Pular para o conteúdo principal

LEMBREM: A vida é sensacional


 Fenômeno na internet, blog sobre "felicidade por acaso" vira livro.


Quem nunca desfrutou daqueles preciosos segundos de felicidade ao encontrar dinheiro no bolso da calça, estourar plástico-bolha, pegar uma sequência de sinais verdes no trânsito ou acordar pensando que está atrasado para o trabalho e descobrir que é sábado?

Foi pensando em celebrar esses pequenos prazeres cotidianos que o canadense Neil Pasricha criou o blog1000awesomethings.com. Acontece que a página começou a fazer tanto sucesso que lhe rendeu 4 milhões de acessos e até prêmios. Com tanta popularidade, o site transformou-se em O Livro do Sensacional (The Book of Awesome, em inglês), lançado no Brasil pela Editora Maestro (424 páginas, R$ 39,90).

O mesmo fenômeno se repetiu com a obra, uma compilação de instantes sensacionais, que chegou ao primeiro lugar na lista dos best-sellers internacionais e foi publicado em vários países.A fórmula para tanto sucesso talvez esteja no fato de o livro apostar no singelo. São os tais momentos de descuidos nos quais encontramos a felicidade, como escreveu Guimarães Rosa, mas que muitas vezes deixamos passar despercebidos na correria do dia a dia.
 
O livro e a página na internet — transformada até em aplicativo para smartphone — serve para lembrarmos de como esses momentos são importantes e de que a felicidade está, também, nos gestos simples.
 
Em entrevista feita por e-mail, Pasricha — que descreve-se com um cara que gosta de burritos congelados no jantar, que adora o cheiro de gasolina, dormir do lado mais geladinho do travesseiro e descascar uma laranja sem quebrar a casca — fala sobre como surgiu a ideia de criar o blog e por que acredita que atingiu um número tão grande de pessoas.
 
Nós também fizemos uma pequena seleção dos momentos sensacionais descritos no livro e ainda incrementamos a lista com mais algumas coisas boas da vida, que podem ser conferidas nesta reportagem. E para você, o que é sensacional?
 
As coisas incríveis que o mundo tem para oferecer
 
Como surgiu a ideia do blog 1000awesomethings.com?
Neil Pasricha — Minha vida virou de cabeça para baixo em 2008. Minha esposa me deixou, meu melhor amigo cometeu suicídio. Foi durante este período que eu disse: eu preciso de um jeito para me lembrar das coisas boas da vida. Eu precisava de um caminho para me focar em todas as coisas positivas e incríveis que o mundo tem a oferecer. Então, voltei do trabalho uma noite e comecei o blog. Eu comecei escrevendo sobre cheiro de padaria, usar uma cueca que acabou de sair da secadora e estourar plástico-bolha. Depois de um tempo, isso realmente me fez sentir melhor.
 
Quando você decidiu transformá-lo no livro? 
Pasricha — Eu recebi um telefonema em 2009 e a voz do outro lado da linha disse: "Você acabou de ganhar o prêmio de melhor blog do mundo". Claro que eu pensei que era uma brincadeira. Mas acontece que a Academia Internacional de Artes Digitais e Ciências havia selecionado meu blog para ganhar o Webby Award de melhor blog. Eu voei para Nova York e andei no carpete vermelho com Jimmy Fallon e Martha Stewart. Quando voltei para casa, 10 agentes literários haviam me enviado e-mails, ansiosos para negociarmos a publicação de um livro. O Livro do Sensacional saiu no Canadá em maio de 2010 e ainda é o número 1 na lista de best-sellers hoje, depois de 80 semanas! Eu não posso acreditar que o livro é um best-seller do New York Times e tem sido traduzido para tantas línguas. Eu acho isso muito surpreendente.
 
Você sempre gostou de escrever?
Pasricha — Bem, eu era um grande nerd na adolescência. Óculos grandes, braços e pernas finos, e eu não era bom nos esportes, música ou basicamente nada! Ler histórias em quadrinhos debaixo das cobertas e escrever à noite tornou-se uma saída para mim. Provavelmente porque eu era terrível em todas as outras coisas.
 
Como é seu dia a dia?
Pasricha — Honestamente, sou um cara completamente enfadonho. Eu trabalho em um escritório no subúrbio de Toronto, mas há coisas incríveis no escritório também. Como, por exemplo, encontrar um bolo na cozinha do escritório, ter alguém para destravar a fotocopiadora para você e pegar uma sequência de sinais verdes quando você está atrasado para o trabalho.
 
Por que você acha que o blog e, posteriormente, o livro tiveram uma repercussão tão grande?
Pasricha — Quando você folheia um jornal ou liga a TV, depara-se com imagens de violência, terremotos pelo mundo, desemprego e derretimento das calotas polares. O Livro do Sensacional é um momento de escape das más e tristes notícias que vemos.
 
Quão importantes são esses pequenos prazeres?
Pasricha — Nós temos poucos grandes momentos na vida - como pai e filha dançando em casamentos, bebês saudáveis nos berçários, o dia da formatura. Se formos sortudos, podemos ter cinco ou 10 desses momentos incríveis. Mas a vida seria triste se tudo que fizéssemos fosse esperar pelo próximo grande momento que nos deixará felizes. A beleza de algumas coisas é que elas estão ao nosso redor.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.