Pular para o conteúdo principal

Rohatsu Sesshin – Retiro da Iluminação de Buda


Segundo a tradição Zen Budista, depois de aceitar o arroz doce oferecido pela pastora Shujata, abandonando o acetecismo extremo, Sidharta (o futuro Buda), banhou-se no rio e sentou-se em Zazen por sete dias e sete noites no início do mês de dezembro.


De acordo com o budismo japonês, chinês e coreano, na manhã do oitavo dia (8 de dezembro), ao olhar com profundidade a estrela da manhã, atingiu a Iluminação e disse: “Eu e todos os seres da Grande Terra simultaneamente alcançamos a Iluminação.”


Assim sendo, as sangas Zen Budistas do mundo inteiro fazem um retiro, sentando em zazen como fez o Buda, honrando a sua Iluminação.  Muitos templos e centros de prática fazem um retiro de 3 ou 5 dias no final de semana que cai entre os dias 1 e 8, enquanto que os mosteiros de treinamento e alguns outros centros de prática fazem um retiro de uma semana  a partir do dia primeiro. Finalmente, na manhã do dia 8, todos celebram uma cerimõnia de agradecimento, lembrando a Iluminação.


Este ano, o nosso retiro será de 6a-feira (19:30 hs) à 6a-feira (12:00 hs), 30 de novembro a 7 de dezembro. Será na casa-sede (Jisui Zendô), com possibilidade de pernoite.  Está aberto à participação de todos os interessados (inclusive iniciantes), mesmo aquelas pessoas que não podem estar presentes o tempo inteiro (poderão ir e vir de acordo com suas possibilidades - informe-se sobre os melhores horários para chegar).


Você pode ver mais informações e os valores de contribuição sugeridos, bem como fazer a sua inscrição no site da Comunidade Zendo Sul - Jisui Zendô. 


Nota: Geralmente, o Rohatsu Sesshin do Templo Busshinji (Sede Administrativa da Escola Soto Shu para América do Sul) é realizada de domingo a sábado da semana depois do período tradicional de 1 a 8 de dezembro, para permitir a participação dos interessados no Rohatsu Sesshin no templo-sede brasileiro, orientado pelo Superintendente (Sôkan – atualmente o Saikawa Roshi), sem prejudicar a realização do Rohatsu Sesshin nos grupos locais espalhados pelo país. Este ano, excepcionalmente, foi realizado no mês de novembro.


Comentário de um aluno, depois de um Rohatsu Sesshin: “O sesshin foi para mim um grande espelho, no qual apesar de minha miopia pude ver-me, ainda que por  breves instantes.”


. Veja o texto “O Dia da Iluminação do Buda Sakiamuni“, de Kakushin Kahner
. Ler um texto excelente sobre Sesshin, escrito por Jisho Handa, Sensei (do Templo Busshinji) e publicado no blog Sangha Margha: Lembranças de outros sesshin





Visite os Blogs:  
Monja IsshinAguas da CompaixãoZendo Virtual


Jisui Zendô ~ (Zendô Águas da Compaixão)
Rua Eliziário Goulart da Silva, 93
(antiga Rua Vista Alegre)
91040-430 Porto Alegre, RS
bairro Cristo Redentor
(atrás do Hospital Cristo Redentor, bem próximo à Avenida Assis Brasil)

       
Veja as mãos das ruas para chegar de carro no Google Maps
telefone: (51) 3085-7476


Doações:
Banco Bradesco
Agência 3503-3 – 24 de outubro
Conta Corrente 0011817-6
Associação Comunidade Soto Zen Budista Zendo Sul
CNPJ: 13.490.319/0001-94


Venham Todos!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.