quinta-feira, 28 de junho de 2012

Baika, Tsunami e a prática Zen





Durante a sua visita como enviado especial do escritório central da escola Soto Zen, o Tokuha (Professor-mestre) de  Baika (música Zen Budista) Sei-etsu Hase Sensei, ministrou uma palestra no dia 23 onde compartilhou a sua experiência de atender, como monge, à comunidade atinginda pelo tsunami que devastou uma grande área da costa nordeste do Japão no ano passado, resultando em mais de 20,000 mortos e desaparecidos além de destruição inimaginável. O seu templo, Seifuku-ji, fica na província de Miyagi, somente uns 30 minutos da cidade de Ishinomaki, que foi uma das cidades fortemente atingidas.
Outros pontos altos de sua visita foram a aula-mestre de  Baika (música budista) que foi ministrada no dia 24 e a oportunidade de passar tempo junto durante um passeio pela cidade, outro passeio na bric da Redenção e o jantar e almoço de confraternização.
Profundos agradecimentos pela vista, palestra, ensinamentos e companhia durante estes dois dias! Agradecimentos também para o Professor Joaquim Monteiro pela tradução da palestra!

É uma lição da impermanência e respeito à força da natureza “passear” pela área costeira através do “street view” do Google. Movimentando o “homenzinho” pelo mapa-satelite, neste momento, é possível ver como está a situação poucos meses depois do desastre (imagens de julho/2011): além do problema da reconstrução da vida dos sobreviventes, continua o problema inimaginável de como dispor dos destroços das casas, lojas, móveis, pertences pessoais, veiculos, barcos, árvores… . Para mim, pessoalmente, uma das cenas do “street view” que mais me chamou a atenção foi de ver os restos de incontaveis automoveis, destruidos pela força da água, agora empilhados em fileiras ordenadas em cima de alguns dos terrenos onde antes haviam casas, prédios, parques – vida urbana. Cresceu mais ainda a minha admiração pelo povo japonês e sua capacidade de criar órdem no meio de caos… .

Fotos e dicas aqui: 




Em tempo a palestra do Tokuha (Professor-mestre) de Baika (música zen budista), Shomen Kuga Sensei,abade do templo Hômyôji da província de Miyazaki, enviado por nossa sede no Japão, que foi ministrada no Jisui Zendô (Sanga Águas da Compaixão) no dia 12 de novembro de 2011.

Numa palestra descontraída, o mestre nos falou sobre o Nobre Caminho de Oito Aspectos do Budismo.





Coordenação: Monja Isshin Havens

Tradução: Rev. Prof. Joaquim Monteiro


http://aguasdacompaixao.wordpress.com

Grato a Sensei Isshin e ao Reverendo Professor Joaquim Monteiro.
Postar um comentário