Pular para o conteúdo principal

O Zen de Pitágoras e Pascal

Quando a hora é de silenciar ~ Por Fernanda Borges




Aprenda a ficar em silêncio. Deixe sua mente tranquila, ouvir e absorver. 
Pitágoras 

Há momentos na vida em que precisamos silenciar. E talvez por isso tenho estado afastada deste blog. Mas como todo ciclo que começa uma hora precisa se fechar, despeço-me aqui do silêncio e volto a percorrer as linhas desse espaço virtual, que embora não tão acessado assim, é lido carinhosamente por alguns internautas simpatizantes ou adeptos a filosofia espírita. 

E então, lendo um livro que traz obras de inúmeros mestres da humanidade - como o próprio Jesus, Buda, Shakespeare, Michelangelo, entre outros, encontro por ali a importante reflexão sobre o silêncio. Percebo que, o que menos temos feito nesses tempos modernos onde tudo acontece rápido demais, é justamente a prática de silenciar. Eu mesma sou uma pessoa constantemente agitada e apesar disso fazer parte de minha personalidade e até saber lidar com isso, as vezes a gente necessita - com a mesma urgência dos excessos - do silêncio. 

Pitágoras, considerado uma das mentes científicas mais originais, lembra o quanto é importante que vez ou outra reservemos um tempo na vida para ficarmos sozinhos, em silêncio. Diz ele: "Se quiser livrar-se de suas desgraças, aprenda a sentar-se em silêncio, sozinho, em uma sala, e meditar". 

Já foi estimado que uma pessoa tem em média sessenta mil pensamentos diferentes por dia. O problema é que hoje temos os mesmos sessenta mil pensamentos que tivemos ontem e que repetiremos amanhã. Nossas mentes estão cheias das mesmas idéias todos os dias. Aprender a ficar quieto e ouvir envolve encontrar um modo de entrar nos espaços desses pensamentos. 

Assim como Pitágoras, Blaise Pascal, famoso matemático francês, físico e filósofo religioso que viveu 22 séculos depois de Pitágoras, diz que nesse espaço vazio e silencioso entre os pensamentos, podemos encontrar uma sensação de completa paz em um domínio ordinariamente deconhecido. No entanto, se você tem sessenta mil pensamentos por dia, obviamente não há tempo disponível para ocupar espaço entre um e outro, porque simplesmente não existe espaço. 

A maioria de todos nós possui mentes que correm à velocidade máxima dia e noite. Nossos pensamentos são uma confusão de diálogos ininterruptos a respeito de planejamentos, preocupações com dinheiro, listas de compras, trabalho, viagens, etc. Esse excesso cria um padrão mental que não deixa espaço para o silêncio. 

A prática da meditação - que nos educa a silenciar - pode ajudar consideravelmente a qualidade de nossas atividades não silenciosas. Por meio dela conseguimos uma sensação de intenso bem-estar, aumento de energia, maior produtividade, relacionamentos mais satisfatórios além - é claro - de uma conexão mais proxima com Deus. 

Não saberia dizer aqui e muito provavelmente em nenhuma outra ocasião, como você pode fazer para começar a meditar, ou pelo menos dar um passo ao seu silêncio interior. Há diversos cursos, livros e teorias que explicam e ensinam isso por meio da meditação - prática defendida por quem vive por sua crença na razão. Busque esse silêncio interior de depois reflita sobre seus benefícios. Você sentirá o mesmo que Pascal sentiu quando escreveu: "O silêncio eterno desses espaços infinitos me aterroriza".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São