Pular para o conteúdo principal

A Crise da Fé do Diretor Tom Shadyac


A Crise da Fé do Diretor Tom Shadyac
O Diretor de sucessos "O Todo-Poderoso", "Ace Ventura" e outros  se encontra em sua "jornada espiritual", perguntas em seu documentário "Eu sou".

POSTADO EM 11 DE MARÇO DE 2011

Graças às frequentes colaborações de sucesso com Jim Carrey, o diretor Tom Shadyac estava no topo do mundo da comédia. Começando com os dois filmes de "Ace Ventura" e passando por "O mentiroso" e "Bruce O Todo-Poderoso", Shadyac teve um toque de Midas nas bilheterias.
Mas então, em 2007, ele sofreu um duplo golpe quando sua continuação de Bruce , Evan Almighty , se tornou uma das maiores bombas de bilheteria de todos os tempos, e depois ele sofreu um traumatismo craniano grave em um acidente de bicicleta. Os efeitos colaterais incluíam visão turva e enxaquecas severas que nunca pareciam desaparecer. Shadyac - que tinha sido católico por toda a vida - achava que ele ia morrer.
Então, de repente, seus sintomas ameaçadores de vida milagrosamente se curaram, e Shadyac decidiu transformar radicalmente seu estilo de vida. Ele embarcou em uma busca espiritual e filosófica que o levou ao redor do planeta enquanto ele explorava as respostas que as várias religiões do mundo e os filósofos mais famosos tinham a oferecer. Como resultado, ele acabou sentindo que sua riqueza e profissões extravagantes eram uma forma de doença mental em um mundo onde milhões de pessoas dormem com fome todos os dias.
Shadyac decidiu tomar medidas radicais para mudar sua vida e sua mentalidade, e acabou vendendo suas terras e sua casa - assim como seu jato particular - e reduziu-se a morar em uma "casa móvel" em uma comunidade na costa de Malibu. Ele doou a maior parte de sua riqueza, mas também gastou US $ 1 milhão para financiar um documentário altamente pessoal chamado Eu Sou , que colocou sua busca no filme e oferece uma mistura inebriante, mas frequentemente atraente de insights e análises sobre o sentido da vida e se existe uma vida após a morte.

Shadyac sentou-se com RELEVANT recentemente para discutir seus filmes e seus significados.

De todos os grandes pensadores com quem você falou, todos menos um deles não viram Ace Ventura: Pet Detective ? Isso é escandaloso!

Shadyac : Eu concordo. Concordo! O que há de errado com estas pessoas? Eles estão apenas ocupados resolvendo o apartheid, escrevendo A People's History. Chomsky estava em um caminho diferente, cara.Quando ele tinha 12 anos, acho que ele estava escrevendo seu primeiro livro sobre a Guerra Hispano-Americana, enquanto eu assistia a reprises de Brady Bunch e comia Cheetos. Mas é por isso que eles estão fazendo o trabalho que fazem. Fiquei surpreso e maravilhosamente bem com isso.Acho que foi assim que o ego saiu do quarto. Todos nós queremos vir com nosso currículo - escrevi isso, dirigi isso - e eles não tinham ideia do que era tudo isso.Então eu estava lidando com eles sem a muleta.


O que eu achei interessante foi que você começa o filme perguntando o que há de errado com o mundo e o que fazemos sobre isso, e então você vira a mesa e pergunta o que é certo com o mundo e tudo o que há nele. Você era uma pessoa que era meio copo antes do projeto, e o que você se considera agora?

Shadyac : Eu acho que ambas as perspectivas - meio cheias, meio vazias - podem ser valiosas, mas eu só quero saber qual é a verdade. A verdade pode ser uma questão de perspectiva, mas também acho que existe uma verdade, que existem leis para o universo como Gandhi e o Dr. Martin Luther King acreditavam. Eu mudei de esperança para fé.Esperança é a crença de que podemos fazê-lo, e fé é o conhecimento que vamos conseguir. Quando você vê a história subjacente de quem as pessoas realmente são e qual é a natureza da realidade, acho que conta uma história muito positiva.

Para você, tendo passado por uma tragédia para motivá-lo nesse caminho, o que você acha que a sociedade precisará seguir em frente?

Shadyac : É por isso que M. Scott Peck definiu a preguiça como o primeiro pecado no Jardim do Éden. O que você adiar hoje você vai ter que lidar em algum momento. Nós o descartamos por tempo suficiente. Eu tive que lidar com a minha própria quase-morte, que é uma clássica noite escura da experiência da alma. Acho que estamos vendo a morte no mundo ao nosso redor, a morte do mundo natural, e estamos vendo esses problemas que continuamos a poluir e a envenenar.Estamos vendo um fluxo contínuo de guerras, uma lacuna contínua entre os ricos e os pobres, temos uma economia quebrada. Eu acho que as crises estão ao nosso redor. Eu não acho que um indivíduo tem que enfrentar sua própria morte, além de sua morte de perspectiva e a maneira como eles vêem as coisas. Ray Anderson no filme diz que vamos ter um choque após o choque após o choque, e estamos tendo isso agora. Você não podia ver o Egito chegando, mas muitas pessoas acordaram com a ideia de um caminho diferente para o povo egípcio e, de repente, como o Muro de Berlim, ele caiu. Não sabemos quantas pessoas estão mudando seus pontos de vista e, um dia, a ideologia como o Muro de Berlim cairá.


Algumas pessoas resistem a essa conversa. Você já se deparou com inimigos ou pessimistas como tem feito com a imprensa?

Shadyac : Eu não diria que os inimigos, mas as pessoas que não vêem olho no olho.E isso é esperado e bem-vindo. Meu próprio pai, a quem eu amava muito, achava que grande parte da minha visão poderia ser utópica. Meu pai era um advogado e usou sua própria vida como um argumento no tribunal contra sua ideia de que era utópico e que não poderíamos construir um mundo compassivo ou uma estrutura empresarial porque ele fez isso. Meu pai construiu um enorme negócio - esqueça a caridade - que cuida das pessoas primeiro, cura o câncer primeiro, à frente do lucro.


Para esse fim, por que você foi quase exclusivamente a intelectuais de esquerda como Howard Zinn e Noam Chomsky - que alguns acusam de ter uma visão negativa da América e de sua história - e não consultou pensadores conservadores ou libertários, ou pensadores cristãos que poderiam colocar o contexto das citações sobre o amor de uma forma que não era apenas New Age?

Shadyac : Primeiro de tudo, eu não acho que algum conteúdo seja da Nova Era. Eu acho que fala sobre ideologias antigas e idéias antigas. Eu não considero o filme liberal ou conservador, e não fui a pessoas que eram liberais ou conservadoras, mas a pessoas que me influenciaram de alguma forma e ajudaram a mudar minha vida. Eu não sei se você considera Desmond Tutu um liberal ou conservador, ou um clérigo ou não, mas eu fui até ele porque ele andou de uma forma poderosa que me mudou. Eu não fui a Zinn por uma visão esquerda ou uma visão correta, mas porque ele me acordou para um certo tipo de história que eu desconhecia, e isso ajudou a me mudar. Nunca vi ninguém no filme com uma ideologia política e não acho que o filme tenha uma ideologia política. É sobre minha jornada pessoal.

Eu acabei de fazer uma entrevista com Michael Medved, o apresentador de talk show conservador. E nos encontramos de olho em muitos dos princípios do filme.Quando você começa a olhar as coisas politicamente, é aí que você coloca paredes.Quando você olha para as coisas, em princípio, é onde construímos pontes. Michael e eu tivemos uma ótima hora no show - ele me recebeu em sua casa - e nós nos diferenciamos, mas ambos nos edificamos. Eu vejo o ponto de vista diferente a cada dia quando ligo a TV, e não é liberal ou conservador. É uma filosofia que somos todos separados e não somos irmãos e irmãs. Eu acredito que somos. A pesquisa do genoma humano mostra que somos. Somos todos irmãos e irmãs em nosso DNA, e escolho cuidar de meus irmãos e irmãs. Eu acho que é essa utopia, que isso é um pensamento positivo e eu não acho que seja um desejo. Gandhi disse que ele escolhe andar na carne e na medula da vida, e que a mudança não violenta não é um desejo - é mais poderoso e é um modo duradouro de resolver conflitos.Quando você faz algo de maneira não-violenta, as pessoas vão morrer e haverá baixas. Mas você está tomando um ponto de vista diferente que tem um poder. Há muitas causas pelas quais morreria e que a morte terá um poder, mas não estou disposto a matá-lo para dizer que acredito em paz.

Há uma razão para falarmos de Jesus ainda hoje e não é de maneira dogmática. É porque Ele disse: “Não, você não pode me matar. Há algo na carne e na medula da vida, meu espírito, quem eu sou - o EU SOU - que você não pode matar. ”Nós não teríamos essa história se aceitássemos nossa história culturalmente aceita, que alguém está prestes a me matar então vou matá-los primeiro.

Que tipo de prática espiritual você tem agora? E como essa mudança afeta sua carreira agora - você está voltando às comédias, você está procurando por isso e há uma reação de Hollywood por fazer isso?

Shadyac : Na minha experiência, o pessoal de Hollywood tem sido incrivelmente solidário. Minha agência não aguenta um centavo, mas eles estão me dando o uso de sua sala de projeção, sua lista de telefone e lista de clientes, pessoas como Will.I.Am e Peter Gabriel, que viram o filme e foram então incrivelmente generoso em dar suas músicas em um ótimo ritmo quando eu não podia pagar sua música normalmente. Vou simplesmente contar ótimas histórias e voltarei com prazer aos estúdios, e quero fazer histórias que me afetem. Com a forma como vejo filmes, acho que os filmes são formas de conversarmos uns com os outros e aprofundamos a conversa sobre quem somos. Eu acho que o riso é um ato sagrado. Eu faria uma comédia de novo - se você tem uma ideia para o Ace 3 , sou todo ouvidos.

Eu estive por anos fazendo algo [chamado] Lectio Divino. Se eu tivesse uma vida anterior, eu era monge ou poeta, porque leria um poema e meditaria em uma passagem que me emociona. Eu tento comer o que eu chamo de comida de verdade todos os dias, e isso não é acreditar no que a cultura diz que é legal ou sábio, mas sintonizar em seu coração a verdade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E.é um acrônimo (um acrônimo é uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise¹. Aqui está um resumo dos passos: 1. **Aceite** a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. 2. **Contemple** as coisas ao seu redor para se afastar da observação interna. 3. **Aja** com sua ansiedade, mantendo-se ativo e diminuindo o ritmo. 4. **Libere** o ar de seus pulmões, respirando devagar e calmamente. 5. **Mantenha** os passos anteriores, repetindo-os até que a ansiedade diminua. 6. **Examine** seus pensamentos para evitar previsões catastróficas. 7. **Sorria**, reconhecendo que você conseguiu superar o momento desagradável. 8. **Espere** o melhor, lembrando que a ansiedade é uma resposta normal. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáv

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p