quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Tão cegos quanto moscas nos vidros...

Postado no Facebook por Budismo Para Todos



"Estava em meu quarto conversando com uma mulher que me dizia encontrar-se em uma situação difícil, que pensava até em se suicidar, quando entrou de repente uma mutuca. Tentando sair, a mutuca bateu violentamente contra a janela e caiu por terra, atordoada. Depois de um certo tempo, retomou o vôo e continuou a se bater repetidamente contra o mesmo ponto, tentando sempre sair.

Lembrei-me então do Mestre Zen Fugai e contei a ela a seguinte história:

Quando o Mestre morava em um templo quase em ruínas, em Osaka, recebeu a visita de um milionário que veio lhe falar de seus problemas. Nesse momento, uma mutuca entrou e começou a se bater contra a janela. O Mestre observava atentamente a mutuca, não parecendo prestar atenção às dificuldades do homem rico.

Impaciente, o visitante falou com ironia:

“Parece que o senhor gosta muitíssimo de mutucas”.

O Mestre Zen respondeu:

“Desculpe, sinto muito, mas estou com pena da mutuca. Este templo é conhecido por seu estado de ruína, com buracos por todo lado. Embora esteja livre para sair voando por qualquer fresta, esta mutuca continua batendo a cabeça sempre no mesmo lugar, como se fosse a única saída. Se continuar assim, acabará morrendo. Mas não é só a mutuca que causa pena, não é?” 

Contado pela Venerável Shundo Aoyama Roshi




Shundo Aoyama Roshi nasceu em 1933 (Showa 8, no Japão) na cidade de Ichinomya, província de Aichi. Aos cinco anos ingressou no Templo Muryo, em Shinshu, província de Nagano. O Templo Muryo é da tradição budista Soto Zen. Aos 15 anos tornou-se monja e entrou para Aichi Senmon Nisodo, em Nagoia (Mosteiro Especializado na Formação de Monjas Budistas de Aichi). Cursou a Universidade de Komazawa, em Tóquio, tendo se graduado com grande mérito em Estudos Budistas. Fez pós-graduação em Estudos Budistas na mesma Universidade e no Instituto de Pesquisa e Divulgação do Budismo Soto Zen. Em 1964, foi designada professora do Mosteiro Especializado na Formação de Monjas Budistas de Aichi e em 1976 tornou-se a Abadessa do Mosteiro. A partir de 1984 acumulou o cargo de Abadessa do Tokubetsu Nisodo, Treinamento para Monjas Especiais (Professoras) no Mosteiro de Aichi. Além desses cargos é a responsável pelo Templo Muryo em Nagano e Conselheira do Mosteiro Sede de Sojiji. Visitou a Índia por duas vezes. Em 1976 peregrinou pelos locais relacionados com a vida de Shakyamuni Buda e em 1982 vivenciou a experiência das irmãs de caridade lideradas por Madre Teresa de Calcutá.

Profundamente envolvida no Diálogo Inter-religioso, esteve na Europa (em Assis e Roma) como uma das representantes da Delegação Pró-Intercâmbio Espiritual Oriente-Ocidente, em 1979 e em 1987, ocasião em que também vivenciou a clausura em um mosteiro beneditino da Bélgica. Desde 1984 tem visitado centros de prática Zen Budista na América do Norte, orientando os grupos de Zazen.

Shundo Aoyama Roshi Abadessa do Mosteiro Aichi Senmon Nisodo e Aichi Tokubetsu Nisodo em Nagoya, Japão, foi Mestre do Dharma da Brasileira "Osho Coen" Sensei..
Postar um comentário