domingo, 26 de agosto de 2012

Adeus ao Neil Alden Armstrong




O astronauta Neil Armstrong, o primeiro homem a pisar na lua, morreu neste sábado (25/08/20012) aos 82 anos, segundo informações da imprensa norte-americana.
No começo do mês, Armstrong passou por uma cirurgia no coração para desobstruir uma artéria coronária.
Ele caminhou na lua por cerca de três horas com o também astronauta Edwin Aldrin.
Via rádio, ele deu a notícia de que estava em solo lunar, experiência que considerou “um grande salto para a humanidade.”
Coração
Armstrong descobriu durante exames em um hospital que quatro artérias coronárias estavam entupidas e teve que passar por uma cirurgia de emergência no início de agosto. O ex-astronauta vivia em Cincinnati, onde fica o hospital no qual fez os exames e foi operado.
À TV NBC, Gene Cerman (que esteve na Lua na Apollo 17) relatava uma conversa que teve à época com Carol Armstrong (mulher de Neil) e ela afirmou que ele se recupera bem após o procedimento.
O astronauta tinha uma vida recatada. Sua última aparição pública foi no Congresso, em novembro do ano passado, quando defendeu a Nasa – a agência espacial americana – dos cortes no orçamento e recebeu uma medalha dos parlamentares.
[ As informações são do Terra com uol]

Ficheiro:Neil Armstrong pose.jpg
Em dezembro de 1968, Donald Slayton, antigo astronauta do Projeto Mercury e então Chefe do Comitê de seleção de astronautas do Projeto Apollo, ofereceu a Armstrong o comando da Apollo 11, a missão que desceria primeiro na Lua. Esta escolha surgiu de uma reunião semanas antes, entre os principais diretores do programa Apollo, que decidiram que Armstrong seria o primeiro na Lua por causa de seu perfil: era parecido com o grande herói americano Charles Lindbergh, um homem de características discretas e essencialmente técnicas, sem grandes egos. Entre seus colegas, era conhecido pelo comportamento equilibrado, muito "sangue frio", característica que fazia dele um astronauta perfeito.
Câmera de TV externa do Módulo Lunar Eagle mostra Neil Armstrong pisando na Lua
Toda a saga de Armstrong, AldrinMichael Collins e do voo pioneiro está contada na história da missão Apollo 11. Sua frase épica, "Este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade" ao pisar pela primeira vez na superfície lunar, é uma das mais conhecidas na História, mas só veio à cabeça de Neil poucos momentos antes de descer da nave, já pousado na Lua.



Frase de Neil Armstrong.ogg
Famosa frase de Neil Armstrong ao pisar na Lua
Além dos importantes experimentos científicos que ali fizeram, ele e o piloto do Módulo Lunar, "Buzz" Aldrin, fincaram na Base da Tranqüilidade uma bandeira metálica dos Estados Unidos e colocaram uma placa junto a uma das patas de apoio do Módulo Lunar Eagle, assinada pelos astronautas e pelo presidente americanoRichard Nixon: "Aqui os homens do planeta Terra puseram pela primeira vez os pés na Lua, em 20 de julho de 1969. Viemos em paz em nome de toda a Humanidade".

Postar um comentário