sábado, 11 de agosto de 2012

Casamento budista gay‎






Taiwan celebrou neste sábado (11/08) a primeira cerimônia budista de casamento gay. As noivas You Ya-ting e Huang Mei-yu, de 30 anos, namoraram por sete anos antes de decidirem se casar no templo em Taoyuan, no nordeste de Taiwan. O casal disse esperar que essa cerimônia, simbólica, ajude a fazer de Taiwan o primeiro local na Ásia a legalizar casamentos de pessoas do mesmo sexo.


Mei-yu (centro à esquerda) e Ya-ting (centro à direita), com a monja budista Shih Chao-hui em seu casamento em Taiwan.


Duas mulheres se uniram neste sábado em Taiwan, na primeira cerimônia de casamento budista entre pessoas do mesmo sexo, ato que ativistas dos direitos dos homossexuais esperam que ajude a ilha a se tornar a primeira nação asiática a legalizar o casamento gay.


"Estamos testemunhando a história. Essas duas mulheres desejam lutar pelo seu destino... superar o preconceito", declarou Shih, conhecida por defender a igualdade social.

Os pais das noivas, no entanto, não compareceram à cerimônia, mostrando que a pressão social e familiar aos homossexuais ainda é grande.

Taiwan é uma das sociedades mais liberais culturalmente no leste asiático. Grupos de defesa dos homossexuais pedem ao governo que a união gay seja legalizada e esperam que a cerimônia seja um incentivo para a iniciativa.



Postar um comentário