Pular para o conteúdo principal

O que é empatia?

O que é empatia? Filósofo especialista Roman Krznaric explica .


ROMAN KRZNARIC é historiador da cultura, filósofo social e membro fundador da School of Life, em Londres. Doutor em sociologia política, é conselheiro de inúmeras organizações, como a Oxfam e a ONU.

Seus livros anteriores O poder da empatia, Carpe diem e Sobre a arte de viver enfocam no poder das ideias para criar mudanças e foram publicados em mais de 25 idiomas. 

Seu último livro é o best-seller internacional The Good Ancestor: How to Think Long Term in a Short-Term World . Ele é pesquisador sênior do Centro para Eudaimonia e Florescimento Humano do Linacre College , Universidade de Oxford e fundador do primeiro Museu da Empatia do mundo . Ele também é pesquisador da Long Now Foundation e membro do Clube de Roma . Ele foi nomeado pelo The Observer como um dos principais filósofos populares da Grã-Bretanha.


Empatia (2014) 

O livro de Krznaric , Empatia: por que é importante e como obtê-la (originalmente intitulado Empatia: um manual para a revolução ), pega o conceito psicológico de empatia há muito estabelecido e revela como ela pode ser uma força de transformação social e política, recorrendo a exemplos que vão desde a ascensão do movimento contra a escravatura e o tráfico de escravos na Grã-Bretanha no final do século XVIII até aos projectos contemporâneos de construção da paz no Médio Oriente.

No livro, Krznaric faz uma distinção entre empatia afetiva (empatia como uma resposta emocional partilhada) e empatia cognitiva (empatia como a capacidade de se colocar no lugar dos outros e compreender a sua visão do mundo), argumentando que esta última tem um papel particularmente importante para desempenhar na mudança social.

Este tema foi explorado em seu vídeo RSA Animate, The Power of Outrospection . [12] O livro inspirou a criação do Empathy Museum por Krznaric , uma organização artística internacional, e da Empathy Library digital . Krznaric é amplamente reconhecido como um dos principais pensadores mundiais sobre empatia. A Caixa Maravilha (2011)





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ACALME-SE

A técnica A.C.A.L.M.E.-S.E.é um acrônimo (um acrônimo é uma palavra formada pela junção das primeiras letras ou das sílabas iniciais de um grupo de palavras) usado como estratégia da Psicoterapia Cognitivo-Comportamental que oferece passos práticos para lidar com a ansiedade durante uma crise¹. Aqui está um resumo dos passos: 1. **Aceite** a sua ansiedade. Aceitar é o primeiro passo para a mudança. 2. **Contemple** as coisas ao seu redor para se afastar da observação interna. 3. **Aja** com sua ansiedade, mantendo-se ativo e diminuindo o ritmo. 4. **Libere** o ar de seus pulmões, respirando devagar e calmamente. 5. **Mantenha** os passos anteriores, repetindo-os até que a ansiedade diminua. 6. **Examine** seus pensamentos para evitar previsões catastróficas. 7. **Sorria**, reconhecendo que você conseguiu superar o momento desagradável. 8. **Espere** o melhor, lembrando que a ansiedade é uma resposta normal. Esses passos ajudam a pessoa a se acalmar e a lidar com as sensações desagradáv

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p