quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Godai: os Cinco Elementos do Budismo


Godai: os Cinco Elementos do Budismo

Também chamados de “os Cinco Elementos Japoneses” para diferenciar dos “Cinco Elementos Chineses” (Gogyou), o Godai – literalmente, os Cinco Grandes, é formado pelos cinco elementos: Terra, Água, Fogo, Vento e Vazio e, ao contrário dos elementos chineses que são movimentos de energia, o Godai de aproxima mais do conceito que nós ocidentais temos por elementos, uma vez que traduz a concepção pelo qual os budistas das sendas Shingon e Tendai, e também os Yamabushis, os praticantes do Shugendou (leia-se Shugendô), tinham da constituição do universo.
Particularmente o Budismo Esotérico japonês (leia-se, as sendas Shingon e Tendai), e também o Shugendou, que absorveu boa parte de suas lições, irá adicionar um sexto elemento, a Mente, mas deixarei para falar sobre isso em outra oportunidade.

 Terra – Em japonês, Chi. Aos estudantes de língua japonesa, não confundir com tsuchi. São kanjis diferentes. Representa a energia sólida, a matéria.

Fogo – Em japonês, Ka. Representa a energia em movimento. Está associado aos impulsos e desejos.


Vento – Em japonês, Fuu. Representa a energia em expansão, o que está em crescimento. Associa-se à mente e ao conhecimento, à capacidade de expansão mental.

Água – Em japonês, Sui. Representa a energia que flui, o que não tem forma. Está associada à capacidade de se adaptar às mudanças.

Vazio – Em japonês, Kuu. Sua tradução mais comum é “Vazio”, mas sendo também o kanji “sora”, também significa “Céu”. Representa tudo o que envolve a experiência. Está associado ao espírito, ao impulso inicial, à energia necessária à criação de todas as outras coisas relacionadas aos outros elementos.

O Godai é representado nas pagodas (em sânscrito, stupa), sendo a mais conhecida o gorintou, ou a pagoda de cinco anéis. O gorintou é uma estrutura de pedra que contém cinco anéis de formas diferentes, cada um simbolizando um dos cinco elementos budistas.

Para a escola Shingon, o gorintou representa Dainichi Nyorai, o supremo buda, essência dos infinitos níveis da mente inconsciente.




Publicado em http://aoikuwan.wordpress.com/ por  Aoi Kuwan
Postar um comentário