Pular para o conteúdo principal

Brasileiros transformam paredes e vidros em telas sensíveis ao toque

Laura Brentano Do G1.

 

Empresa sediada no Rio de Janeiro desenvolve tecnologia desde 2008. Diferente do iPad, tela sensível ao toque capta movimentos por câmera.

Allan Diegues, Simon Medeiros e Rafael Amaro, sócios da ICE interactive. (Foto: Divulgação)
 

Allan Diegues, Simon Medeiros e Rafael Amaro,
sócios da ICE interactive (Foto: Divulgação)
 
 
Um grupo de engenheiros brasileiros de 27 anos desenvolveu uma solução alternativa às telas sensíveis ao toque, mais simples e mais barata. Diferentemente de equipamentos como o iPad, quem detecta os toques na própria tela, essa tecnologia capta os movimentos do usuário por meio de uma câmera.

“A forma de interação do iPad e da nossa solução é a mesma. O que muda é como os comandos são detectados”, explica Rafael Amaro, um dos sócios da empresa ICE Interactive, que está incubada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).


A tecnologia já foi aproveitada em shoppings e museus do mundo todo. “Umas das aplicações mais comuns são os pisos interativos em centros comerciais”, conta Amaro. Por utilizar uma webcam, o conteúdo pode ser projetado em paredes, mesas, vitrines e até mesmo no chão. “A câmera fica focada onde a pessoa vai interagir. Ou seja, tudo o que ela fizer, será capturado. Por isso, o material da tela pode ser qualquer coisa”.
No entanto, há restrições. Na parede ou em um piso, por exemplo, o controle dos movimentos é apenas gestual. Já em telas de acrílico, é possível clicar e enviar comandos como em um computador. Nesses casos, é utilizado um projetor. A tela LCD de TV, por exemplo, também é uma alternativa. “Elas não precisam do projetor porque a imagem já está na tela”, conta.

A parte central da tecnologia já existia quando os engenheiros resolveram criar a empresa. “Um dos sócios foi procurado por uma agência de publicidade para desenvolver esse tipo de solução”, conta Amaro. Depois de chamar os amigos para estudar a tecnologia, eles descobriram as diversas aplicações que ainda não tinham sido exploradas. “Queremos fugir do entretenimento. Pode-se usar também na medicina, em casas noturnas e na própria educação”.


Infográfico de tela sensível ao toque alternativa (Foto: Reprodução)

Interface para médicos

Em 2010, eles submeteram ao fundo de apoio à pesquisa FAPERJ uma interface interativa para médicos. Nessa solução, os profissionais poderiam ver imagens de diagnósticos e manipulá-las com os dedos, dispensando o uso do computador.

“Outra vantagem é que vários médicos poderiam usar a tela e tomar decisões de forma colaborativa”, explica Amaro. “Em vez de o médico pegar um raio-X e colocá-lo naquelas telas iluminadas para enxergar as imagens, ele usa a interface para ampliar e mostrar mais detalhes, apenas com os dedos, como se a imagem estivesse na mão dele”, completa.

Biblioteca de gestos

A câmera captura os movimentos da pessoa e envia as informações para um software instalado em um computador, que processa as imagens. Com gestos já pré-definidos, a tecnologia identifica o movimento do usuário e o transforma em um comando, que pode ser clicar, ampliar ou mover.

“Estamos criando uma biblioteca de gestos para cadastrar diferentes formas de interação com a tela. Além dos movimentos tradicionais, como os usados no iPad, pensamos em outros que dispensam os dedos. Mover a cabeça para a esquerda, se for um aplicativo de leitura, por exemplo, poderia ser virar a página”, explica Amaro.

Projetos já desenvolvidos por outras empresas permitem inclusive pisar no conteúdo projetado no chão para interagir com ele. “Queremos possibilitar o maior número possível de interação”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

TERAPEUTAS... são imperfeitos.

  “Médicos são tão f*didos quanto nós”: como Shrinking quer descomplicar a terapia Nova série da Apple TV+ acompanha psicólogo que decide abandonar as “boas práticas” e se mostrar mais humano para seus pacientes 5 min de leitura MARIANA CANHISARES 26.01.2023, ÀS 06H00 ATUALIZADA EM 31.08.2023, ÀS 12H12 No conforto — ou seria desconforto? — da terapia, é rápido presumir que o psicólogo do outro lado da sala tem sua vida em ordem. Esta é, afinal de contas, uma relação unilateral: um revira os dramas e dilemas do passado, do presente e do futuro, enquanto o outro ouve, pergunta e toma notas. Não há propriamente uma troca — ao menos não no sentido isométrico da expressão. Porém, essa visão, corroborada por vezes pela cultura pop, não corresponde à realidade, como analisou, entre risos, o produtor, roteirista e diretor  Bill Lawrence  ( Ted Lasso ), em entrevista ao  Omelete .  “Nos Estados Unidos, quando se faz uma série sobre médicos ou terapeutas, geralmente eles não são pessoas falhas o

Barabim... barabum... baraBeakman!!!

Quase todo nerd na faixa dos vinte ou trinta anos assistiu a alguma das experiências científicas do programa ''O Mundo de Beakman'' . Com um inconfundível jaleco verde e ideias malucas na cabeça, ele conquistou fãs por todo o mundo. Paul Zaloom, ator que interpretava o cientista maluco, esteve no Brasil e falou sobre ciência e do sucesso dele no nosso país. Ele atendeu ao blogueiro d o "O Manual do Mundo" (que recentemente atingiu a casa dos 60 milhões de views) que comemorou a marca presenteando o seu público com a entrevista com   Paul  ~ professor maluco de penteado irado  Beakman ~   Zaloom , em pessoa. Para quem não conhece "O Mundo de Beakman" foi uma série exibida no Brasil na década de 1990, na TV Cultura, e reprisada algumas vezes nesse e em outros canais. O programa, extremamente dinâmico e divertido, foi marcante para quem nasceu na década de 1980 e para os que assistiram depois. Paul Zaloom veio para São