O "Fenômeno Baader-Meinhof" ou "Ilusão de Frequência"

Nas salas de aula da Psicologia presenciei um fenômeno que deve se repetir em muitos outros lugares do mundo.

A última vez que associei essa ocorrência foi a poucos meses... Estávamos em uma aula sobre psicopatologias e reparei que eu me identificara com a descrição que a professora apresentava de um CID10 (Classificação Internacional de Doenças) específico no ato da descrição. Quando ela passou para outra patologia eu lembrei de uma pessoa que eu conhecia que tinha muita relação com os sintomas descritos... e comecei a rir sozinho... Reparei que os demais colegas também se entreolhavam dando a impressão que também reconheciam ou a si ou a  outras pessoas que lhe vinham a mente. Foi um dia esquisito. Nos dias seguintes a coisa continuava acontecendo: eu reconhecia os sintomas em tudo que era lugar que eu ia... Nas pessoas com quem eu cruzava no meu cotidiano...

Mas não foi a primeira vez que eu percebia isso. Lembrei, então, que nas primeiras aulas de Psicanálise... essa ocorrência já tinha se apresentado! Onde eu ia e com quem eu falasse os "sintomas" descritos por Freud se manifestavam a minha volta! E nas primeiras aulas de TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) também aconteceu! Onde eu ia os eventos descritos na aula se manifestavam em eventos aleatórios do meu dia a dia... e finalmente eu percebi o PADRÃO!


O fenômeno Baader-Meinhof!

Também conhecido como "ilusão de frequência", o fenômeno Baader-Meinhof ocorre quando aprendemos algo específico pela primeira vez e, em seguida, começamos a notá-lo repetidamente em nosso ambiente domestico ou nas nossa relações ou até em nós mesmo! Por exemplo, depois de conhecer uma nova palavra, você pode começar a encontrá-la em todos os lugares. Isso não significa que o mundo mudou; é apenas nossa percepção que se tornou mais consciente dessa informação. É uma tendência cognitiva que nos faz pensar que algo está ocorrendo com mais frequência do que realmente é.

História

O termo foi cunhado por Terry Mullen em 1986, quando ele enviou uma carta à St. Paul Pioneer Press contando uma anedota sobre um artigo de jornal no qual ele descobriu pela primeira vez a organização terrorista alemã Facção do Exército Vermelho, mais conhecida como gangue Baader-Meinhof ( após o sobrenome de seus membros mais importantes), e a partir desse momento começou a ver o termo em vários lugares sem procurá-lo conscientemente. Após a publicação do artigo, Terry Mullen recebeu centenas de cartas nas quais os leitores afirmavam ter tido a mesma experiência.


Explicação

O fenômeno Baader-Meinhof ocorre porque o cérebro humano tem predileção por padrões e quando detecta que um elemento ou informação aparece mais de uma vez, o cérebro utiliza repetições para formar uma sequência possível. Para construir essas sequências, a mente tem a capacidade de ignorar tudo o que não se repete ou que não pode funcionar como elemento de algum padrão, e descartá-lo como informação irrelevante.

Carl Jung já havia falado sobre esse fenômeno antes, embora de forma mais ampla, chamando-o de "sincronicidade", e englobava tanto o aparecimento próximo de dois conceitos quanto todos os tipos de eventos e fatos que ocorrem repentinamente (como uma pessoa começando a fazer algo, como plantar uma árvore, e de repente outros fazem a mesma coisa sem ter qualquer relação com a anterior). Jung explicou isso como manifestações de uma espécie de consciência coletiva através da qual todos os seres humanos estavam conectados de alguma forma.

Inconscientemente tendemos a organizar a gigantesca, caótica e inimaginável quantidade de informações que chegam até nós com base em padrões e categorias que nos ajudam a gerenciá-la e lidar com elas. É por isso que somos tão sensíveis às repetições e tentamos enquadrá-las em algum tipo de ordem ou lógica que, de alguma forma, possa agrupá-las.


Nisso quando nossa atenção é estimulada por uma novidade atraente... resgatamos as informações que ficariam invisíveis aos nossos sentidos de outra forma.


https://es.wikipedia.org/wiki/Fen%C3%B3meno_Baader-Meinhof

Nenhum comentário:

 https://youtube.com/shorts/-On6Inm-Who?si=HtUDZ-XPT1SlMukt