Pular para o conteúdo principal

PSICOTERAPIAS SILENCIOSAS DO JAPÃO: TERAPIAS MORITA E NAIKAN


800px_Flag_of_Japan.svgPSICOTERAPIAS SILENCIOSAS DO JAPÃO: TERAPIAS MORITA E NAIKAN

TERAPIA MORITA
Por volta da década de 30, o Dr. Shoma Morita desenvolveu uma forma de psicoterapia que envolvia etapas de tratamentos, tendo em foco o momento presente, evitando a intelectualização de conceitos, aceitação dos fatos como eles são, edificar o paciente para que ele possa agir, dogmas são substituídos pela flexibilidade em recorrer a coragem e a capacitação, decisões são fundamentadas no propósito em vez de influenciadas pelo fluxo dos sentimentos, e o caráter é desenvolvido através da atenção plena. A união aqui ocorre entre a Psiquiatria e o Zen Budismo. O tratamento inclui quatro etapas, sendo a primeira isolamento e repouso.
No Japão, EUA e Alemanha essa técnica tem sido amplamente aceita! No Brasil há ainda pouco espaços sobre essa técnica!
Para saber mais:
PROGRAMAÇÃO
História e desenvolvimento da Terapia Morita
História do Dr. Morita. Estudos em Psiquiatria. Influência do Zen Budismo. Início da Técnica. Aplicações Hospitalares.
Fundamentos da terapia por Meditação e Introdução ao Zen Budismo
Introdução ao Zen Budismo. Definição de Zazen. Estudos realizados no Japão e em outros países sobre os efeitos da terapia centrada no conceito do zazen.
Fundamentos da Terapia Morita
Fundamentação teórica baseada em psicoterapia cognitiva comportamental e na psicologia existencial. Aplicações prática do Zen Budismo.
Estudos sobre Shinkeishitsu
Estudos e definição do Dr. Morita sobre a Neurose.
Estudos sobre Taijin Kyofusho
Estudos e definição do Dr. Morita sobre a Fobia e o circulo vicioso de autoexame e cesura.
Estudos sobre Hikikomori
Estudos japoneses sobre a Fobia Social grave.
As Quatro Etapas Básicas do Tratamento
Isolamento e repouso. Terapia Ocupacional. Atividades de socialização breves. Ressocialização.
Adaptação ocidental: Constructive Living
Terapia ocidental amplamente usada nos EUA e Alemanha baseada nos conceitos da Terapia Naikan e Morita, adaptadas a situação ocidental.
ShyomaMorita.gif
TERAPIA NAIKAN
O Método Naikan foi desenvolvido pelo Sr. Ishin Yoshimoto, contemporâneo do Dr. Morita. Plenamente envolvido com o Zen Budismo, praticou durante anos e por diversas vezes, uma forma budista de meditação austera conhecida como Mishirabe, e percebeu que ao praticar tal forma de silêncio sentia-se melhor de seus conflitos, sendo que podia fazer de forma completa, um “exame de si”. Sua forma de terapia, como a Terapia Morita, é realizada a maior em silêncio e a pessoa é incentivada a refletir sobre três perguntas, que são os fundamentos básicos da Terapia Naikan:
O que ela fez para mim?
O que fiz como retribuição?
Que problemas ou dificuldades causei a essa pessoa?
A resposta a essas questões, juntamente com a aplicação do método, em etapas, conduzem o paciente a maior reflexão de sua condição e de Si-mesmo.
Para conhecer mais acesse:
Programação  
História e desenvolvimento da Terapia Naikan
Desenvolvimento do conceito de terapia por parte do Sr. Yoshimoto e sua prática clínica.
História do monge Zen Budista Guifeng Zongmi
Histórico da primeira forma de meditação utilizada como meio apenas de alcançar bem estar mental e físico através do monge chinês Zen Budista Guifeng Zongmi.
Fundamentos da Terapia Naikan
As três perguntas básicas. Suas conceitualizações. Os problemas familiares. O problema com a mãe. O autoconhecimento. Atenção Plena.
A Neurose na Terapia Naikan
Aplicação prática.
Etapas da Terapia Naikan
Formas de aplicação da técnica. Conceitos iniciais e desenvolvimentos no mundo ocidental.
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Duração mínima: 8 meses
Duração máxima: 16 meses
Carga Horária: 180 horas
Investimentos: matrícula no valor de R$130,00 e mensalidades no valor de R$220,00 em cheques
Público alvo: graduados em qualquer área do saber, ou graduandos em fase de conclusão de curso
SISTEMA DE ENSINO
ishin
O aluno receberá material para estudo através de email ou pelo site do curso escolhido. Assistirá os videos gravados e participará de encontros via vídeo-conferência. Responderá às Questões Para Entendimento. No final do curso deverá comparecer ao polo de estudo para realizar uma prova presencial e outras atividades preparadas para a ocasião.
Após o conceito mínimo (7) de participação on-line e em prova, você receberá seu certificado de pós-graduação lato sensu.
DOCUMENTAÇÃO
Cópias autenticadas: diploma de graduação e histórico do curso, rg e cpf
Cópias normais: reservista, título eleitoral, comprovante de endereço
INSCRIÇÃO:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São