quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Rohatsu Sesshin – Retiro da Iluminação de Buda


Segundo a tradição Zen Budista, depois de aceitar o arroz doce oferecido pela pastora Shujata, abandonando o acetecismo extremo, Sidharta (o futuro Buda), banhou-se no rio e sentou-se em Zazen por sete dias e sete noites no início do mês de dezembro.


De acordo com o budismo japonês, chinês e coreano, na manhã do oitavo dia (8 de dezembro), ao olhar com profundidade a estrela da manhã, atingiu a Iluminação e disse: “Eu e todos os seres da Grande Terra simultaneamente alcançamos a Iluminação.”


Assim sendo, as sangas Zen Budistas do mundo inteiro fazem um retiro, sentando em zazen como fez o Buda, honrando a sua Iluminação.  Muitos templos e centros de prática fazem um retiro de 3 ou 5 dias no final de semana que cai entre os dias 1 e 8, enquanto que os mosteiros de treinamento e alguns outros centros de prática fazem um retiro de uma semana  a partir do dia primeiro. Finalmente, na manhã do dia 8, todos celebram uma cerimõnia de agradecimento, lembrando a Iluminação.


Este ano, o nosso retiro será de 6a-feira (19:30 hs) à 6a-feira (12:00 hs), 30 de novembro a 7 de dezembro. Será na casa-sede (Jisui Zendô), com possibilidade de pernoite.  Está aberto à participação de todos os interessados (inclusive iniciantes), mesmo aquelas pessoas que não podem estar presentes o tempo inteiro (poderão ir e vir de acordo com suas possibilidades - informe-se sobre os melhores horários para chegar).


Você pode ver mais informações e os valores de contribuição sugeridos, bem como fazer a sua inscrição no site da Comunidade Zendo Sul - Jisui Zendô. 


Nota: Geralmente, o Rohatsu Sesshin do Templo Busshinji (Sede Administrativa da Escola Soto Shu para América do Sul) é realizada de domingo a sábado da semana depois do período tradicional de 1 a 8 de dezembro, para permitir a participação dos interessados no Rohatsu Sesshin no templo-sede brasileiro, orientado pelo Superintendente (Sôkan – atualmente o Saikawa Roshi), sem prejudicar a realização do Rohatsu Sesshin nos grupos locais espalhados pelo país. Este ano, excepcionalmente, foi realizado no mês de novembro.


Comentário de um aluno, depois de um Rohatsu Sesshin: “O sesshin foi para mim um grande espelho, no qual apesar de minha miopia pude ver-me, ainda que por  breves instantes.”


. Veja o texto “O Dia da Iluminação do Buda Sakiamuni“, de Kakushin Kahner
. Ler um texto excelente sobre Sesshin, escrito por Jisho Handa, Sensei (do Templo Busshinji) e publicado no blog Sangha Margha: Lembranças de outros sesshin





Visite os Blogs:  
Monja IsshinAguas da CompaixãoZendo Virtual


Jisui Zendô ~ (Zendô Águas da Compaixão)
Rua Eliziário Goulart da Silva, 93
(antiga Rua Vista Alegre)
91040-430 Porto Alegre, RS
bairro Cristo Redentor
(atrás do Hospital Cristo Redentor, bem próximo à Avenida Assis Brasil)

       
Veja as mãos das ruas para chegar de carro no Google Maps
telefone: (51) 3085-7476


Doações:
Banco Bradesco
Agência 3503-3 – 24 de outubro
Conta Corrente 0011817-6
Associação Comunidade Soto Zen Budista Zendo Sul
CNPJ: 13.490.319/0001-94


Venham Todos!

Postar um comentário