sexta-feira, 30 de novembro de 2012

SÁBADO e DOMINGO

Em tempo:


Foi transferida do dia 1º de dezembro de 2012 para o dia 9 de dezembro, com entrada franca a "Jedicon".

Uma convenção de fãs de Star Wars realizada anualmente pelos Conselhos Jedi de vários estados do Brasil.

No Rio Grande do Sul as convenções começaram em 2003 com o nome de Maratona Conselho Jedi RS e a partir de 2005 o evento passou a se chamar Jedicon, mantendo sua proposta e crescendo a cada ano.

Em cada edição, o evento traz um dia inteiro de atrações sobre a saga cinematográfica de George Lucas, entre elas palestras, apresentações, oficinas, estandes, concursos, jogos, exposições e exibições de filmes e documentários... Além de venda de diversos produtos com a temática Star Wars e, claro, CJRS!

Este ano, então, ocorrerá dia 9 de dezembro de 2012, com entrada franca



AINDA

Mas se você já tinha a ideia de passar no gasômetro neste sábado fica a dica:


Meditação na Usina - Divulgue para seus amigos!Como já é tradição, no primeiro e terceiro sábado de cada mês, das 11 às 12h, neste sábado haverá prática de meditação na Usina do Gasômetro, no centro de Porto Alegre.

Com a orientação de um dos organizadores do Hanamatsuri Porto Alegre, o grupo Zen Budista Jisui Zendô, cada encontro terá uma breve palestra, apresentação de uma técnica meditativa e um período para perguntas e respostas.



As práticas serão desvinculadas de aspectos filosóficos ou religiosos, focando a meditação para fins de relaxamento, cultivo do bem estar e combate ao estresse, e estarão abertas a todos os interessados, independentemente de suas crenças religiosas ou experiência anterior.

Mas, o que é a Meditação e para quê serve?

“A meditação é uma prática que nos possibilita cultivar e desenvolver certas qualidades humanas básicas e positivas, da mesma maneira que outras formas de treinamento nos dão a possibilidade de tocar um instrumento musical ou adquirir qualquer outra habilidade.” (Matthieu Ricard, considerado pelos pesquisadores científicos “o homem mais feliz do mundo”).

Assim, podemos considerar a prática da meditação como um treinamento mental, para uma busca do funcionamento psicológico saudável. Meditar consiste na focalização prolongada e consciente da atenção sobre a própria consciência. O objetivo é aprender a não elaborar e desvincular-se de distrações e pensamentos. Quanto mais concentrada a mente estiver, mais estabilidade mental e emocional o individuo terá, levando-o a ter uma vida menos estressante e mais saudável.


E no DOMINGO???



TaikoZen - divulgue!
O próximo encontro-ensaio mensal do grupo TaikoZen do Jisui Zendô será no domingo, dia 2 de dezembro das 14 às 16 horas. 

Todos os interessados são bem vindos, mesmo sem qualquer conhecimento ou experiência musical, independentemente da idade, religião, etc etc etc.

Contribuição sugerida: R$ 10,00

Reproduzo abaixo trechos de um texto excelente sobre Taikô que encontrei no site da Associação Cultural e Esportiva Nikkey de Bastos (http://www.acenba.com.br/taiko/):

Taiko significa tambor na língua japonesa. É um instrumento que expressa sentimentos de alegria, ira, tristeza, prazer, dando-se a sensação de deslocar os nossos espíritos até os antepassados.

A origem do Taiko data-se da Era Joumon e Yagoi há dois mil anos e eram utilizados como meio de comunicação entre as pessoas que estavam em locais diferentes. Eram também utilizados em festividades religiosas e sociais, um valioso instrumento de comunicação com a alma dos antepassados e com os Deuses. [...]

O Taiko é uma cultura que tem por objetivo a manutenção da tradição, seus valores culturais e morais.

Fala-se em alma do Taiko (entenda-se, cultura do Taiko) cuja finalidade constitui-se na confirmação da nossa vitalidade e do grito com os companheiros estimulando-se mutuamente para um viver melhor socialmente.

Assim, aos praticantes do Taiko a sua conduta disciplinar, social e moral são fatores fundamentais para ser companheiro e apoio aos parceiros com reciprocidade.

O instrumento Taiko vem sofrendo muitas mudanças após a Segunda Guerra Mundial, precisamente em 1951, por influência do Prof. Daihati Oguti que introduziu o toque coletivo ao Taiko dando sistema múltiplo, possibilitando o seu uso em concertos, inovando o mundo musical.

A vibração do Taiko som transmite a sensação de dinamismo aos praticantes e aos ouvintes, faz as pessoas se sentirem bem, sendo revigorados.

Os percursionistas do Taiko deve ter como fundamento o lema:
- desenvolver um corpo vigoroso, sadio, a coragem, a determinação e o espírito inabalável;
- implantar o sentimento que preza o respeito ao próximo e a filosofia de humildade e eficácia;
- adquirir o respeito aos mais velhos, cooperação mútua, amizade, responsabilidade, união e cultivar o caráter e a dignidade;
- aprender a arte milenar japonesa do Taiko e herdar o valor deste folclore, cultivá-lo, preservá-lo e propagá-lo.
 Há mais de 100 grupos de Taikô no Brasil, reunidos na Associação Brasileira de Taiko.


Para saber mais sobre o grupo organizador da meditação no gasômetro:


Para ler mais sobre meditação, saúde e bem estar, visite estes links:
6. http://super.abril.com.br/cotidiano/fuja-armadilhas-distracao-aprenda-se-concentrar-695351.shtml

Para saber mais sobre TAIKÔ:

. Ler uma reportagem sobre o evento celebrando os 10 anos desta Associação:http://www.portalnikkei.com.br/taiko-associacao-brasileira-comemora-10-anos-de-atividades/

. Ler artigo sobre Taikô do Portal Nippo-Brasil Nippo-Jovem:http://www.nj.com.br/especial/especial_20070514.php 

Vídeos do grupo brasileiro Wakaba Taikô de Curitiba. Este grupo representou o Brasil no 14º Nippon Taiko Junior Contest, ficando entre os finalistas e recebendo um Prêmio de Menção Honrosa: http://www.youtube.com/watch?v=-dRIkz7F1qk&list=PLC2C71286B7E21E6B&feature=plcp

Vídeos de Grupos Japoneses Profissionais de Taikô: youtube=http://www.youtube.com/watch?v=nf6gP3K3w5c&list=PL3C484BCAF5AD03A6&feature=plpp_play_all

Postar um comentário