Pular para o conteúdo principal

Comida.. o assunto mais importante do mundo.

Eu sou um cozinheiro amador. Um culinarista doméstico. Não sou um Gourmet se você pensa Gourmet como um ideal cultural associado ao haute cuisine, mas, apenas ,"apenas", se você entende Gourmet como o ideal cultural associado com a arte culinária da boa comida e bebida. E comida boa deve ser a comida que te dá prazer... Que te alimenta os sentidos, antes de nutrir o corpo.

Aprendi a cozinhar com minha falecida mãe.

Ela fazia questão de me mostrar como fazia cada prato que ela gostava de comer... e ela gostava muito de comer... Então, para ela, cozinhar tinha que ter um resultado PRAZEROSO sempre. Satisfazer da mesma maneira que o carinho de um abraço precisa ser agradável. Assim como beijar precisa ser gostoso. Não era possível fazer comida se não fosse para dar prazer. Então é melhor não fazer.

Então eu cozinho desde meus 13, 14 anos na intenção de fazer uma comida sedutora. 

Minha mãe trabalhava muito. Era Assistente Social, e entre as muitas obrigações da profissão estava uma extensa carga horária e horas e horas de relatórios e laudos técnicos. Quando ela saia de manhã deixava uma rotina de passo a passo para eu seguir em recados deixados em um quadro negro e em bilhetes... Até hoje, aos 44 anos tenho um quadro destes na minha cozinha. Uso para outros fins, como deixar lembretes de coisas que tenho de fazer ou telefones de pessoas que ainda não foram para a agenda eletrônica. Mas olhar para meu quadro de recados e meu caderno de receitas escrito a mão com minhas domésticas experiências culinárias eu lembro de minha mãe e o quanto devo a esta mulher maravilhosa que estudou e trabalhou incansavelmente e que queria que eu comesse comida SABOROSA. Porquê a vida já é foda de mais para se comer comida ruim.

Tudo isto me veio em mente assistindo o documentário da Netflix "Cooked", do jornalista Michael Pollan.

Documentário é palavra feia e remete a coisas chatas que somos obrigados a assistir em aulas de ciências, mas esse não é o caso.

Michael Pollan, jornalista americano e ativista da boa alimentação e protagoniza e nos guia na série inspirada no livro "Cozinhar, Uma História Natural da Transformação", dele mesmo, e é dividida em quatro capítulos: água, terra, fogo e ar.

Eu não conhecia o Livro nem Pollan.  Ele além de jornalista é professor na Universidade da Califórnia, em Berkeley.

No Brasil existem três livros dele:

- "Regras da Comida" Editora Intrínseca, 2010, trata-se de um pequeno manual prático para comer melhor – do ponto de vista do prazer e da saúde;

 - "O Dilema do Onívoro" Editora Intrínseca, 2007. É uma investigação jornalística sobre como se come nos EUA, que desvenda elos da cadeia alimentar – da monocultura do milho à forma como ela se articula com a indústria do petróleo. É difícil, ao fim da leitura, não concordar que é preciso repensar – e, por que não?, revolucionar a relação com a comida. Segue atual.

- "Em Defesa da Comida" Editora Intrínseca, 2008. O livro é um manifesto contra a comida ultraprocessada. Ele argumenta que a comida de verdade veio perdendo espaço para produtos bolados pela indústria para vir cheios de “nutrientes” – pense em ômega 3. É também neste livro que ele sintetiza, de forma a fazer parecer óbvio, como deveríamos nos alimentar: “Coma comida. Não em excesso. Principalmente vegetais”. 

Sugiro assistirem o documentário e procurar os livros do autor. Mas mais importante, sugiro que dediquem um tempo a FAZER comida. É terapêutico. E pode ser MUITO prazeroso.


https://www.netflix.com/br/title/80022456

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.