terça-feira, 10 de julho de 2012

Não espere que alguém faça por vc.Começe um grupo Budista vc. mesmo.

Publicado no Blog da praticante de Zen Budismo na Escola Zen Kwan Um (Zen Coreano), o  Bossa Zen E achei MUITO pertinente:

"É comum receber pedidos de pessoas perguntando se há algum grupo, centro zen ou mosteiro que eu possa indicar ou praticantes da Escola Zen Kwan Um no Brasil. Com muita boa vontade sempre respondo aos pedidos. Mas desde que iniciei nessa prática ninguém me pediu como poderia, ou o que fazer para iniciar um grupo. Eu pessoalmente não me sinto encorajada em iniciar  um grupo pois minha natureza é mais próxima a de um eremita que de estar num grupo, mas sempre que posso encorajo quem tenha energia, entusiasmo e queira buscar as condições para favorecer a si e aos demais que vierem praticar juntos. Eu não sou contra a pratica em grupo, de forma alguma, apenas me reservo o direito de decidir que minha pratica será solitária, ainda que eventualmente eu me encontre com Sanghas já estabelecidas ou participe de retiros." 
Talvez num mundo cada vez mais tão virtual tenhamos que nos acostumar a praticar sozinhos e ir para retiros sempre que possível. Todos que me escrevem esperam encontrar um sangha já estabelecido para dele desfrutar, mas o sangha que queremos cabe a nós mesmos construir, se o queremos mesmo e com honestidade, com a pureza e a tranquilidade da nossa prática, ele pode ser feito por cada um que vir na pratica budista um caminho para si. Comece seu grupo, chame seus amigos e depois busque um professor ou professora do Dharma. Seja qual for a Escola Budista escolhida vocês descobrirão juntos afinidades e crescerão em direção ao despertar. Não há caminho fácil e nem atalhos. Há que se trabalhar muito e ter muita paciência para ter uma comunidade forte e unida.

Postado por Jeane Dal Bo



'via Blog this'
Postar um comentário