sábado, 9 de junho de 2012

Vertentes religiosas


Pouquíssima gente sabe, mas quando adolescente, por três anos eu estudei em um colégio católico muito tradicional de Porto Alegre. Era um "Internato" (embora eu estivesse em condição de "semi internato" ~ eu dormia em casa e passava o dia todo lá estudando...) ao qual devo muito de minha formação intelectual e moral... ja que lá defini várias coisas para toda minha vida: Incluindo minha posição (firmada muitos anos depois) de Ateu.
Por ironia do destino, lá descobri que existiam MUITOS "livros sagrados" e "pessoas sagradas" de outras culturas que não aceitavam Deus e Jesus como descritos pelos católicos, que a bíblia Judaica e a Cristã não eram nem as mesmas nem as únicas palavras que se diziam ter vindo de fonte divina... Como? Como cheguei a estas informações em uma instituição que instrui protótipos de padres??? 
Bem... Lá tinha uma bela "biblioteca". 
E eu descobri que era MUITO boa.
Foi lá onde li pela primeira vez partes do Mahabharata (devanágari: महाभारत, transl. Mahābhārata), do Bhagavad-Gita (em sânscrito: भगवद्गीता, "Canção de Deus"), partes do Corão (em árabe قُرْآن, transl. al-qur’ān, "a recitação") e de livros como Divina Comédia de Dante Alighieri (em italiano, com tradução e com gravuras impressionantes de Gustave Doré) e As origens das espécies de Darwin e até Erich von Däniken no seu "Eram os Deuses Astronautas?".

Daí a té me dar conta de que era Joio e oque era trigo foi uma longa jornada... Mas começou ali, estudando e comparando a bíblia judaico/cristã que eu percebi que EU ADORAVA LIVROS.... Sobre tudo os que tentavam DESCREVER o mundo além da percepção e do óbvio.

Lá conheci a Superinteressante e viciei. Hoje, mais maduro e crítico tenho outras fontes mais ágeis e próprias para meus interesses. Mas a "Super" foi uma das grandes gratas surpresas de minha instrução juvenil. 


Falando nisto a reportagem de capa da Superinteressante 305 de junho de 2012: “A Bíblia como você nunca leu”. Trata-se dos trechos bíblicos que propagam, com candura, sacrifícios humanos, morte para virgens defloradas, poligamia, bebedeira e por aí vai. seguem link de matérias publicadas que ajudam a DESFAZER os malfeitos que os LEITORES LITERAIS fazem na sociedade... Leiam e tirem SUAS próprias conclusões:
Superinteressante “A Bíblia como você nunca leu”.


Sem fugir do assunto hoje vi o vídeo do "Carlos Ruas" e lembrei de tudo isto. 



Quer que desenhe? Vertentes religiosas

Saindo mais um video da série, se você ainda não viu os primeiros, clique aqui e aqui.

Não se esqueça de se inscrever no meu canal clicando aqui.

Ainda quero trazer duas postagens mais antigas a tona:

Religião é componente genético? É a teoria de Nicholas WadeOnde o britânico Nicholas Wade, autor do livro The Faith Instinct, defende que a seleção natural privilegiou os humanos religiosos;

E os "história das religiões em 2 Minutos" onde 
Vídeo que mostra a linha do tempo,o surgimento e desenvolvimento das maiores Religiões até hoje conhecidas:



Postar um comentário