Pular para o conteúdo principal

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!


Gostaria de falar sobre esta postagem:


Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo.

Tudo bem até aí?

Só que não.

Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO!

A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos.

Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando, segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual!

Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto como uma forma de amor próprio, que é essencial para o bem-estar psicológico e a realização pessoal.

Pense na quantidade de pessoas com baixa autoestima REPRIMINDO seu amor próprio por MEDO de ser taxada ou se tornar "narcisista"!

NARCISISMO É UMA DESCRIÇÃO DE UM TRAÇO NATURAL DO DESENVOLVIMENTO HUMANO!

A questão é que o mau uso do termo associou com uma conduta exclusivamente patológica.

Freud usou a expressão do psiquiatra Paul Näcke, que se inspirou na lenda mitológica de Narciso e Eco. Freud entende (diferente de Näcke) que todos precisamos de um exercício narcísico pra desenvolver auto estima, auto cuidado e amor próprio... Chamado "Narcisismo Primário"! Freud acreditava que não tinha como ser diferente.

Melanie Klein foi uma grande psicanalista austríaca-britânica considerada uma figura primordial no desenvolvimento da teoria das relações objetais e desenvolveu uma teoria sobre o narcisismo diferente da de Freud. Para Klein, o bebê já estabelece uma relação de objeto desde o nascimento, e o narcisismo não é uma fase isolada, mas um estado que persiste ao longo da vida. Klein também introduziu os conceitos de posição esquizo-paranoide e posição depressiva, que são modos de funcionamento psíquico relacionados ao narcisismo.

Para Klein, o narcisismo nunca é superado completamente em uma pessoa saudável, e as posições esquizo-paranoide e depressiva se alternam ao longo da vida, dependendo do grau de ansiedade e de defesa do indivíduo. O narcisismo saudável seria aquele que permite ao indivíduo manter um equilíbrio entre as suas necessidades e as dos outros, sem negar a realidade nem se isolar do mundo.

Outro grande autor Psicanalista foi Donald Woods Winnicott!  Winnicott foi um renomado pediatra e psicanalista inglês que fez importantes contribuições para a psicanálise e desenvolveu teorias inovadoras sobre o desenvolvimento infantil. Propôs uma visão original sobre o narcisismo, onde o narcisismo não é uma fase do desenvolvimento, mas um estado que persiste ao longo da vida, dependendo da qualidade da relação entre o bebê e o ambiente. 

Hoje se usa narcisista com uma forte carga patologizante no termo como sinônimo de afeto patológico por si mesmo.

O verdadeiro nome disso é "Transtorno de personalidade Narcísica"!

Traços narcísicos TODO MUNDO TEM!

DITO ISSO: O que diferencia o 
"Transtorno de personalidade Narcísica" do "Transtorno de Personalidade dissocial"?????

O mais próximo da descrição do texto do autor é o CID-10: F60.2 - "Transtorno de Personalidade dissocial" que é caracterizado por um desprezo das obrigações sociais, falta de empatia para com os outros

Existem diferenças
 relevantes entre o que se avalia com "Transtorno de Personalidade dissocial" (Psicopata) e o "Transtorno de personalidade Narcísica".

Embora ambos compartilhem algumas características em comum, como egoísmo, manipulação e falta de empatia, MAS, eles também têm características distintas que os separam. Por exemplo:

N - O narcisismo gira em torno da busca de validação pessoal;

P - Já os
 psicopatas se relacionam com comportamentos antiéticos, incluindo danos a outros;

N - Os narcisistas têm um senso desproporcional de seu próprio valor e uma necessidade excessiva de admiração;

P -  Psicopatas são mais frios e calculistas e não se importam com a opinião dos outros, inclusive, muitos preferem ficar sem ser notados;

N - Narcisistas têm um ego frágil que é facilmente ferido pelas críticas;

P - Psicopatas têm um ego forte que os torna resistentes ao estresse (não entram em pânico) e à culpa;

N -  EXISTE ASPECTOS SAUDÁVEIS NO COMPORTAMENTO NARCÍSICO! Você usa essa parte saudável com regularidade! narcisismo só não é SAUDÁVEL no Transtorno Narcísico.

P - A Psicopatia NÃO TEM ASPECTO SAUDÁVEL nenhum! Não tem gradação.

N - MESMO a pessoa com "Transtorno de personalidade Narcísica" tem algum grau de empatia cognitiva, ou seja, a capacidade de entender os sentimentos dos outros, mas, podem não ter empatia afetiva, ou seja, a capacidade de compartilhar esses sentimentos.

P - Os psicopatas, por outro lado, não têm empatia. Não 
tem empatia cognitiva, ou seja, tem dificuldade de entender os sentimentos dos outros, e não tem empatia afetiva, ou seja, não é capaz de compartilhar esses sentimentos. Pode descrever o que faz... mas não encontra palavras para seus próprios sentimentos. Em geral é INDIFERENTE.

Portanto, nem todo psicopata é narcisista. Da mesma forma, nem todo narcisista é psicopata.

Esses dois transtornos são complexos e requerem uma avaliação profissional para serem diagnosticados corretamente.

Espero que isso tenha esclarecido sua dúvida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.