quinta-feira, 7 de junho de 2012

Antes de inventarem os pratos...

Tenho lido o Blog do Djalma de Souza (https://www.facebook.com/djalmadesouza) e salivado as pampas!!! O Taura se descreve como um "Fotografo que cozinha e/ou Cozinheiro que fotografa" e me diverte e instrui pacas.

Segue uma postágem de seu Blog o "Cozinha medieval" 

 

Antes dos pratos.


Seja qual for o crostini, a fettunta, a bruschetta, a tartine, acredita-se que a origem venha da Idade Média, quando era típico que os campesinos italianos colocassem sua comida sobre fatias de pão ao invés de usar uma tijela, prato ou vasilha.



o crostini
O crostini ("tostaditas"em italiano) é um aperitivo italiano constituído por pequenas fatias de pão torrado ou grelhado com ingredientes em cima. Estes podem incluir uma variedade de diferentes queijos, carnes e legumes, ou pode ocorrer mais facilmente com um pouco de azeite e ervas ou salsa. O crostini são normalmente feitas com baguette francês ou italiano, e muitas vezes servido com vinho.


a fettunta
En la Toscana la bruschetta se denomina fettunta (‘Rebanada de pan de pueblo con aceite de oliva y queso Gorgonzola’). La preparación de la bruschetta se hace por regla general en un tipo de horno especial denominado brustolina, aunque también puede hacerse en hornos tradicionales.


a bruschetta
é um antepasto italiano feito à base de pão, que é tostado em grelha com azeite e depois esfregado com alho. Há diversas variações, sendo bastante conhecida a bruschetta de tomate, que leva, por cima da fatia de pão, tomates e manjericão.


a tartine
A tartine é tradicionalmente um sanduíche open-faced, mas hoje o termo "tartine" é freqüentemente usado para descrever qualquer preparação sanduíche francês. Existem inúmeras variações de receitas que utilizam carne Tartine diferente, queijo, frutas, legumes e ervas.

Postar um comentário