Pular para o conteúdo principal

Bossa Zen Entrevista: Adriana Retamal-Myoden

Bossa Zen Entrevista: Adriana Retamal-Myoden:

"O retiro de rua é uma iniciativa do Zen Peacemakers, uma organização internacional que acredita que o budismo pode ter um engajamento social, principalmente na promoção da paz. Fundada pelo mestre zen Bernie Glassman, em 1996, o Zen Peacemakers já promoveu mais de 35 retiros de rua em diversos lugares, como Auschwitz, na Polônia (onde 1,5 milhão de judeus morreram na Segunda Guerra); e em Ruanda, na África, (onde ocorreu o genocídio de 800 mil pessoas, em 1994). O retiro de rua na capital paulista foi o primeiro da América Latina, 2011.
São Paulo tem cerca de 20 mil moradores de rua. Ao fim do retiro, Genro reconheceu o Jorge Mello (Koho) como um novo líder de retiros de ruas. Como símbolo dessa transmissão, deu a ele o sino tibetano que nos acompanhou nas sessões de meditação."  Jhony Arai para Revista Vida Simples"

Continue a leitura aqui: Bossa Zen





Adriana Myoden costurando seu Rakusu.



Adriana Retamal é Designer formada pela Universidade Federal de Uberberlândia cidade onde vive, trabalha e coordena um grupo de pratica zen budista sob orientação de monja Coen e Via Zen. Adrina também Myoden, é aluna ordenada discípula leiga de Coen Roshi em 2012.


Nos conhecemos em 2010 no Twitter. Ela achou graça quando escrevi que "Os fantasmas famintos também gostam de bolacha cream-cracker." Então passou a seguir-me. Eis uma discípula que gosta de cream cracker. Coen Sensei, esconda as bolachas :-)


Myoden participou da edição 2012 do Retiro de Rua, em São Paulo e nos conta como foi participar dessa modalidade de retiro.




BZ: Como foi a experiência de morar na rua?




Myoden: Experiência maravilhosa! Reveladora!




BZ: Foi Cansativo?




Myoden: Sim, mas, apenas pelo fato que é preciso andar muito para se conseguir comida, mas essa prática me ajudou também a dar valor em cada pedaço de pão, e a cada gole de água, a cada partícula de alimento.




BZ: Quantos dias durou o retiro de rua?




Myoden: O retiro começou quinta, dia 06 de setembro de 2012 às 15hs00 e terminou no domingo dia 09 de setembro 2012 às 13hs00.






BZ: Quantas pessoas participaram do grupo e quantos lideres havia nele?


Myoden: Foram 23 pessoas no total, sendo 02 líderes do Zen Peacemakers: o Genro Roshi (Coordena retiros de rua há mais de 15 anos) e o Monge Koho (Via Zen Zurique - que já coordena retiros de ruas em Zurique e irá coordenar no Brasil também.)




BZ: Praticar num grupo não é a mesma coisa que viver na rua como aqueles que lá vivem “por” ou “sem” opção, é? 


Myoden: Um dos preceitos no Budismo é não mentir, como tal, falávamos a verdade e sempre explicávamos o que estávamos fazendo, para qualquer pessoa que nos perguntava, seja morador de rua, trabalhadores, passantes, polícia...



BZ: Como os moradores de rua “de fato” reagiram à presença do grupo?




Myoden- Para alguns era difícil entender porque estávamos fazendo "isso", como somos seres humanos passíveis de compreensão e incompreensão. Alguns nos chamaram de "playboy de papelão", outros nos chamaram de "fracassados", outros de “irmãos” e tinha uma mulher - que parecia ser uma “prostituta”, que nos chamava de "crianças", ela sempre falava assim: "Boa noite minhas crianças" (quando estávamos indo dormir) e "Bom dia minhas crianças" (quando estávamos indo para o banheiro do Metrô Sé.)





BZ: O que essa pratica pode fazer para ajudar a quem vive na rua e não é um praticante zen budista?


Myoden: Cuidar da nossa casa interior contribui para cuidar da casa exterior, dentro e fora, luz e sombra. Éramos um grupo e formamos um só corpo-mente. Cuidávamos uns dos outros, fomos carinhosos com todos, limpávamos todos os lugares onde nos deram comida, arrumávamos "nossa cama", creio que esses exemplos, independem de religião, são práticas e atitudes do bem, o que acaba gerando um respeito carinhoso, sem obrigações.




BZ: Onde vocês dormiam?


Myoden: Dormimos no Pátio do Colégio, onde a cidade de São Paulo nasceu, é o centrão de Sampa (pertíssimo da Praça da Sé), uma região considerada perigosíssima, maravilhosa ao mesmo tempo - era "nossa casa" e arquitetonicamente falando.




BZ: Conseguiu dormir?


Myoden: Dormia super bem, mais ou menos até as 04h00 (não sei direito, pois não levei relógio para ficar bem "fora da ordem" do dia-a-dia). De manhã fazia frio por causa do orvalho da madrugada, colocava a capa de chuva e um papelão por cima e continuava o sono até as 05h30-06h00.




BZ: Como vocês obtinham comida? Tinham algum dinheiro ou precisavam pedir na rua?




Myoden: Uma das regras é não levar dinheiro algum, vivemos somente do que era doado, e só podíamos comer quando havia comida para todos, mendigamos por comida, comemos em ONGs que ajudam os moradores de rua, água pegávamos nos bebedouros da Caixa Cultural - que por sorte nos deixou também usar os banheiros, mas vi muitos moradores de rua usando os banheiros da Caixa Cultural, assim como os banheiros das ONG´s. Eles só não deixam entrar quem está completamente fora de si - muito alcoolizado ou muito drogado.




BZ: Tinham um lugar para tomar banho ou ficaram os dias do retiro sem banho?




Myoden: Em uma das ONGs que fomos, ganhamos escova de dente e pasta dental. Podia tomar banho também, mas, as toalhas tinham acabado - não podemos levar toalha no retiro - Então acabou que ficamos todos sem tomar banho. No final já tínhamos um cheiro característico, mas, sinceramente, não muito forte.




BZ: Cada um tinha funções no grupo ou só os lideres?




Myoden: Os líderes não tinham um comportamento autoritário, de maneira alguma. Quando explicávamos para algumas pessoas o que estávamos fazendo, algumas pessoas nos doavam dinheiro. Como tínhamos um pequeníssimo fluxo de caixa, fiquei responsável pela administração. Para ficar mais claro, por exemplo, um dia de manhã não tinha ONGs para ir comer, daí decidimos mendigar por comida no comércio local, ganhamos apenas pães, faltava algo para beber. Mendigamos por café e ganhamos uma garrafinha - que era insuficiente para todos os 23 praticantes - daí pegamos o dinheiro e compramos mais duas garrafinhas de água de café, deu até para dividir com outros moradores de rua.




BZ: Houve pratica formal tipo: zazen, recitações,cantos,sino tocando...?





Myoden: Sim, todos os dias fazíamos Zazen, recitações de Sutras, Portal do Doce Néctar, Daranis, os Preceitos do Zen Peacemakers. Genro Roshi sempre leva consigo um sino, para o início das atividades.






Myoden e seu grupo na Pç. Buenos Aires. Foto de Rogerio Cunha.




BZ: As pessoas paravam para olhar ou fazer perguntas?




Myoden: Sim, como éramos um grupo grande, de certa forma, chamávamos a atenção. Faziam perguntas e achavam a prática interessante.




BZ:Fizeram algum comentário que você achou engraçado?




Myoden: Fora os títulos que ganhamos dos próprios moradores de rua, houve um dia em que um morador de rua-de um grupo de quatro pessoas - eles vivem em "famílias" para se protegerem, falou para ouvirmos: "Isso aí não adianta de nada, amanhã vocês já estarão em casa, na cama de vocês, macia,quentinha."
Daí uma pessoa do nosso grupo foi conversar com eles. Especificamente com este que falou diretamente para a gente, e perguntou a ele: “Quantos playboys você conhece que se dispõem a fazer esse tipo de prática? De compartilhar com vocês o dormir no papelão? O viver o dia-a-dia assim?” Foi uma conversa baseada na paz, na prática. Então, esse grupo de moradores de rua, mais tarde, voltou com um monte de comida, de presente (café com leite, pães com manteiga, marmitex, paçocas). Conversamos todos juntos e juntos chegamos a conclusão que de qualquer maneira somos irmãos. Foi lindo e preenchido de falar do coração e ouvir com o coração. Esse dia fiquei emocionada com a família que "ganhamos". Essa e outras histórias muito interessantes aconteceram.




BZ: Alguém do grupo desistiu no decorrer dos dias?




Myoden: Não.




BZ: Porque pagar para passar fome, dormir na rua e ficar sem tomar banho?




Myoden: O retiro é pago porque precisamos custear as passagens, alimentação e transporte dos integrantes do Zen Peacemaker: Genro Roshi, Monge Koho. que vem ao Brasil.. Porque para nós (Budistas, Zen Budistas) também é uma prática de mendigar, de pedir e de permitir que outras pessoas contribuam para esse tipo de prática de paz.




BZ: Por que pediu ajuda financeira para fazer o retiro.




Myoden: Pedi ajuda porque era parte da nossa tarefa. Não podíamos pagar o retiro e as despesas dos professores com recursos próprios. Tínhamos que mendigar pelo menos R$ 400,00 em dinheiro. O que sobrasse seria doado. Isso foi parte da nossa preparação antes do retiro para aprender essa praticaque Xaquiamuni Buda nos deixou como aprendizado de humildade e de ajudar aos outros a ajudar.







BZ: O que aprendeu com essa experiência que poderá usar no seu dia-a-dia?




Myoden: A simplicidade como caminho: Posso ser feliz com um copo de água, um prato de arroz e feijão, um copinho de chá, simplesmente lavando a mão, indo a qualquer banheiro, ouvindo o outro sem julgamento, olhando nos olhos, apenas caminharmos juntos, deitar no papelão e olhar as estrelas...Realmente é necessário muito pouco para se estar em harmonia. Necessário não é muito feliz nem triste.




BZ: Explique a técnica do “Conselho” usada no Zen Peacemakers, que é quem promove os retiros de rua.




Myoden: É uma técnica maravilhosa. Neste retiro, foram feitas duas rodas, uma de 12 pessoas e outra de 11 pessoas. Fazíamos um altar no meio, com uma vela acesa. O líder do conselho onde fiquei era Genro Roshi. Sempre antes de começar um Conselho, ele explicava as regras gerais: Após segurar o objeto de fala (talk piece) faz-se a apresentação. Quem for falar antes diz seu nome e começa a falar. Devemos falar apenas de nós mesmos e não dos outros ou emitir opiniões do tipo “Eu acho isso...” Falar com o coração, ouvir com o coração,absolutamente confidencial, nunca atravessar a chama, não se concorda ou se discorda de alguém - que é o ouvir com o coração. Dessas regras básicas podem surgir outras, mas essas são os pilares do Council (Conselho). É uma técnica milenar que os índios usavam nas tribos americanas.
Já havia tido essa experiência quando fiz um retiro em 2010 no Via Zen com Paco Sensei, outro Zen Peacemaker.






BZ: Quando será o próximo retiro de rua e como participar?
Ainda não sei mas quem coordena os retiros nos Brasil é o Zendo Brasil da Monja Coen. Basta estar atento ao site ou ao grupo no facebook: "Retiro de Rua São Paulo".



Mais sobre o retiro: Matéria na Folha


Postado por Jeane Dal Bo






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o