Cordiais Saudações: NADA DISSO É PSICOLOGIA!!


NADA DISSO É PSICOLOGIA!!

NADA DISSO É TERAPIA!!!

É UM EXERCÍCIO EXCLUSIVAMENTE PARA ANALISAR um TEXTO E OBSERVAR O QUE ELE ME TRAZ EMOCIONALMENTE!


Quero fazer uma experiência diferente hoje!

Eu tenho um hábito de analisar "cartas"! É um exercício onde uso a analise de texto como analise de discurso e busco destacar onde nosso discurso apresenta subjetividades na forma de narrativas, chistes, cacoetes narrativos, conveniências semânticas, significados e significantes indiretos ou camuflados em uma fala espontânea!

Para meu arquivo pessoal quero guardar aqui alguns desses exercícios! Desta vez de uma publicação Anônima do Facebook!

Esse é o texto!

............................................................................>>


Cordiais saudações (Percebo que a escrita força uma tentativa de trazer "formalidade", de demonstrar "educação" e até "cultura"... claramente isso não é a toa... Provavelmente ter cultura e educação são coisas particularmente importantes para o autor! E ele falha nas pontuações... pode ser erro de digitação (pode ter sido escrito no Celular) ou pode ser imperícia exatamente pela falta de Educação formal! Nota-se que ele tem uma "auto estima" mal elaborada - baixa auto estima - e talvez tente exagerar no que lhe falta!)


É a primeira vez que escrevo. Poderia colocar meu perfil visível mas parece que é como as coisas funcionam assim. (Essa forma de concordância não é comum no Português do Brasil!! Ou talvez seja muito regionalizada... Pode ser de outra nacionalidade?!? E nessa pagina do Facebook pode se postar como Anônimo ou como perfil público... Pode ser que o Autor não saiba. Mas pode ser que esteja apenas justificando que não tem força para falar sem ser PROTEGIDO de forma anônima! O que seria um medo de julgamento alheio!)

O motivo que faz com que eu escreva (outra concordância estranha na língua portuguesa do Brasil! Ou pode ser apenas erro por imperícia? Ou por ser muito regionalizada!) é um pedido de orientação.

Estou (estava) com uma moça há um ano. (Fez questão de demonstrar ambuiguidade! Fez questão de demonstras distanciamento - "uma moça"? Pode ser que tenha consciência da ambivalência dos papeis que "ele" e "ela" ocupam no texto e na sua vida! Pode ser que esteja ferido e magoado! Veremos!)

Desde então as coisas aconteceram muito rápido. Ela ficou grávida (*infelizmente qualquer texto que a frase "Ela ficou grávida" se envolve já tira do "ele" o peso da responsabilidade aponta para uma posição de Pseudo Passividade confortável! Note que essa descrição do fato faz parecer que o Autor NÃO TEM PARTICIPAÇÃO NENHUMA NA DECISÃO de fazer sexo com intenção de não ter gestação! Não se cogita, nesse texto, a possiblidade de ele ter intenção de usar camisinha, por exemplo... De que ele intencionalmente tenha tentado evitar o sexo "inseguro"... Parece que a menina do texto caiu sentada sobre uma armadilha mágica que gera filhos! Ele não tem NENHUMA participação no ato: foi "Ela, simplesmente, que ficou grávida!" Como por GESTAÇÃO ESPONTÂNEA! Geralmente o que segue a argumentos assim são falas profundamente Passivo-agressivo!) 

e decidimos deixar a gravidez. (*Novamente uma expressão que não faz sentido em português do Brasil! "Deixar a gravidez" quer dizer "deixar que ocorra?" Prosseguir com a gravidez? Ou "deixar de acontecer?" Interromper a gravidez?)

Quando ela perguntou o que aconteceria então, eu disse que tudo dependia dela, pois as consequências de gravidez ou aborto seria mais impactante para ela que eu. (Aqui temos a clareza da escolha da posição passiva ter sido uma ESCOLHA do autor: Embora ele trate, inicialmente, como se fosse um "acordo" _ "e decidimos" - aqui ele devolve a mulher a responsabilidade e o peso das consequências - que faz com que eu comece a ter dúvidas de que é adulta e independente? - a responsabilidade e o peso das consequências do "que foi escolhido" é DEVOLVIDA A ELA: "eu disse que tudo dependia dela, pois as consequências de gravidez ou aborto seria mais impactante para ela". Ou seja, o autor do texto se exime de responsabilidade passando toda a responsabilidade textualmente par ela!)

Ela decidiu em deixar a grávida por 4 meses. (Outra frase que não faz sentido em Português do Brasil) A família dela não me conhecia e através desta gravidez, fui obrigado a ir me apresentar pessoalmente família e conversar os passos subsequentes. (*Novamente a falsa passividade! EM NENHUM momento o texto parece se tratar de um Homem Adulto e independente! Trata-se, claramente, de um jovem sem autonomia nem capacidade de mando na suas escolhas. Mostra ainda uma ingerência propositada! O autor só assume posição QUANDO COBRADO POR TERCEIROS... do contrário ele prefere não se envolver! Como se ele não tivesse obrigação/responsabilidade nenhuma na situação! ele SEMPRE se coloca como PASSIVO no texto... Texto puro suco Passivo-agressivo! Para eu não me perder do foco um pequeno auto-lembrete: O comportamento passivo-agressivo envolve expressar indiretamente sentimentos negativos em vez de abordá-los abertamente. Isso tem a intenção de criar uma desconexão entre o que a pessoa diz e o que ela realmente gostaria de dizer ou fazer, dando uma sensação de "conforto" pessoal, pois a pessoa se crê/vê como uma boa pessoa assim! Pessoas com esse padrão muitas vezes usam frases conciliadoras, mas com um tom de agressividade, deixando os outros em dúvida sobre o que está acontecendo. Assim o Autor evita conflitos diretos! Faz isso por medo de rejeição ou retaliação - não quer ferir a sua imagem de bom moço - e é uma forma de se proteger ou se sentir no controle da situação, de alguma forma)

A família não foi com minha cara, por razões étnicas e económicas. (Será? Tenho minhas dúvidas??? Notem: o que me vem a minha mente quando eu leio é que todo o texto trata sobre uma mulher sem autonomia e maturidade que se relacionou com um homem sem autonomia e maturidade, fazendo sexo inconsequente e precisando de terceiros para lidar com as consequências naturais de relações sem maturidade! A Mulher é possivelmente uma MENOR DE IDADE?!?! Ou alguém tão insegura quanto...)  Mas tudo ficou acordado, que deixariam a gravidez e assim foi. (Primeiro, da pra entender que "deixar a gravidez "parece" significar deixar que a gravidez "ocorra"! Mas ainda é uma expressão pouco usual em português do Brasil... Já não sei se não é apenas uma forma iletrada, ou sei lá... coloquial/regional... de falar?! Outra coisa: "Acordado por quem?" Sugere que os Pais da menina - não dá mais pra chamar mais de mulher - tomaram a decisão. Aqui temos uma complicação para a trama: O Autor TAMBÉM NÃO É MAIOR DE IDADE!!! Visto que em nenhum momento ele se assume com Pai/Responsável. Mas como se fosse, inadvertidamente, levado a situação pelo acaso!!! Em nenhum momento ele se assume como pai ou com interesse em assumir a mulher e o filho! É sempre como se os adultos decidissem e ele precisasse de autorização para se posicionar!

se passaram 4 dias, e um dia ,no aniversário de minha namorada (Oi? Voltou a ser namorada? Note que aqui se faz analise do TEXTO e não da pessoa! O texto fala de uma instabilidade no papel dele e da ex! ELE faz isso por INTERNAMENTE não estar seguro do que sente em relação a ela e a seu papel, e ora é "Ex" ora é namorada...) 

,ela ficou desligada/bloqueou meu contacto. Fiquei confuso. mas estava relaxado.(Essas ambivalências, ambuiguidades me parecem ser uma ferramenta natural de alívio do autor, sua ROTINA NEURÓTICA! Li em um texto de 2018 que: a estratégia de um neurótico é Morrer a conta-gotas! Ele não se da conta das contradições da sua escrita ou dos paradoxos que ele escreve... o que me suscita ser espontânea mesmo... é suas estratégias frente ao mundo!  O que também é informação! A ambivalência na retórica aponta à coexistência simultânea de sentimentos ou ideias distintas em relação a algo ou alguém, ok! Seja por não se ter seguro sobre o que se sente, seja por não ter experiência e assim não se ter decidido sobre o que se fala... como quando uma pessoa experimenta emoções ou pensamentos contraditórios sobre o mesmo assunto. Por exemplo, alguém pode sentir amor e ódio por uma pessoa ao mesmo tempo. Quanto às incongruências entre o que se diz e o que se faz, isso também é relevante na retórica. Ele se sentiu confuso por um lado, mas os ADULTOS tomaram a posição de DECIDIR e isso lhe trousse de volta ao relaxamento. Parece ambivalência, mas não é)

Dia depois ela me liga a dizer que já fez aborto pq a família a obrigou e que eu não era aceite. (eita... difícil ter certeza do que essa frase quer dizer... reforça que o autor é tão "de menor" quanto a menina! Ao menos se comportam como se fossem. Ninguém fala dos direitos legais dos dois como casal - sinal de que NÃO SÃO UM CASAL nem entre eles nem para a família dela - são dois menores de idade! No entanto nem o autor nem a família da menina falam dos pais do autor - ou o autor sequer falou da família dele mesmo... o que levanta a ideia que ele não seja estruturado nesse campo a ponto de não envolve-la no assunto) 

A notícia me chocou profundamente pelas expectativas que eu já tinha sobre tudo. (Como assim? Que expectativas? O texto todo ele fala como se não tivesse interesse real e deixa para a menina as decisões que acabam no colo dos pais ela???? Quando que no texto ele demonstrou interesse na ideia de ser pai?? Quando falou sobre amor pela menina? Quando falou com carinho sobre o assunto? Não é um texto sobre expectativas quebradas! É um texto PARA JUSTIFICAR A RAIVA! Para endossar sua conduta! É um texto sobre buscar VALIDAÇÃO!)

Perante tudo isto, eu decidi terminar. (Essa situação é me remete a aquelas em que alguém decide terminar um relacionamento ANTES que a outra parte o faça! O autor parece querer manter algum "Pseudo controle" da situação e assim evitar a sensação de ser rejeitado, terminado primeiro! Finge assim ter alguma autonomia de decisão. O medo de ser rejeitado é uma emoção poderosa, encerrar o relacionamento é uma forma de evitar a dor de ser deixado pela outra pessoa. É uma forma de proteger a autoestima. Ainda é uma posição PASSIVA de lidar com as coisa! Pois é uma forma de evitar o conflito a todo custo. Terminar primeiro é uma maneira de evitar discussões ou confrontos emocionais. Se alguém se sente culpado por algo no relacionamento, pode decidir terminar antes que a outra pessoa descubra ou tome a iniciativa!

primeiro porque perante a situação, me senti humilhado pela minha condição económica e porque a família não me quer, e por fim por está ousadia de abortar como se fosse algo bem fácil e tranquilo. deixou minha cabeça no ar. (Bom... Parece que a negação do papel do autor das suas responsabilidades e participação não esta no tema... e o foco dele é a desculpa que ele adquiriu nos erros dos outros. No Brasil o aborto só é ilegal para pobres... Mas homens que assumem a paternidade tem seus direitos garantidos por lei... mas dai tem que assumir a paternidade e a situação... Não parece o caso.

eu disse para ela ,precisava focar em mim e não passar mais essa humilhação. até porque estou no bom caminho! (Essa parte é a pérola da auto condescendência! Ele fala como se fosse vítima do destino? Tchê, Tu escolheu não usar camisinha e engravidar uma menina! Em nenhum momento esse autor se assume responsável por nada! Focar em si? QUANDO ELE NÃO FEZ ISSO? Não demonstrou interesse em NENHUM MOMENTO nos sentimentos da menina?  Não acolheu, não foi parceiro. Não esteve do lado em nada! QUE BOM CAMINHO É ESSE?

Ela não quer terminar. já pedi por bem que nos tenhamos um espaço para reflexão. ela não que! (Claramente essa menina é uma confusa sem estrutura emocional e dependente deste outro perdido... Depois vem dizer que ele é narcisista, mas ela é incapaz de constituir seu ego nela mesmo...  buscou esse analfabeto emocional e depois aos pais - que claramente não sabem trazer segurança emocional para ela... Ela precisa mesmo se afastar deste rapaz e adquirir "Ferramentas de Autonomia"!)

pedi para a gente terminar ou seja ,terminei com ela e ela ainda insiste em me procurar. (coitada... Como já falei: Terminar primeiro é uma maneira de evitar discussões ou confrontos emocionais. Se alguém se sente culpado por algo no relacionamento, pode decidir terminar antes que a outra pessoa descubra ou tome a iniciativa!

o que eu faço? (Segue sua rotina: deixe ela em paz e que os pais cuidem dela! Avise aos pais dela que ela esta te incomodando! Outra coisa: VAZECTOMIA! Para homens é reversível... Pense nisso... você só teria que se preocupar com doenças venéreas mas sei que isso nem passa pela sua cabeça!)

eu já fiz de tudo para me livrar dela, e ela não quer saber. já tratei até mal , mas parece que ela está obcecada. o que eu faço ,por favor peço ajuda para esse tipo de caso . com que tipo de indivíduo estou a lidar com? Com sorte esse texto é fake... Não acreditei que a preocupação do autor é com a presença desta menina na sua vida!!! Torço que ela venha a se recuperar... torço que a família dela, que já lhe deixou perdida e sem referências saudáveis, tome consciência e lhe de respeito, amor e conformo... para lhe proteger de outros alienado com esse autor deste texto...

Torço que esse autor procure terapia e consiga se tornar um adulto responsável... um dia!

Mas suspeito que nada disso vai acontecer!


BOM! NADA DISSO É PSICOLOGIA OU TERAPIA!!! É UM EXERCICIO EXCLUSIVAMENTE PARA ANALISAR O TEXTO  aleatório e OBSERVAR O QUE ELE ME TRAZ EMOCIONALMENTE! 

Me trouxe azia. Esse texto me trouxe fúria e vontade de sacudir esse autor pelos ombros até ao cérebro pegar no tranco!

Em uma seção de verdade essas impressões são sentidas e na estrutura da transferência e a construção de relação entre nos dois vai canalizar essas minha impressões para serem alinhadas com uma reação e fala que ajude ao autor se ver nas suas próprias falas...  Ajude a entender suas redundâncias..., seus gatilhos, suas fragilidades!

AQUI NÃO!

Que fique claro!

Nenhum comentário:

 https://youtube.com/shorts/-On6Inm-Who?si=HtUDZ-XPT1SlMukt