quinta-feira, 12 de julho de 2012

Bossa Zen: Como praticar meditação?

Publicado no "Bossa Zen"

Como fazer sua pratica no dia a dia.

Crie um espaço que será usado somente para sua pratica e nada mais. Se você quiser fazer um pequeno altar nesse espaço ~ uma pequena mesa ou uma estante servem ~ para colocar uma vela, um pote com água, incenso.

Reserve um tempo para praticar nesse espaço e faça nas primeiras horas da manhã, antes de qualquer ritual que possa servir de desculpa para protelar a pratica.

A frequência com que você medita é mais importante que o tempo que consegue ficar meditando. Pode ser que em dez minutos você consiga uma qualidade de meditação melhor que em uma hora. Não se prenda ao tempo certo, mas simplesmente continue tentando até que sua mente sente-se em meditação e você nem perceba quanto tempo passou desde o início.

Não espere que tudo esteja bem ou que você esteja mal para se dedicar a essa pratica. Você não precisa ser um yogi especialista em meditação para fazer duas ou três poses pela manhã. Você não precisa ter a melhor almofada de meditação ou incenso para meditar. Não se prenda a desculpas e tente fazer o melhor que puder com o que você tem agora. Concentre-se na pratica em si e não nos acessórios.

Se você não puder praticar todos os dias não se preocupe. A maior razão das pessoas desistirem é porque são muito severas e tem muita expectativa sobre os resultados da pratica. Apenas siga em frente atento para não deixar a pratica muito desleixada nem muito dura. Seja gentil consigo mesmo e tudo virá ao seu tempo.

Por fim, encontre um amigo para praticar- alguém que esteja disposto a fazer o mesmo tipo de compromisso. Vocês podem se encontrar uma vez por semana e compartilhar o que estão fazendo e como estão se sentindo. Seja honesto sobre o que sente mas não desestimule ou ponha obstáculos. Não diga que é fácil ou difícil. Apenas que é importante tentar e não desistir no primeira dificuldade.

Postado por Jeane Dal Bo

'via Blog this'
Postar um comentário