Pular para o conteúdo principal

Meditação pode tornar as pessoas mais criativas


Do G1, em São Paulo



Este é o resultado de um estudo realizado pela psicóloga cognitiva Lorenza Colzato e seus colegas pesquisadores da Universidade de Leiden, da Holanda, publicado em 19 de Abril, em Fronteiras na cognição.

Meditação reduz a ansiedade e o estresse e auxilia na cura de doenças (Foto: Rede Globo)Meditação ativa a criatividade, segundo pesquisa
da Universidade de Barcelona (Foto: Rede Globo)


Tipo específico de reflexão fez grupo ter mais ideias.

Técnicas diferentes inspiram pensamento a seguir uma linha de raciocínio.


Certas técnicas de meditação deixam as pessoas mais criativas, segundo um estudo de autoria da piscóloga Loranza Colzato, da Universidade Leiden, na Holanda, publicado nessa semana na revista “Frontiers in Cognition”.
O estudo indica que as vantagens de tipos específicos de meditação vão muito além de um simples relaxamento. A meditação pode ter uma longa influência na cognição humana, incluindo sentimentos e emoções.
A pesquisadora estudou a influência de diferentes tipos de técnicas de meditação em dois ingredientes principais de criatividade: os estilos de pensar convergentes e divergentes.
O pensamento divergente permite que muitas ideias sejam ser relacionadas a um objeto, como uma caneta, por exemplo. Já o pensamento convergente, por outro lado, usa várias palavras para se chegar a uma ideia.
Colzato usa diferentes tipos de pensamentos para ver qual técnica de meditação influência mais as atividades criativas. As técnicas analisadas foram divididas em meditação aberta e meditação focada.
A partir dessas análises, o estudo demonstrou que nem todas as formas de meditação têm o mesmo efeito na criatividade. Ela observou que depois de fazer uma meditação aberta, os voluntários do estudo seguiram mais a linha de pensamentos divergentes e geraram mais ideias novas do que antes. Ao passo que a meditação focada não mostrou efeito significativo no pensamento convergente proposto para resolver um problema.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.