Pular para o conteúdo principal

SÁBADO e DOMINGO

Em tempo:


Foi transferida do dia 1º de dezembro de 2012 para o dia 9 de dezembro, com entrada franca a "Jedicon".

Uma convenção de fãs de Star Wars realizada anualmente pelos Conselhos Jedi de vários estados do Brasil.

No Rio Grande do Sul as convenções começaram em 2003 com o nome de Maratona Conselho Jedi RS e a partir de 2005 o evento passou a se chamar Jedicon, mantendo sua proposta e crescendo a cada ano.

Em cada edição, o evento traz um dia inteiro de atrações sobre a saga cinematográfica de George Lucas, entre elas palestras, apresentações, oficinas, estandes, concursos, jogos, exposições e exibições de filmes e documentários... Além de venda de diversos produtos com a temática Star Wars e, claro, CJRS!

Este ano, então, ocorrerá dia 9 de dezembro de 2012, com entrada franca



AINDA

Mas se você já tinha a ideia de passar no gasômetro neste sábado fica a dica:


Meditação na Usina - Divulgue para seus amigos!Como já é tradição, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, das 11 às 12h, neste sábado haverá prática de meditação na Usina do Gasômetro, no centro de Porto Alegre.

Com a orientação de um dos organizadores do Hanamatsuri Porto Alegre, o grupo Zen Budista Jisui Zendô, cada encontro terá uma breve palestra, apresentação de uma técnica meditativa e um período para perguntas e respostas.



As práticas serão desvinculadas de aspectos filosóficos ou religiosos, focando a meditação para fins de relaxamento, cultivo do bem estar e combate ao estresse, e estarão abertas a todos os interessados, independentemente de suas crenças religiosas ou experiência anterior.

Mas, o que é a Meditação e para quê serve?

“A meditação é uma prática que nos possibilita cultivar e desenvolver certas qualidades humanas básicas e positivas, da mesma maneira que outras formas de treinamento nos dão a possibilidade de tocar um instrumento musical ou adquirir qualquer outra habilidade.” (Matthieu Ricard, considerado pelos pesquisadores científicos “o homem mais feliz do mundo”).

Assim, podemos considerar a prática da meditação como um treinamento mental, para uma busca do funcionamento psicológico saudável. Meditar consiste na focalização prolongada e consciente da atenção sobre a própria consciência. O objetivo é aprender a não elaborar e desvincular-se de distrações e pensamentos. Quanto mais concentrada a mente estiver, mais estabilidade mental e emocional o individuo terá, levando-o a ter uma vida menos estressante e mais saudável.


E no DOMINGO???



TaikoZen - divulgue!
O próximo encontro-ensaio mensal do grupo TaikoZen do Jisui Zendô será no domingo, dia 2 de dezembro das 14 às 16 horas. 

Todos os interessados são bem vindos, mesmo sem qualquer conhecimento ou experiência musical, independentemente da idade, religião, etc etc etc.

Contribuição sugerida: R$ 10,00

Reproduzo abaixo trechos de um texto excelente sobre Taikô que encontrei no site da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos (http://www.acenba.com.br/taiko/):

Taiko significa tambor na língua japonesa. É um instrumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os nossos espíritos até os antepassados.

A origem do Taiko data-se da Era Joumon e Yagoi há dois mil anos e eram utilizados como meio de comunicação entre as pessoas que estavam em locais diferentes. Eram também utilizados em festividades religiosas e sociais, um valioso instrumento de comunicação com a alma dos antepassados e com os Deuses. [...]

O Taiko é uma cultura que tem por objetivo a manutenção da tradição, seus valores culturais e morais.

Fala-se em alma do Taiko (entenda-se, cultura do Taiko) cuja finalidade constitui-se na confirmação da nossa vitalidade e do grito com os companheiros estimulando-se mutuamente para um viver melhor socialmente.

Assim, aos praticantes do Taiko a sua conduta disciplinar, social e moral são fatores fundamentais para ser companheiro e apoio aos parceiros com reciprocidade.

O instrumento Taiko vem sofrendo muitas mudanças após a Segunda Guerra Mundial, precisamente em 1951, por influência do Prof. Daihati Oguti que introduziu o toque coletivo ao Taiko dando sistema múltiplo, possibilitando o seu uso em concertos, inovando o mundo musical.

A vibração do Taiko som transmite a sensação de dinamismo aos praticantes e aos ouvintes, faz as pessoas se sentirem bem, sendo revigorados.

Os percursionistas do Taiko deve ter como fundamento o lema:
- desenvolver um corpo vigoroso, sadio, a coragem, a determinação e o espírito inabalável;
- implantar o sentimento que preza o respeito ao próximo e a filosofia de humildade e eficácia;
- adquirir o respeito aos mais velhos, cooperação mútua, amizade, responsabilidade, união e cultivar o caráter e a dignidade;
- aprender a arte milenar japonesa do Taiko e herdar o valor deste folclore, cultivá-lo, preservá-lo e propagá-lo.
 Há mais de 100 grupos de Taikô no Brasil, reunidos na Associação Brasileira de Taiko.


Para saber mais sobre o grupo organizador da meditação no gasômetro:


Para ler mais sobre meditação, saúde e bem estar, visite estes links:
6. http://super.abril.com.br/cotidiano/fuja-armadilhas-distracao-aprenda-se-concentrar-695351.shtml

Para saber mais sobre TAIKÔ:

. Ler uma reportagem sobre o evento celebrando os 10 anos desta Associação:http://www.portalnikkei.com.br/taiko-associacao-brasileira-comemora-10-anos-de-atividades/

. Ler artigo sobre Taikô do Portal Nippo-Brasil Nippo-Jovem:http://www.nj.com.br/especial/especial_20070514.php 

Vídeos do grupo brasileiro Wakaba Taikô de Curitiba. Este grupo representou o Brasil no 14º Nippon Taiko Junior Contest, ficando entre os finalistas e recebendo um Prêmio de Menção Honrosa: http://www.youtube.com/watch?v=-dRIkz7F1qk&list=PLC2C71286B7E21E6B&feature=plcp

Vídeos de Grupos Japoneses Profissionais de Taikô: youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nf6gP3K3w5c&list=PL3C484BCAF5AD03A6&feature=plpp_play_all

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.