terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Políticas que mudaram o clima do planeta ~ Genghis Khan


O imperador Genghis Khan, nasceu na Mongólia por volta de 1160. Foi um dos imperadores mais notáveis, estabelecendo um vasto império, matando mais de 40 milhões de pessoas, quando era líder da nação.
A matança retirou cerca de 700 milhões de toneladas de carbono da atmosfera, o que fez o planeta Terra “esfriar” devido à diminuição do gás carbônico, o gás do efeito estufa.
  Uma nova pesquisa realizada a fim de conhecer melhor a trajetória do reinado de Genghis Khan revelou que existiam áreas na Mongólia que foram completamente despovoadas, uma grande chacina que provocou o aparecimento de densas florestas onde antes era pasto ou áreas sem mata.
  Os especialistas afirmam que este foi o primeiro caso de resfriamento global artificial em grande escala na história do mundo. A pesquisadora Julia Pongratz, do Departamento da Instituição de Carnegie, deu uma entrevista para um importante portal de notícias britânico, afirmando que é um grande equívoco as pessoas pensarem que o ser humano atua sobre o clima em grande escala apenas com atividades como a queimada de matas ou para produção de carvão. Os humanos influenciaram o clima a milhares de anos e não apenas recentemente.
Fazendo um comparativo, os 700 milhões de toneladas de gás carbônico retiradas da atmosfera terrestre devido à matança de milhões de pessoas, equivalem nos dias de hoje a mesma quantidade de gás carbônico liberado pelo uso de gasolina nos carros por todas as pessoas do mundo durante um ano.
Cinema
O filme “Mongol: Ascensão ao poder de Genghis Khan”, cujo ator Tadanobu Asano que interpretou o imperador, relata toda a sua trajetória, mostrando como ele subiu ao poder, através da união de várias tribos com hábitos nômades. Milhares de guerreiros a mando de Khan assassinaram milhões de pessoas em grandes áreas habitadas, empurrando as fronteiras rumo ao Leste da Europa.
A História
Seu nome originalmente era Temujin do Borjigin. Dizem que em seu nascimento, o imperador tinha um coágulo em sua mão. Seu pai possuía um importante cargo em uma tribo nômade, sendo assassinado quando Genghis Khan ainda era adolescente. O  sucessor de seu pai não quis nenhuma ligação com as pessoas de sua família. Khan foi expulso do povoado, sendo abandonado e deixado para morrer por falta de comida e água.
A linha em laranja mostra toda a extensão territorial conquistada pelo imperador
O plano do cruel sucessor não deu certo. Khan sobreviveu e começou seu império do nada. Uniu-se a várias tribos mongóis e começou pouco a pouco conquistar vários territórios. Com o tempo, as conquistas tomaram proporções colossais, indo de terras do Afeganistão ao norte da China. Uma montanha de crânios humanos, acomodada na China, foi uma de suas mais notórias marcas de sangria. Com todas as conquistas, ele deixou tudo preparado para que seu neto, chamado de Kublai, tornasse imperador da China na dinastia Yuan.
Suas conquistas territoriais foram assustadoras, sendo acumulado 4 vezes mais terras do que as que foram conquistadas por Alexandre, O Grande. Até hoje ele é reverenciado em algumas partes da China e da MongóliaPolú
Postar um comentário