Pular para o conteúdo principal

CONVERSAS ANÔNIMAS! “Como psicólogo, como você analisa a época do Carnaval?”




 
Adorei o tema! A pergunta é: “Como psicólogo, como você analisa a época do Carnaval?”



Lembrando que não sou psicólogo, mas um mero interessado/acadêmico que gosta de destrinchar os assuntos da natureza humana… dito isso, Vamos lá!

Primeiro: O Carnaval existe desde antes do carnaval! Não é um evento moderno que representa algum estágio evolutivo/regressivo qualquer … mas é uma RECORRÊNCIA ANTROPOLÓGICA!

Não é de hoje que culturas/povos do mundo todo tendem a se permitir (ou tentar circunscrever em um momento no ano) dar “escape” para as emoções e simbolismos que SUBVERTAM a sua própria cultura e seu “status quo”.

Essa necessidade antropológica se repete em culturas diferentes, de formas diferentes, em tempos diferentes, mas mantendo a importante recorrência da “PERMISSIVIDADE” temporária de comportamentos, condutas e expressões de representações do que, no cotidiano normal, seria considerado atitudes constrangedoras e transgressoras e até imorais!

Se hoje o Carnaval é um evento de irreverência e descontração, em que os foliões se permitem adotar outras posturas, mais descontraídas, mais desprendidas e despudoradas, extravasando suas vontades e desejos reprimidos o ano todo, sem o medo de julgamentos alheios, no passado de várias nações e de outras culturas também manifestaram os mesmos princípios, mostrando que essa “necessidade” transcendente no tempo e a cultura instalada!

Vou listar alguns exemplos famosos sem o cuidado de me preocupar com a linha do tempo ou com datas e motivações… apenas na atenção para a configuração de ser um evento onde se “permite a transgressão” através da festa!

- As Festas Dionísicas, eram celebrações em honra ao deus Dionísio, associado ao vinho e ao êxtase. Essas festas aconteciam em datas determinadas pelo calendário grego e eram marcadas por euforia, despudor sexual e regadas a vinho;

- As Saceias, na Babilônia, eram festividades que durava onze dias de festividades, tinham fantasia e a inversão temporária de papéis (escravos se vestiam de reis e nobres se vestiam de escravos) e junto com músicas e a entrega aos prazeres físicos, temporariamente permitidos;

- No Egito Antigo, celebrava-se o “Navigium Isidis”, festa que honrava a deusa Isis e envolvia um verdadeiro barco liderando um cortejo (desfile) com músicas e danças pelo rio Nilo. Há quem diga que a palavra “carnaval” se origina do termo em latim "carrum navale";

- Claro, também a Saturnália Romana que também era uma festa vibrante e cheia de alegria, que derrubava as normas sociais romanas e enchia os corações de esperança para o novo ano que se aproximava!

São exemplos de “festas populares” em tempos e culturas distintas onde a prática de exageros de liberdade, entrega a celebração da vida, e a PAUSA nas preocupações com convenções sociais são presentes… embora as “motivações” culturais sejam diferentes!

Agora, entendido que a humanidade exercita essa prática a milhares de anos… porque a faz?

Qual a perspectiva psicológica relacionada a essas festividades?

Uma forma de encarar é a através da necessidade de “Desindividualização”!

Desindividualização é um conceito que se refere à perda ou diminuição da “individualidade” de uma pessoa quando ela está inserida em um grupo ou multidão. Esse fenômeno ocorre quando as características pessoais e a identidade de alguém se tornam menos proeminentes em comparação com a influência do coletivo.

Isso traria um tipo particular de ALÍVIO! Pois desliga a necessidade de policiamento do próprio Ego e as pressões do Superego sobre o indivíduo.

Durante o Carnaval, as pessoas, ao estarem em grupos, tendem a perder parte de seu autoconhecimento e autocontenção. Elas agem de maneira diferente do que fariam se estivessem sozinhas. Esse processo pode ter efeitos poderosos, tanto positivos quanto negativos.

Por exemplo, em grupos, as pessoas podem se sentir menos responsáveis por suas ações individuais, o que pode levar a comportamentos mais ousados.

Numa perspectiva psicológica, a fantasia durante o Carnaval proporciona essa sensação de liberdade. Os foliões interagem de forma despreocupada, sem temer julgamentos e críticas.

A festividade cria um ambiente menos propenso a diferenças e preconceitos, encorajando as pessoas a serem mais ousadas e autênticas.

O Carnaval pode ser interpretado como uma expressão coletiva dos desejos reprimidos e das pulsões mais profundas da psique humana. Durante essa festa, os indivíduos têm a oportunidade de se libertarem das restrições sociais e morais, permitindo que seus impulsos mais primordiais venham à tona de forma LÚDICA e aceitável.

Assim o Carnaval funciona como uma válvula de escape diante das rotinas estressantes do resto do ano!

Ele nos permite experimentar o relaxamento das formalidades e tensões, esquecendo temporariamente das amarras e dos papéis que assumimos no dia a dia.

Nesse sentido, o Carnaval é um momento em que as pessoas podem se expressar, liberar emoções e vivenciar uma experiência única de comunhão e diversão. Como psicólogo, observar esses aspectos sociais e psicológicos nos ajuda a compreender melhor o comportamento humano durante essa festividade.

Similar ao que Freud explica sobre o efeito de “massa” onde o Carnaval é uma “entidade temporária”, composta por elementos heterogêneos que se uniram por um momento e validam a extravasamento de emoções reprimidas e assume-se um lado de cada um que se manifesta de forma SUBLIMADORA dos seus processos repressivos!

O que vocês acham?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p