segunda-feira, 8 de abril de 2013

Dia 8 de Abril é comemorado o nascimento do Buda Shakyamuni.




A palavra Buda é costumeiramente traduzida como: Sábio, Desperto, Acordado ou, mais comumente ainda, Iluminado.

Buda pode ser entendido como um ser que por esforço próprio e pessoal atingiu um grau muito elevado de consciência, uma perfeição plena das condições de vida.

            Assim sendo, a palavra Buda mostra uma condição, um nível de consciência ou seja, não é um nome próprio, mas um "título".

O Buda mais conhecido é sem dúvida alguma, a pessoa em torno da qual se fundou o Budismo, Siddharta Gautama 
 (em sânscrito सिद्धार्थ गौतम, transl. Siddhārtha Gautama, em páli Siddhāttha Gotama), que apesar de sua biografia apresentar algumas características mitológicas, reforçando seu caráter divino, sem dúvida alguma o mesmo também é um personagem histórico.

            A produção literária sobre o Budismo é muito vasta, onde a língua utilizada nas obras ou Sutras, pode ser o páli, o chinês, o japonês, o sânscrito ou ainda o tibetano.

Dia 8 de Abril é comemorado pelas escolas budistas japonesas como nascimento do príncipe indiano, o Buda Shakyamuni, no Hanamatsuri Festa das Flores. Neste dia banha-se o Buda-criança com chá doce, representando o néctar que teria caído dos céus em meio as flores que brotaram dos seus primeiros passos. Aos budistas e amigos simpatizantes, uma feliz celebração, diria mesmo um feliz natal! Que seus ensinamentos iluminem os seres da ignorância e beneficie a todos nós com paz, justiça e respeito, de forma não sectária religiosa.


Postar um comentário