Pular para o conteúdo principal

O que é BUDISMO? ? ?

O professor do Dharma Ricardo Dhanapala Sasaki trouxe umas respostas em seu blog (http://folhasnocaminho.blogspot.com.br/

Regularmente vamos publicar aqui algumas perguntas e respostas do livro "Boas Perguntas, Boas Respostas" do Ven. S. Dhammika, traduzidas gentilmente por nosso amigo Marcelo Camargos. As respostas são simples e diretas e, portanto, boas para quem está querendo ter aquela primeira ideia a respeito do Buddhismo.

O que é o Buddhismo?
O nome Buddhismo vem da palavra ‘budhi’ que significa ‘acordar’ e então Buddhismo pode ser dito como sendo a filosofia do acordar. Esta filosofia tem suas origens na experiência do homem Siddhattha Gotama, conhecido como o Buddha, que se despertou quando tinha 35 anos. O Buddhismo tem hoje a idade de 2.500 anos e tem aproximadamente 380 milhões de seguidores em todo o mundo. Até 100 anos atrás o Buddhismo era principalmente, uma filosofia asiática, mas de forma crescente tem ganhado adeptos na Europa, Austrália e América.


Então o Buddhismo é apenas uma filosofia?
A palavra filosofia provém de duas palavras, ‘philo’ que significa ‘amor ’e ‘sophia’ que significa sabedoria. Então, filosofia é o amor da sabedoria ou amor e sabedoria, ambos os significados descrevem o Buddhismo perfeitamente. O Buddhismo ensina que deveríamos tentar desenvolver nossa habilidade intelectual ao máximo, para que possamos entender claramente. Ele também nos ensina a desenvolver o amor e a bondade de forma que possamos ser como um verdadeiro amigo para todos os seres. Então o Buddhismo é uma filosofia, mas não apenas uma filosofia. Ele é a suprema filosofia.

Uma outra resposta a uma pergunta semelhante pode ser encontrada em meu livro "O Caminho Contemplativo" de 1993:
O Buddhismo é uma religião ou uma filosofia?
Essa é uma pergunta que frequentemente se escuta. Se por "religião" entendermos um conjunto de dogmas e "verdades" já prontas que devem ser cega e inquestionavelmente observadas e acreditadas, então, o Buddhismo não será uma religião. Ou, se entendermos religião como um conjunto de rituais, cerimônias e cultos, assim também o Buddhismo não será religião. Por outro lado, se por "filosofia" entendermos a atividade da razão e lógica humanas, ou o estudo do produto desta atividade "racional", então, ele não é uma filosofia.

O que, então, é o Buddhismo?
O Buddhismo é o fruto de uma percepção superior e aprofundada da realidade, percebida e experimentada por sábios do passado, seguida e confirmada por experiência própria por outros sábios que os seguiram, e confirmável também, por experiência própria, por todos aqueles que se disponham a seguir alguns dos caminhos por ele apontados com o genuíno amor pelo saber superior (filo-sofia) e com o sincero anseio por religar-se consigo mesmo e com o fundamento último de toda a natureza (religião vem do latim religare). Somente neste sentido podemos falar que é uma religião e uma filosofia.

O Mestre Zen Thich Nhat Hanh elabora assim o conceito de Budismo:

Buda explicou que a fonte de verdadeira felicidade é viver calma e livremente, experimentando completamente as maravilhas da vida. Felicidade é estar consciente do que está acontecendo no momento presente, livre tanto do apego quanto da aversão. Uma pessoa feliz aprecia as maravilhas disponíveis no momento presente - uma brisa refrescante, o céu da manhã, uma flor amarela, um bambu violeta, o sorriso de uma criança. Uma pessoa feliz pode apreciar estas coisas sem ficar presa a elas. Compreendendo todos os darmas como sendo impermanentes e desprovidos de um eu separado, uma pessoa feliz vive tranquila, livre de toda preocupação e medo. Por entender que uma flor logo se desmancha, ela não se entristece quando isso efetivamente ocorre. Uma pessoa feliz compreende a natureza do nascimento e morte de todos os darmas. Sua felicidade é verdadeira felicidade, e ela possa a não mais temer sequer a sua própria morte.
Velho Caminho, Nuvens Brancas - Seguindo as Pegadas do Buda, Thich Nhat Hanh.




De outra linha, o professor do Dharma Kalu Rinpoche define assim:
O Buda Darma, que se refere à nossa natureza interna mais profunda, é chamado de ciência interior. Esse é o nome tradicional daquilo que no Ocidente é referido como budismo.
A expressão tibetana adaptada em línguas ocidentais como “budismo” é “nangpa sandjepe tchö”. Os últimos dois termos juntos, “sandjepe tchö”, se referem ao Buda Darma, ou o “darma do despertar”. Darma nesse contexto significa ensinamento, e a palavra Buda se refere tanto à origem desses ensinamentos — o Buda histórico — quanto à realização espiritual que ele alcançou, o estado búdico.
“Nangpa” significa “interior” e enfatiza o fato de que esses ensinamentos não se referem tanto ao corpo físico e ao mundo exterior, voltando-se mais para a mente que ali reside, já que o objetivo principal dos ensinamentos é fornecer paz mental, bem-estar e liberação. O Buda Darma é, então, uma ciência interna, ou ciência do interior, compreendida como uma ciência da mente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o