quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Verdadeiros Bodhisattvas...

Julgar os outros



Nunca se sabe onde pode haver um bodisatva.

É dito que muitos bodisatvas, usando métodos habilidosos, são encontrados até mesmo entre abatedores de animais ou prostitutas.

É difícil dizer se alguém tem bodhicitta* ou não.


Buda disse:

Além de mim e daqueles como eu, ninguém pode julgar outra pessoa.

Então, qualquer um que desperte bodhicitta em você, seja uma deidade, um mestre, um companheiro espiritual ou qualquer outra pessoa, considere-o simplesmente como um verdadeiro buda.

Patrul Rinpoche (Tibete, 1808-1887) “As Palavras do Meu Professor Perfeito”, 2ª parte | cap. 3.




Hoje estive com minha família na "formatura" do ensino infantil da escola Kinder, de Porto Alegre. A Kinder é uma Entidade Filantrópica pioneira e única no Brasil com educação para deficientes múltiplos, com comprometimento grave, moderado e leve. Atua na Habilitação e Reabilitação, utilizando como referencial a Metodologia Fischinger, que possui o objetivo de promover atendimento interdisciplinar, beneficiando mais de 350 bebês, crianças e adolescentes. A entidade também é referencial na sua área de atuação pela qualidade, humanismo e confiabilidade, tendo seu comportamento e política baseados em princípios como: ética, honestidade e respeito em todas relações. Da mesma forma, prima pelo apoio e orientação às famílias das pessoas com deficiências múltiplas, pela atitude de prevenção e resolução de problemas com agilidade e competência, bem como pelo constante desenvolvimento do conhecimento técnico e científico.

Lá, vi, novamente, como se dá o caminho de um Bodhisattva.

A palavra voluntário vem do latim e está ligado a idéia de vontade, desejo, estar de boa vontade, seguindo impulsos internos que geram intenções de atuação.

Ja Bodisatva é um termo do budismo que significa duas coisas diferentes:

º Num sentido específico, refere-se aos seres de sabedoria elevada, que seguem uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres sencientes.

º Noutro sentido o significado para bodisatva refere-se a todas as forças de pureza dentro da mente.



Na tradição Mahayana e Vajrayāna, há todo um panteão de bodisatvas, personificações das forças dentro de nossas mentes. Nem sempre eles são entidades de fácil identificação. 
 
 Em expressão significa, em tradução literal do sânscrito, "ser (sattva) de sabedoria (bodhi)", e esta sabedoria muitas vezes se apresentam de forma pouco CONFORTÁVEL...


Os Bodhisattvas da Kinder são AS CRIANÇAS.
 
 
 
 
* Bodhicitta[1] (Ch: 菩提心, pudixin, Jp. bodaishin, Tibetano: jang chub sem, Mongol: бодь сэтгэл) é o desejo de obter a iluminação (Budeidad) para servir de benefício a todos os seres sintientes que estão atrapados na existência cíclica do samsara e não têm atingido a budeidad. Aquele que obtém a Bodhicitta como motivação principal em todas suas actividades e factos se chama Bodhisattva.
 
 
Postar um comentário