Pular para o conteúdo principal

Philippe Pinel e Bolsonaro...

Philippe Pinel (Saint André, 20 de abril de 1745 – Paris, 25 de outubro de 1826) nasceu nas colinas de Jonquières, França.

Ele era filho e sobrinho de médicos.

Depois de receber o diploma da faculdade de medicina em Toulouse, estudou mais quatro anos na Faculdade de Medicina de Montpellier.

Contam que um amigo havia desenvolvido uma "melancolia nervosa" que se "degenerou em mania" e resultou em seu suicídio. Pinel considerou o evento uma tragédia desnecessária, causada pela total falta de TRATAMENTOS EFETIVOS. Isso o levou a procurar emprego em um dos sanatórios particulares mais conhecidos de Paris, nos quais se dedicou a busca de "tratamentos" científicos para a demência. Lá permaneceu por cinco anos antes da Revolução francesa, reunindo observações sobre loucura e começando a formular a sua opinião sobre a natureza e o tratamento do fenômeno dos sofrimentos psíquicos.



A imagem ao lado retrata o transporte de prostitutas para o Hospital de Salpêtrière, em Paris, no ano de 1745.

Na época, o Hospital de Salpêtrière foi usado pela Coroa como depósito e prisão para pobres, mendigos, desocupados, marginais diversos, doentes mentais, epiléticos e prostitutas… pessoas que pudessem perturbar a ordem da cidade.

Durante a Revolução Francesa a multidão invadiu o Hospital e libertou as prostitutas; mas só as prostitutas!

1793, quando Pinel foi nomeado "médico dos infirmantes" no Hospital Bicêtre , este abrigava cerca de quatro mil encarcerados... 

Eram notórios criminosos, pequenos infratores, sifilíticos abandonados pelas famílias, aposentados sozinhos e cerca de duzentos doentes mentais.

Os doentes mentais ficaram acorrentados juntos com mendigos, desocupados, marginais diversos...

Philippe pinel por Charles Louis Muller (1815-1892, France) | Reproduções De Qualidade Em Museus | WahooArt.com
“Conduite des filles de joie à la Salpêtrière“. Autor: Étienne Jeaurat (1699-1789).
Os patronos de Pinel esperavam que sua nomeação levasse a iniciativas terapêuticas. 

Pinel, então responsável pelo serviço de alienados do hospício de Bicêtre, desde o começo teve como preocupações fundamentais:


distinguir a confusão existente entre os alienados e os melancólicos;
transformar a atitude brutal e repressiva em uma atitude compreensiva que denominou tratamento moral;
introduzir no tratamento princípios que reduzem a importância da lesão anatômica.
Ele entendia que os seres humanos que sofriam de perturbações mentais estavam "doentes", portanto ERA PRECISO TRATAR A DOENÇA, NÃO PUNIR OS DOENTES, ao contrário do que acontecia na época. Foi um dos primeiros médicos a tentar descrever e classificar algumas perturbações mentais como demência precoce ou esquizofrenia...

Agora voltamos a ANTES de 1793...a

  https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2019/06/06/bolsonaro-sanciona-com-vetos-lei-que-autoriza-internacao-involuntaria-de-dependentes?utm_source=Twitter&utm_medium=MidiasSociaisSenado
Bolsonaro sanciona com vetos lei que autoriza internação involuntária de dependentes
  
Da Redação | 06/06/2019, 12h14

O presidente Jair Bolsonaro sancionou, com vetos, a lei que autoriza a internação involuntária (sem consentimento) de dependentes químicos. O texto, aprovado em 15 de maio pelo Senado, está publicado na edição desta quinta-feira (6) do Diário Oficial da União.
A Lei 13.840 de 2019 altera diversos pontos do Sistema Nacional de Políticas Públicas sobre Drogas (Sisnad), que coordena medidas relacionadas à prevenção do uso de psicoativos, à atenção à saúde de usuários e à repressão ao tráfico. O texto define as condições de atenção aos dependentes químicos e trata do financiamento das políticas sobre drogas.
Internação involuntária
Conforme a lei, que tem origem em um projeto apresentado pelo ex-deputado federal hoje ministro da Cidadania, Osmar Terra, a internação involuntária só poderá ser feita em unidades de saúde e hospitais gerais, dependerá do aval de um médico responsável e terá prazo máximo de 90 dias.
A solicitação para que o dependente seja internado poderá ser feita pela família ou pelo responsável legal. Também pode ser requerido por servidor da área de saúde, assistência social ou de órgãos integrantes do Sisnad, exceto da segurança pública.
A família ou representante legal poderá, a qualquer tempo, requerer ao médico a interrupção do tratamento.
Foi vetada, no entanto a permissão para que pessoas não médicas avaliassem o risco de morte de um dependente.
Comunidades terapêuticas
Embora reforce o papel das comunidades terapêuticas, um dos itens vetados pelo presidente da República definia a inclusão desses centros de reabilitação na composição do Sisnad. 
A justificativa é que “o dispositivo proposto define regras de competência, funcionamento e organização de órgãos do Poder Executivo, invadindo a competência privativa do chefe do Poder Executivo".
Foram vetados trechos que permitiam que fosse dada prioridade absoluta no Sistema Único de Saúde (SUS) para as pessoas que passassem por atendimento em comunidades terapêuticas. De acordo com o governo, a prioridade no SUS confronta a Constituição.
Outro ponto retirado do texto aprovado pelo Congresso, era a previsão de que a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas definisse as regras das comunidades terapêuticas e que essas comunidades fossem caracterizadas como "equipamentos de saúde".
“O dispositivo ocasiona insegurança e incerteza quanto às regras aplicáveis às comunidades terapêuticas, pois a caracterização como equipamento de saúde é matéria tratada em normativa específica, dependendo não da nomenclatura que adota, mas de suas características e atividades específicas”, apontou o governo.
Mas o texto sancionado prevê possibilidades de acolhimento do usuário ou dependente de drogas nessas comunidades “por adesão e permanência voluntária”. Para ingressar nessas casas, o paciente terá de formalizar por escrito seu desejo de se internar. Fica vedado o isolamento físico do usuário nesses locais.
O texto estabelece que esses locais devem servir de “etapa transitória para a reintegração social e econômica do usuário de drogas”. Ainda que o paciente manifeste o desejo de aderir às comunidades, será exigido uma avaliação médica prévia.
Penas
Entre outros vetos, o presidente vetou dispositivo que buscava diferenciar as penas para traficantes e usuários. 

O trecho vetado estabelecia que a pena deveria ser reduzida se "as circunstâncias do fato e a quantidade de droga apreendida demonstrarem o menor potencial lesivo da conduta". De acordo com o governo, a proposta seria mais benéfica ao agente do crime de tráfico de drogas:
“Acaba por permitir o tratamento mais favorável para agentes que não sejam primários, que não tenham bons antecedentes ou que sejam integrantes de organizações criminosas, o que se coloca em descompasso com as finalidades da reprimenda penal e com os princípios da lesividade e da proibição da proteção deficiente”, alegou o governo.
Imposto de Renda
O presidente rejeitou trecho da reinserção social e econômica, que previa uma reserva de 30% das vagas em empresas vencedoras de licitação para obras públicas voltadas para pessoas atendidas pelas políticas sobre drogas. E retirou da nova lei as deduções do Imposto de Renda nas doações por pessoas físicas ou jurídicas a projetos de atenção a usuários de drogas.
Os vetos ainda serão analisados pelo Congresso Nacional e podem ser mantidos ou derrubados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o