós somos o céu azul. Somos um Mar! Quem sente que é o céu azul, resolveu nascimento e morte. Isso é o Budismo. Nem almas, nem espíritos, nem ninguém lá fora pra nos ajudar. Nem ninguém pra nos premiar, nem ninguém para nos castigar. 


Tudo é ação e conseqüência. Você caminha sobre os resultados dos seus atos no mar de escolhas e relações. Os seus atos provocam resultados. Os resultados, são tudo que você tem. Nós somos o “movimento” no universo. Fenômenos, como os redemoinhos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E.é um acrônimo (um acrônimo é uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise¹. Aqui está um resumo dos passos: 1. **Aceite** a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. 2. **Contemple** as coisas ao seu redor para se afastar da observação interna. 3. **Aja** com sua ansiedade, mantendo-se ativo e diminuindo o ritmo. 4. **Libere** o ar de seus pulmões, respirando devagar e calmamente. 5. **Mantenha** os passos anteriores, repetindo-os até que a ansiedade diminua. 6. **Examine** seus pensamentos para evitar previsões catastróficas. 7. **Sorria**, reconhecendo que você conseguiu superar o momento desagradável. 8. **Espere** o melhor, lembrando que a ansiedade é uma resposta normal. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáv

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p