Pular para o conteúdo principal

Humildade.

Em outra ocasião, o monge saiu cedo de sua casinha e caminhou quilómetros até chegar a uma pousada.
A dona do lugar era uma pessoa simples e ofereceu a ele peixe assado e um pouco de arroz. Ryokan comia satisfeito quando entrou na pousada um outro monge e disse que queria comprar uma boa refeição.
A senhora trouxe a ele peixe assado e arroz. O monge ficou furioso e grunhiu:
"--A senhora pensa que sou um monge caipira como esse aí? Traga-me comida melhor".

A dona da pousada ficou triste com a ofensa.

Ryokan, entretanto, continuou comendo com alegria.

No final da tarde, depois de longa caminhada, o jovem monge pediu pernoite na casa de um grande plantador de arroz.

Era uma grande mansão, e o dono o recebeu dizendo:
"--Hoje é dia de fazermos uma prece em memória aos nossos ancestrais. Se o se­nhor não se importa, compartilhará o aposento com o monge que chamamos para as orações".

Simplicidade. Sendo tarde e sendo essa a melhor casa das redondezas, o jovem monge aceitou.

Qual não foi sua surpresa ao ver o idoso Ryokan sorrindo.

Terminadas as preces, os dois se reco­lheram para dormir.

Ryokan logo caiu no sono.

O outro monge não conseguia dormir. Havia muitos pernilongos no quarto.

Quando Ryokan acordou, recebeu do outro toda sua raiva:

"--O senhor dorme como uma pedra, hein? Como alguém pode dor­mir com tantos pernilongos?".

Ryokan sorriu e disse:
"--Se o senhor tivesse aceitado o peixe daquela pousada, nenhum pernilongo o morderia".

Na simplicidade da vida, conhecendo os benefícios de cada alimento e respeitando todos os seres, não há nada que nos possa molestar. Tudo faz parte da nossa experiência de vida. Mas nós podemos transformar cada momento em alegria simples se encon­trarmos o contentamento de saber viver com sabedoria e respeito à vida na sua imensidão.
Sensei Coen.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.