quarta-feira, 8 de março de 2017

"Chef" Zen oferece "Curso profissionalizante Culinário Gratuito" para desempregados




O sacerdote zen e ex-assistente social Rev. Daiken Nelson está combinando suas paixões para oferecer Curso Culinário Gratuito aos desempregados do Harlem. 

Rev. Daiken Nelson, um sacerdote zen budista e ex-assistente social, começou a oferecer treinamento culinário gratuito no Harlem desde setembro do ano passado para pessoas que se encontram desempregadas.

Seu projeto, o "Mandala Kitchens Project" , está aberto a qualquer pessoa, mas é voltado, principalemente para aqueles que precisam de um apoio extra: os sem-teto ou ex-detentos, bem como os veteranos e pessoas em tratamento por abuso de drogas ou problemas de saúde mentais.



Rev. Daiken Nelson. Photo by Risa Akita/ HEAPS magazine.

Sensei Nelson ensina todos os diferentes elementos do trabalho no serviço de Cozinha: a partir de uma variedade de diferentes técnicas de culinárias, trabalhando com legumes, carnes, molhos e Cozimento para as habilidades necessárias para a conquista de uma vaga a manutenção de um emprego, como organizar-se no tempo e trabalhar em equipe, bem como estudar para o "Food Handler's Certification" (a certificação nacional que permite trabalhar em qualquer estabelecimento alimentar nos EUA).


"Queremos que eles possam entrar em um lugar e dizer: 'Oh, claro, eu sei o que você quer dizer quando você diz 'redução' ou 'Eu fiz um molho bechamel para macarrão e queijo'", diz Nelson.


Nelson foi empregado nos restaurantes durante toda sua vida, começando na High School e na faculdade, e trabalhou como um assistente social por muitos anos. Começou sua prática Zen vinte e sete anos atrás em seu estado natal, Iowa, e mais tarde praticou no Zen Center de Los Angeles, onde foi ordenado por Nyogen Yeo Roshi em 1996. Ele passou a estudar com Roshi Bernie Glassman, Sensei Jishu Holmes, Roshi Pat Enkyo O'Hara e Roshi Joan Halifax.

Rev. Daiken Nelson. Photo by Risa Akita/ HEAPS magazine.

Em 2013, Nelson recebeu sua Transmissão Shiho / Dharma de Sensei Paco Genkoji Lugoviña, depois do qual ele foi "empurrado para fora do ninho, e disse para ir adiante e fazer o bem, para manifestar a prática."

O trabalho que ele faz agora exige muitas das habilidades adquiridas e duas das suas paixões em uma inspiradora "prática".

Nelson é o Professor Orientador do Pamsula Zen Center em Harlem, e seu negócio, o "Mandala Kitchens", atende eventos locais para ajudar a financiar o curso culinário gratuito. 

O Projeto Mandala Kitchens também visa enriquecer a vida pessoal dos participantes. Separando o programa de outros cursos culinários em geral, Nelson tece um componente "mindfulness" em suas sessões.


"Começaríamos sessões com vários minutos de meditação. Tanto para a vida pessoal das pessoas como para trabalhar em um ambiente estressante, que muitas cozinhas possuem por causa de alguns dos "egos" que acabam lá ", diz ele.


O treinamento funciona às segundas e terças-feiras, e às quartas-feiras, o grupo cozinha com a comunidade de Satya Sai Baba de Manhattan para sua refeição semanal, usando a cozinha de uma igreja episcopal local para preparar a comida. Isso dá aos participantes a oportunidade de cozinhar para um grande grupo, e doar-se de volta para a comunidade.


Nelson recebeu cerca de 60 pedidos para seu programa de treinamento após um artigo do jornal "Metro" sobre seu projeto. A última sessão começou no final de janeiro, com cinco participantes dedicados.


Eventualmente, Nelson gostaria de abrir um "pay-what-you-will café", em Nova York, um lugar que ele imagina ter "performances, música e arte nas paredes".

Mandala Kitchens Project blends Zen, social work, and the culinary arts
  • Sobre o Rev. Daiken Nelson, foi cozinheiro, assistente social, trabalhando com sem-teto, portadores de doenças crônicas mentais e ex-usuários de drogas. Além de monge Zen, Daiken é um Mestre de Reiki, Instrutor de Yoga, Fotógrafo e Escritor.
Postar um comentário