Pular para o conteúdo principal

CONVERSAS ANÔNIMAS! Ambição, Perfecionismo e raiva...

Pergunta postada no Facebook:
 

--"Vivo em um Lar, onde tem brigas constantes e falta de dinheiro, estou estudando e pretendo trabalhar pra sair daqui."
--"A Ambição Por Dinheiro, pode nascer de lares instáveis assim?"
--"O perfeccionismo? Odiar pedir ajuda? Atualmente, eu não conto sempre quando estou mal e desabafo com ás Pessoas De Fora, também não me elogio com tanta frequência (Falaram Mal Da Minha Aparência, no Passado)".
--"Tenho problemas com a raiva( Tenho Uma Mãe Estressada) Então quando tempo vou precisar de terapia? 7 ou 8 anos? Sim eu pretendo fazer Terapia?"

Gostaria de desenvolver uma resposta...

Vamos lá!

--"Vivo em um Lar, onde tem brigas constantes e falta de dinheiro, estou estudando e pretendo trabalhar pra sair daqui."

Desculpa a frustração... Mas a grande maioria dos lares brasileiro é exatamente assim. 77,6% dos lares/famílias brasileiras vive endividados e, fatalmente em conflitos e desarmonia por esses contextos econômicos. Estudos de 2022 revela que 83% dos endividados sofrem de insônia por causa das dívidas e 74% têm dificuldade de se concentrar... e de se relacionar de forma saudável em família.

 --"A Ambição Por Dinheiro, pode nascer de lares instáveis assim?"

Se na Filosofia Sartre afirmava que o desejo surge da consciência da falta, da sensação de que algo está faltando em nosso ser. O desejo, então, torna-se uma busca para preencher essa falta através das escolhas e ações individuais, na Teoria Psicanalítica a "falta" também é um conceito sempre relacionado ao desejo. Lacan afirma que a falta é o que faz surgir o desejo. Já na psicologia da Aprendizagem Social de Bandura, sugerem que a ambição pode ser adquirida por meio da observação e modelagem de comportamentos ambiciosos de figuras significativas na vida de uma pessoa. Então... Sim.

--"O perfeccionismo? Odiar pedir ajuda? Atualmente, eu não conto sempre quando estou mal e desabafo com ás Pessoas De Fora, também não me elogio com tanta frequência (Falaram Mal Da Minha Aparência, no Passado)".

Então!

Na psicologia, existe mais de um tipo de perfeccionismo: 

° Temos o "Perfeccionismo Adaptativo": que pode incluir a busca por altos padrões de desempenho, motivação para o sucesso e aprimoramento contínuo... Porém esses traços são saudáveis quando não causam estresse excessivo ou prejudicam o bem-estar emocional!

Nada demais ser focado e dedicado... desde que sua vida não gire apenas nisso. Senão entramos na segunda forma.

° Perfeccionismo Maladaptativo: Caracteriza-se por padrões inatingíveis, autoexigência extrema e crítica intensa de si mesmo. Pode levar a ansiedade, depressão, procrastinação e dificuldade em lidar com falhas.

A aversão em Pedir Ajuda pode ser influenciada por fatores como orgulho, medo de rejeição, preocupação com a imagem de competência e receio de ser percebido como fraco. E esses são sinais de Perfeccionismo Maladaptativo.

Pessoas que evitam pedir ajuda podem construir uma autoimagem IRREALISTA. Uma forte crença em sua capacidade de resolver problemas por conta própria (autoeficácia) infantil. Para essas pessoas pedir ajuda pode ser visto como uma ameaça à sua autoimagem de competência. O que é em si um sinal de que não acredita de fato em sí.

Claramente a aversão a pedir ajuda também pode estar ligada à relutância em se expor emocionalmente, revelar vulnerabilidades ou admitir fraquezas. 

Experiências Passadas ruins, Traumas, experiências de rejeição ou mensagens culturais enviesadas sobre independência podem dificultar a capacidade de uma pessoa em buscar apoio.

Somos Animais Sociais... não devemos resolver tudo sozinhos.

Existe na narrativa uma demonstração de falta de desenvolvimento de Habilidades Sociais. Fazer terapia pode RESTAURAR a capacidade de desenvolvimento de habilidades sociais e de comunicação.

--"Tenho problemas com a raiva( Tenho Uma Mãe Estressada) Então quando tempo vou precisar de terapia? 7 ou 8 anos? Sim eu pretendo fazer Terapia?"

Bom... a resposta honesta é: APENAS COMECE!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p