Pular para o conteúdo principal

Palestra gratuita online: entenda como utilizar a sabedoria corporal

Postado originalmente no http://zafu.blog.br/

Palestra gratuita online: entenda como utilizar a sabedoria corporal

Livro – Focalização: uma Via de Acesso a Sabedoria Corporal

Sinopse: Como toda nova e poderosa idéia, a Focalização não pode ser prontamente descrita em velhos termos. Ela nos move a um território desconhecido… É, ao mesmo tempo, um método e uma filosofia. Trata da sabedoria corporal, dos passos do método de focalização e de como descobrir a riqueza nos outros ao aprender a ouví-los, vislumbrando o potencial de um novo tipo de relacionamento e um novo tipo de sociedade…. Marilyn Ferguson Neste livro o leitor encontrará a abordagem desenvolvida por Eugene T. Gendlin, sobre a Focalização, o primeiro desdobramento metodológico da Filosofia do Implícito.
O objetivo desta obra é ensiná-lo a entrar em contato com um processo básico que flui em cada um de nós- a experienciação. Como organismos vivos que somos, estamos em uma interação com o mundo muito maior do que aquela que nossa consciência é capaz de registrar. Essa interação é primordial. A Focalização propõe uma maneira de articular nossas sensações com a nossa parte mais subjetiva, aquela anterior à lógica e que sabe, como todo organismo vivo, o que é melhor para si. Da relação entre essas partes, novas perspectivas se abrem. 
Eugene T. Gendlin, Ph.D
Eugene T. Gendlin, Ph.D. pela Universidade de Chicago, foi homenageado três vezes pela Associação Americana de Psicologia por ter desenvolvido a Psicoterapia Experimental. Recebeu o primeiro dos prêmios Psicológo notável do Ano do Departamento Clínico e um prêmio do departamento de Psicologia Filosófica. Ele e o Focusing Institute receberam prêmio do Departamento de Ciências Humanas em 2000. Gendlinfoi fundador e editor do jornal Psychoterapy: Theory, ResearchandPractice. Seu livro Focalização vendeu mais de 400 mil exemplares e foi traduzidopara doze línguas. Entre outras de suasobrasestão: Let your body interpret your dreams, focusing-oriented psychoterapy, Experiencing and the creation of meaning, Language beyound post-modernism: saying and thinking in Gendlin’s philosophy (organizadopor David Levin).
Gendlin publicou inúmeros artigos e é conhecido em todo o mundo como um dos maiores filósofos e psicólogos americanos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

Departamentos de psicologia no futebol!

Escrito por Danilo Lavieri, Colunista do UOL, dia 10/03/2022 Desde a final da Copa Libertadores da América, em novembro do ano passado, Andreas Pereira tem sido alvo de críticas da torcida do Flamengo. Essa perseguição por parte dos rubro-negros parece afetar diretamente o desempenho do meio-campista e, mais do que isso, deixa em evidência a discussão sobre saúde mental no esporte, cada vez mais comum. Ano passado, na decisão contra o Palmeiras, o atleta falhou no lance que resultou no gol do título do adversário. Contra o Vasco da Gama, no último jogo da equipe carioca, voltou a errar e os torcedores não pouparam os xingamentos das arquibancadas no estádio Nilton Santos. Apesar da vitória diante do arquirrival, por 2-1, no último domingo (6), Andreas não foi poupado das vaias quando foi substituído e ao final da partida, por isso teve de sair de campo abraçado pelo técnico Paulo Sousa. Desde o início da temporada, o meia tem oscilado nas atuações e hoje não é visto com unanimidade p