sexta-feira, 1 de junho de 2012

A Jornada do Pai Herói

Na faculdade estudamos um sujeito chamado Joseph Campbell, autor do livro “O Poder do Mito”. O livro é sobre os mitos antigos e modernos que estão na base psíquica de todo ser humano. Aprofundamos mais na literatura de Joseph Campbell até sermos apresentados para sua teoria do Monomito:

“Todos os mitos relevantes da humanidade tem a mesma estrutura básica, e tem os mesmos personagens, arquétipos que simbolizam os sentimentos humanos.” (@nickellis).

Com essa teoria foi formada a “Jornada do Herói”. Praticamente TODOS os filmes/livros que você conhece tem essa “forma”. Star Wars segue perfeitamente  as fases que o herói precisa passar para conquistar seu prêmio! Tanto que George Lucas solicitou consultoria à Joseph Campbell para formular seus heróis/vilões.


Me identifiquei perfeitamente com as fases propostas pela “Jornada do Herói”. Ser um pai é uma batalha. Ser um pai é ser convidado para uma aventura fantásticas em um mundo que você não conhece. Tudo é desconhecido e o grande prêmio, na maioria das vezes, é o sorriso de um banguelinha(o). As fases da Jornada do Herói encaixam perfeitamente na aventura de ser um Pai.

Convido todos vocês a seguir esses  passos:


1. O MUNDO COMUM
Você vive sua vida. Trabalho, casa, lazer, viagens. Querendo ou não isso é uma rotina. Esse é o seu cotidiano. Uma vida como qualquer outra. Uma vida como de qualquer herói no começo do livro/filme. Ex.: Luke Skywalker tem sua vida de fazendeiro, normal, chata, em um planetinha quente e seco. E segue sua rotina, como nós, todo.santo.dia.

2. CHAMADO À AVENTURA
Como relatei no post Protocolo 63617378, você é apresentado à aventura. Você não tem escolha, não pode virar as costas e retornar à sua vida como ela era. Você precisa enfrentar seus medos e ir para a aventura. Ex.: Em O Senhor dos Aneis, Frodo fica responsável em levar o anel, por Gandalf, para ser destruído. Ele não tem escolha.

3. RECUSA DO CHAMADO
Medo. Essa é a palavra e o sentimento que demostra essa fase. Você deve sair da sua zona de conforto e enfrentar esse novo desafio. Infelizmente muitos Pais abandonam tudo e todos nessa fase. Não consegue enfrentar os desafios propostos pela responsabilidade de se tornar um Pai. Mas o amor e respeito pela sua esposa/namorada é a força que você precisa para encarar essa aventura. Ex.: Shrek  recusa várias vezes as solicitações do Burro em salvar Fiona.

4. ENCONTRO COM O MENTOR
Ninguém tem experiência de ser Pai. Podemos dizer que o instinto foi essa experiência no início de nossa civilização. Mas hoje, podemos ter encontro com “mentores” para preparar o novo pai a enfrentar o desconhecido quando ele atravessar o primeiro limiar. Esses mentores são nada mais, nada menos, que nossa Família e nossos amigos. A ajuda deles é primordial para que você vença essa jornada. Ex.: Yoda (Star Wars), Agente Q (007), Sargento Emil Foley (Força do Destino).

5. TRAVESSIA DO PRIMEIRO LIMIAR
Pronto. Serei Pai e tenho toda a ajuda possível para isso. Vamos enfrentar e curtir tudo com intensidade, pois esse é o meu chamado. Meu destino!! Ex.: A união dos hobbits, elfos, humanos e anões em O Senhor dos Anéis.

6. TESTES, ALIADOS E INIMIGOS
Novos desafios são oferecidos em todos os momentos. Aliados, a.k.a Médicos, são importantes neste momento, pois é através deles que temos segurança em atravessar as noites escuras e sem fim. Ex.: Neo, em Matrix, conhece os tripulantes da Nabucodonosor.

7. APROXIMAÇÃO DA CAVERNA OCULTA
Chegando  a hora do nascimento!!! Ansiedade a 1000! Seus aliados e mentores estão presentes neste momento para ajudar a vencer essa batalha, a mais importante de todas!!! Ex.: Indiana Jones entrando no Palácio em Petra para pegar o Santo Graal.

8. A PROVAÇÃO SUPREMA
Momento crítico. Tudo pronto para o nascimento. Uma nova vida nascerá e você é parte disso. Essa nova vida é sua nova vida também. Você esta renascendo neste momento. Ex.: Neo optando pela pílula vermelha.

9. RECOMPENSA
Após 09 meses de aventura, sua Jornada chega ao fim. E em suas mãos esta 5Kg da coisa mais linda e magnifica de todo o universo!! Ex.: Rock Balboa vencendo Drako.

Quem não desejaria ter esse mentor?

Percebe-se que esses passos são perfeitos para a confecção de qualquer roteiro de cinema? E as fases de nossa vida encaixam perfeitamente? Na noite que você conheceu seu marido/esposa, namorado/namorada pode ter certeza que você passou por esses passos.  E agora, no momento mágico de ser Pai/Mãe, percebe essas fases? Nossa vida é um romance de aventura, drama, comédia, ficção. Com a diferença que somos protagonista desta história.


Por que escreve sobre a aventura de ser pai em um mundo nerd. Tecnologia, cinema, televisão, cultura pop, e todo o mundo nerd!
Postar um comentário