domingo, 4 de agosto de 2013

Monge zen escreve contos para crianças

3/08/2013 - 00h01

Monge zen escreve contos para crianças e prepara primeiro livro infantil no Brasil

PUBLICIDADE
 
HELOISA PRIETO
ESPECIAL PARA A FOLHA
Ouvir o texto
A primeira vez que fui ao templo Busshinji, no bairro da Liberdade, em São Paulo, foi para aprender a fazer meditação. Vida de escritora envolve muitas viagens, palestras, conhecer gente o tempo todo. Mas, na hora de escrever, é preciso ter o hábito de ficar calma e concentrada.
Eu não sabia que, durante o período de meditação zen-budista, os praticantes têm a oportunidade de conversar com um mestre. A entrevista com o monge é chamada de "dokusan", e nela podemos falar sobre a vida e também aprender um pouco.
Na hora da conversa, disse que me sentia cheia de ideias para novos livros ao monge Dosho Saikawa. Foi quando ele me contou que também escreve e desenha histórias para crianças.

Monge zen

 Ver em tamanho maior »
Marlene Bergamo/Folhapress
AnteriorPróxima
Monge Saikawa, no tempo Busshinji, em São Paulo
Em Sojji, o templo central no Japão, ele trabalhava contando histórias para alunos da pré-escola. E no templo dele, em Yamagata, uma cidade de apenas 150 casas, ele fazia treinamento de meditação com alunos de escola primária.
Dosho Saikawa passou muitos anos estudando um tipo de história poética e bem-humorada chamada koan. Quando se lê um koan, nunca se sabe como pode terminar e, geralmente, ela não acaba da maneira como se espera. São histórias de sabedoria para crianças e adultos que divertem e fazem pensar.
Monge Saikawa enviou-me então "A Jornada de Taro", uma história que ele inventou e desenhou. Como sempre acontece quando a gente gosta de uma história, eu lhe pedi que escrevesse mais.
Ilustração Dosho Saikawa
Ilustração do conto "A Jornada de Taro"
Ilustração do conto "A Jornada de Taro"
E como sempre acontece com um bom contador de histórias, ele aceitou o desafio. Tanto que agora está escrevendo um livro para crianças aqui no Brasil.
CONHEÇA O MONGE
Dosho Saikawa Roshi, 64
País: Japão
Monge zen, escreve e ilustra contos para crianças. Atualmente, é abade do templo Busshinji, em São Paulo.
O QUE É ZEN
O zen-budismo é uma prática que busca acabar com a distância entre as pessoas e o universo. "Se não existirem fronteiras entre o ser e as coisas, haverá serenidade", diz o monge.
HELOISA PRIETO é escritora de livros infantojuvenis como "1001 Fantasmas"
+ CANAIS
Postar um comentário