domingo, 15 de abril de 2012

Retiro de Inverno no estilo Zen Coreano


Winter Kyol Che - Retiro de Inverno-USA 2012 por 

Este ano participei do retiro de inverno em Providence Zen Center. Nas duas semanas que lá estive em fevereiro, foram justamente uma delas, dedicada ao período intensivo, onde se acorda à meia noite e segue a prática até as duas horas e depois volta-se a dormir para retornar à prática às 4:45. Para ter uma ideia da rotina diária do retiro numa semana não intensiva segue o texto de um professor que lá esteve. Apenas fiz alguns ajustes e acrescentei mais informações que ele não relatou. 

O retiro começa geralmente na primeira semana de janeiro e se encerra na primeira semana de abril. Pessoas entram e saem todos os sábados, mais algumas pessoas participam durante todos os três meses. Consegui sentar-me dois e meio meses de retiro este ano.


O dia de retiro começa com o sino de despertar às 4:30 da manhã. Às 4:45todo mundo faz 108 prostrações.. Às 5:15, começamos 45 minutos de cânticos, seguido de três curtos períodos de meditação sentados (25 minutos cada), com a meditação andando no meio.


Café-da-manhã começa às 7:30 da manhã e comemos em silêncio. A refeição não varia: frutas, papa de aveia e condimentosNós usamos o chá quente para lavar e limpar nossas tigelas, comemos todas aspartículas de alimentos, e depois lavamos com água para que possamos oferecer água limpa para os fantasmas famintos. 

Após o café vem de uma hora de trabalho e uma pequena pausa.Estamos de volta sobre as almofadas, às 10 horas onde permanecemos (med. sentada e andando)  até o almoço, servido às 12 horas(Outra refeição formal, silenciosa, que consiste em sopa, arroz cozido, e salada).

Após o almoço, temos uma pausa até que a meditação começa às 14:00. Na segunda sessão de meditação é feita uma caminhada fora do mosteiro quando as condições climáticas permitem. Jantar (silencioso e formal) vem às 17:00, onde é servida a sopa que sobrou do almoço, frutas, pão integral, algum biscoito salgado, pasta de amendoim e condimentos. Segue-se mais um intervalo de descanso até o início da pratica noturna.

Às 18:30 inicia-se mais uma hora de cantos chamados "cantos especiais", seguido por um período sentadoum período de yoga, um outro período sentado, intercalados por meditação andando e um período de 10-minuto final mais dois cantos regulares (O Sutra do Coração e o Grande Dharani). O dia termina às 21:45 A maioria das pessoas vai para a cama por volta das 22:00 horas e o dia se passou em completo silêncio. Sem falação.

Foto: Jeff Partridge

Há alguém que está encarregado de despertar-nos e avisar quando as sessões reiniciam por meio de sinais sonoros (sinos, moktak), bem como para chamar-nos para as refeições de modo que dispensa-se o uso de relógios.

Postar um comentário