Pular para o conteúdo principal

CONVERSAS ANÔNIMAS! Por que há pais que querem que os filhos casem e tenham filhos?

 A pergunta é: Por que há pais que querem que os filhos casem e tenham filhos?








TODOS OS PAIS SÃO ANIMAIS.

E como humanos, são animais bem, bem complexos. Somos animais Bio/Psico/Sociais!

Precisamos avaliar a questão do ponto de vista que transcende o INDIVÍDUO (Pai/mãe que quer netos e ser Avô/Avó) e olhar dos pontos de vista da Psicologia Social, da Psicologia Evolutiva e da Psicologia Existencial… ao mesmo tempo.


Mesmo do ponto de vista da Psicologia e da “Psicologia Evolucionista” o desejo de ter netos pode ser explicado por várias razões, muitas das quais são fundamentadas na biologia simples: EXATAMENTE COMO TODOS OS OUTROS ANIMAIS, do ponto de vista evolutivo, a procriação é a maneira dos animais garantirem a continuação dos genes de uma espécie. Ter netos, por tanto, é uma extensão disso, pois permite que os genes de uma pessoa continuem a ser transmitidos para as gerações futuras...


Se não existissem OUTRAS razões, como afetivas, sociais, culturais... apenas a biológica já sustentaria a necessidade de ter netos.


Os netos podem fornecer um “senso de propósito”, de alegria e de RESILIÊNCIA!


A ideia de netos também pode oferecer o conforto da PRESUNÇÃO de apoio emocional e, em algumas culturas, apoio físico e financeiro na velhice! O “Vínculo Familiar”, na presença de netos, pode fortalecer os vínculos familiares e trazer a família para mais perto no momento que os avós mais precisem do coletivo!


Ainda, ter netos permite que as pessoas passem adiante suas tradições, conhecimentos e valores. Isso pode dar às pessoas um senso de imortalidade simbólica.


Na “Psicologia Evolutiva” existem as expressões : “aptidão inclusiva” e “Imortalidade Genética”!


A “aptidão inclusiva” é um conceito que descreve como os genes ou “qualidades” de um indivíduo podem ser passados para as gerações futuras não apenas através de sua própria prole, mas também através da prole de parentes próximos, como irmãos ou filhos. Embora um indivíduo vá morrer eventualmente, seus genes podem continuar a existir nas gerações futuras.


E isso é conhecido como “imortalidade genética”. Ter filhos e netos é uma maneira de um indivíduo “viver” além de sua própria vida, pelo menos em um sentido genético.


Mesmo que a próxima geração NÃO SEJA GENÉTICAMENTE vinculada, a manutenção da CULTURA, das tradições, das representações através de netos é uma forma de PERPETUAÇÃO do “si mesmo”.


Então… Muitos “pais” querem que os seus filhos casem e tenham filhos por muitas razões:


* Continuidade BIOLÓGICA: Porque A GENÉTICA induz o ser vivo a propagar seus genes para garantir a continuidade da espécie e ver seus próprios filhotes terem filhos é biologicamente reconfortante;


* Angústia EXISTENCIAL: Porque os “pais” intuem que vão morrer e isso é angustiante, pois o amor próprio natural faz sofrer diante da finitude e a continuidade da família lhe dá conforto da imortalidade simbólica;


* Conforto CULTURAL: porque a propagação da sua própria história expressa nas tradições, representações simbólicas, hábitos mantidos através de netos é uma forma de PERPETUAÇÃO do “si mesmo” dentro da comunidade.


Somos ANIMAIS SOCIAIS!  
Os avós DEVERIAM desempenhar papéis muito importantes na transmissão de tradições culturais e valores familiares, que são então passados de geração em geração. As memórias e histórias sobre os avós deveriam ser compartilhadas e preservadas, permitindo que sua presença seja sentida mesmo depois que eles se forem. São um impacto significativo no desenvolvimento e formação de seus netos, influenciando suas personalidades, escolhas de vida e até mesmo suas próprias práticas parentais.

Pais que querem netos, portanto, buscam acreditar que terão algum legado e que podem continuar a viver simbolicamente através de suas futuras gerações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p