CONVERSAS ANÔNIMAS - Estou com início de Anorexia...

 


Quando uma pessoa chega com um diagnóstico pronto, tipo “Eu tenho isso”, “eu tenho aquilo…” isso acaba por levantar um aviso de que fatalmente esse “Isso” é uma forma de RESISTÊNCIA que serve para “limitar” a “auto exploração” livre de seus próprios sentimentos, pensamentos e experiências durante a sua auto análise.

Entende?

O “diagnóstico” em psicanálise é uma MÁSCARA auto reflexiva que possui uma FUNÇÃO de afastar a pessoa de qualquer mudança...

Pra ajudar a entender: a psicanálise considera a estrutura do inconsciente, que se manifesta como discurso e de maneira não absoluta.

Não é o que é entendido ou dito… É A QUÊ “SERVE”!

Mesmo que um paciente venha com um diagnóstico prévio, o trabalho psicanalítico envolverá a exploração contínua de suas experiências e do seu discurso e entender A QUE ESSE DIAGNÓSTICO SERVE na estrutura dessa pessoa!

Você diz: “Estou com início de Anorexi”!

Entendo que sua mente e organização te deram essa ideia para aliviar/desviar a TUA atenção do problema que REALMENTE seria RELEVANTE E IMPORTANTE, te poupando do sofrimento que sua mente acredita ser MUITO MAIS DOLOROSA.

O que se manifesta é uma máscara para afastar a cabeça do que realmente lhe atormenta.


Nenhum comentário:

 https://youtube.com/shorts/-On6Inm-Who?si=HtUDZ-XPT1SlMukt