Pular para o conteúdo principal

Verdadeiros Bodhisattvas...

Julgar os outros



Nunca se sabe onde pode haver um bodisatva.

É dito que muitos bodisatvas, usando métodos habilidosos, são encontrados até mesmo entre abatedores de animais ou prostitutas.

É difícil dizer se alguém tem bodhicitta* ou não.


Buda disse:

Além de mim e daqueles como eu, ninguém pode julgar outra pessoa.

Então, qualquer um que desperte bodhicitta em você, seja uma deidade, um mestre, um companheiro espiritual ou qualquer outra pessoa, considere-o simplesmente como um verdadeiro buda.

Patrul Rinpoche (Tibete, 1808-1887) “As Palavras do Meu Professor Perfeito”, 2ª parte | cap. 3.




Hoje estive com minha família na "formatura" do ensino infantil da escola Kinder, de Porto Alegre. A Kinder é uma Entidade Filantrópica pioneira e única no Brasil com educação para deficientes múltiplos, com comprometimento grave, moderado e leve. Atua na Habilitação e Reabilitação, utilizando como referencial a Metodologia Fischinger, que possui o objetivo de promover atendimento interdisciplinar, beneficiando mais de 350 bebês, crianças e adolescentes. A entidade também é referencial na sua área de atuação pela qualidade, humanismo e confiabilidade, tendo seu comportamento e política baseados em princípios como: ética, honestidade e respeito em todas relações. Da mesma forma, prima pelo apoio e orientação às famílias das pessoas com deficiências múltiplas, pela atitude de prevenção e resolução de problemas com agilidade e competência, bem como pelo constante desenvolvimento do conhecimento técnico e científico.

Lá, vi, novamente, como se dá o caminho de um Bodhisattva.

A palavra voluntário vem do latim e está ligado a idéia de vontade, desejo, estar de boa vontade, seguindo impulsos internos que geram intenções de atuação.

Ja Bodisatva é um termo do budismo que significa duas coisas diferentes:

º Num sentido específico, refere-se aos seres de sabedoria elevada, que seguem uma prática espiritual que visa remover obstáculos e beneficiar todos os demais seres sencientes.

º Noutro sentido o significado para bodisatva refere-se a todas as forças de pureza dentro da mente.



Na tradição Mahayana e Vajrayāna, há todo um panteão de bodisatvas, personificações das forças dentro de nossas mentes. Nem sempre eles são entidades de fácil identificação. 
 
 Em expressão significa, em tradução literal do sânscrito, "ser (sattva) de sabedoria (bodhi)", e esta sabedoria muitas vezes se apresentam de forma pouco CONFORTÁVEL...


Os Bodhisattvas da Kinder são AS CRIANÇAS.
 
 
 
 
* Bodhicitta[1] (Ch: 菩提心, pudixin, Jp. bodaishin, Tibetano: jang chub sem, Mongol: бодь сэтгэл) é o desejo de obter a iluminação (Budeidad) para servir de benefício a todos os seres sintientes que estão atrapados na existência cíclica do samsara e não têm atingido a budeidad. Aquele que obtém a Bodhicitta como motivação principal em todas suas actividades e factos se chama Bodhisattva.
 
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São