Pular para o conteúdo principal

As Faces do Budismo no Ocidente


Publicado por Sem em abril 11, 2012 no ótimo "Anoitan"

Dois dos maiores mestres budistas que temos no Brasil encontraram-se recentemente em São Paulo para discutir perspectivas e a quantas anda o budismo no mundo, especialmente em nosso país. Vindos de duas linhagens ou escolas distintas, da  Escola Nyingma, do budismo tibetano, o Lama Padma Samten, e do Soto Zen japonês, a Monja Coen, – penso que ambos dispensam apresentações – e foi com muita serenidade e discernimento que abordaram questões difíceis, como a tradição religiosa, mudanças no mundo contemporâneo, adequação, pioneirismo, preconceito, diálogo, etc.
Achei o diálogo tão proveitoso que pensei em divulgá-lo aqui, a quem interessar-se por essas questões, que extrapolam o âmbito meramente religioso e falam de nós e do mundo que vivemos todos, budistas e não budistas.


As Faces do Budismo no Ocidente – Parte 1/3 – a fala do Lama Samten




As Faces do Budismo no Ocidente – Parte 2/3 – a fala de Monja Coen




As Faces do Budismo no Ocidente – Parte 3/3 – perguntas e respostas




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com