Pular para o conteúdo principal

“Precisamos ser budistas do século 21″

Dalai Lama: “Precisamos ser budistas do século 21″

Postado no Blog bodisatva.com.br
O líder espiritual tibetano, o Dalai Lama, 77 anos, encorajou seus seguidores a serem budistas do século 21, e disse que prefere construir centros de aprendizagem do que monastérios e templos. O laureado com o Prêmio Nobel da Paz ressaltou que a prática budista consiste em usar nossa inteligência ao máximo e transformar nossas emoções. Disse também que o Budismo está crescendo na medida em que mais e mais cientistas estão focando no manejo das emoções pela mente.
“O espírito tibetano vem do Budismo, uma tradição de mais de 2500 anos, pela qual o interesse está crescendo. O comunismo chinês baseia-se em idéias que surgiram há apenas 200 anos e cuja influência está em declínio”, disse o Dalai Lama, interagindo com um grupo de cerca de 102 vietnamitas em sua sede no exílio em McLeodganj, na quarta-feira.
O Dalai Lama disse que o budismo não se refere a uma alma, mas reconhece a existência de um eu que é designado com base na continuidade da mente.
Mais e mais cientistas estão mostrando interesse pela mente, no manejo das emoções. Por meio dessa conexão, o interesse pelo que o budismo tem a dizer está crescendo. O Budismo descreve os diferentes níveis da mente, a consciência sensorial que depende do cérebro, mas também um nível mais sutil de consciência mental “, explicou.
O líder espiritual acrescentou que a investigação científica deste fenômeno já começou.
“Precisamos ser budistas do século 21. A prática budista consiste em usar nossa inteligência ao máximo para transformar as nossas emoções. Para isso, o conhecimento é muito importante. Os estudiosos ocidentais muitas vezes sugerem que o budismo não é propriamente uma religião, mas sim uma ciência da mente. A noção de vacuidade de existência intrínseca também é importante. Ao investigar a realidade, não conseguimos encontrar algo independente e intrinsecamente existente. A ignorância, nossa compreensão equívocada sobre a realidade, é a base de nossas emoções destrutivas. O contra-ponto é a razão, tomando uma abordagem científica para corrigir a nossa visão “, disse o Dalai Lama.
Quando questionado sobre as tensões atuais entre Vietnã e China com relação às ilhas Paracel e Spratly, o Dalai Lama respondeu que a raiva não iria ajudar, a raiva não afetaria a mente chinesa. Seria muito melhor tentar influenciá-los de forma amigável “o que não quer dizer que isso não possa ser feito com uma postura de resistência”. Ele reconheceu que, em 1979, quando a China procurou dar uma lição ao Vietnã, foi confrontada por um resistente e aguerrido exército vietnamita.
“Eu não sou especialmente a favor da construção de monastérios ou templos; ao invés disso, prefiro ver um centro acadêmico de aprendizagem, e algum local que pudesse ser um centro para o estudo da filosofia budista, taoísmo e ética secular. Recentemente disse às pessoas em Ladakh que deveriam procurar fazer de seus monastérios centros de aprendizagem “, disse ele.
Matéria do jornal Times of India do dia 28 de setembro de 2012.
Tradução: Jeanne Pilli.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o