Pular para o conteúdo principal

Você escolhe algo como se isso fosse a verdade. Mas quando a verdade lhe aparecer, você a reconhecerá???

"Buda certa vez contou uma história sobre um jovem homem:

Ele era comerciante. Tinha uma linda esposa e um filho bebê. Tristemente, sua mulher caiu doente e morreu. E o homem derramou todo seu amor sobre a pequena criança, que se tornou sua única fonte de alegria.

Uma vez, quando saiu em negócios, bandidos atacaram a vila, queimaram tudo e capturaram seu filho de cinco anos. Quando ele voltou e viu a devastação, ficou arrasado, além de qualquer dor. Encontrou o corpo carbonizado de uma pequena criança e, no desespero, tomou-o como sendo seu filho. Arrancou os cabelos, socou o peito e chorou incontrolavelmente.

Por fim, arranjou uma cerimônia de cremação, coletou as cinzas e as colocou em uma bolsa de seda muito preciosa. No trabalho, dormindo ou comendo, ele sempre carregava essa bolsa de cinzas consigo. Frequentemente, sentava sozinho e chorava por horas e horas.

Um dia, seu filho escapou dos bandidos e encontrou o caminho de volta para casa. Era meia-noite quando ele chegou na nova casa do pai e bateu na porta. O homem estava deitado, soluçando com a bolsa de cinzas ao lado. “Quem é?”, perguntou.

A criança respondeu: “Sou eu, papai, seu filho. Abre a porta”. Em sua angústia e confusão, tudo que o pai podia pensar era em algum garoto travesso pregando uma peça cruel. “Vá embora”, ele gritou. “Me deixe em paz”. Então, voltou a chorar. De novo e de novo, o garoto bateu, mas o pai se recusava a deixá-lo entrar. Finalmente, ele se virou vagarosamente e foi indo embora. Pai e filho nunca mais se encontraram.

Ao chegar ao fim da história, Buda disse: “Em algum momento, em algum lugar, você escolhe algo como se isso fosse a verdade. Mas, se agarrar com muita força, mesmo quando a verdade chegar pessoalmente e bater à sua porta, você não vai abrí-la”.

Sogyal Rinpoche
, em “The Spirit of Buddhism”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.