domingo, 8 de abril de 2012

Quem é Budha?

8 de Abril, em muitas partes do mundo, é tido como o dia do aniversário de Budha. Nesta data comemora-se oficialmente nos países asiáticos, o nascimento de Siddharta Gautama, mais conhecido como o "Buda" Sakyamuni, ou seja, iluminado do Clã Sakya.

A figura do Buda como um boneco gordinho, careca, com vestes de monge nada condiz com quem foi mesmo o Sakyamuni. Esta figura nem "representa" Gautama, mas um "amuleto" da sorte e prosperidade para as pessoas associado a figura do monge gordinho e carismático... mas não condiz com os preceitos budistas, mas a velhas tradições de sorte que se adaptaram e juntaram-se a cultura budista. 

A base da "experiência" budista é exercitar o amor e compaixão por todos os seres, o desapego por tudo aquilo que é efêmero e a percepção clara da realidade.

Sidarta Gautama, popularmente dito e descrito simplesmente Buda, foi um príncipe da região nordeste da Ásia Meridional que tornou-se filósofo e professor espiritual e fundou o budismo.[1]

Na maioria das tradições budistas, ele é considerado como o "Supremo Buda" (Sammāsambuddha) de nossa era.

 Buda significa "o desperto".[2] Estar acordado. Aquele que vê a vida e a realidade como ela é.

Convencionou-se que próximo ao dia 8 de abril de 566 a.C. nascerá o Buda, embora a época de seu nascimento e de sua morte sejam incertos, mas a maioria dos primeiros historiadores do século XX datava seu tempo de vida como sendo de por volta de 563 a.C. ou  a 483 a.C.; mais recentemente, contudo, num simpósio especializado nesta questão,[3] a maioria dos estudiosos apresentaram opiniões definitivas de datas dentro do intervalo de 20 anos antes ou depois de 400 a.C. para a morte do Buda, com outros apoiando datas mais tardias ou mais recentes.[4]

Enfim... vamos a uma história da vida DESTE BUDA (outros existiram, e podem vir a existir, VOCÊ pode se tornar um ser iluminado).



Postar um comentário