quarta-feira, 1 de maio de 2013

A Escola dos Koans: Um com o Universo: Kong An



Postado na "A Escola dos Koans" por Jeane Dal Bo 

Um com o Universo: Kong An:


Quando for perguntado um kong-an e você bater no chão, naquele momento você se torna um com o kong-an. Você realmente tornar-se um com o universo inteiro. Isso não tem certo ou errado, gostar ou não gostar. Ele já está completo.

Há um poder incrível nesse momento de completo não saber. Quando volta ao "não sei", o seu trabalho estará sempre em frente de você. Na verdade toda a nossa vida é apenas aquele momento! Mas se nós imediatamente voltamos para o reino de gostar ou não gostar, então, podemos nunca encontrar o nosso trabalho.

A "refeição a mente" na nossa escola tem 12 pratos, 12 portões. Estes 12 portas são realmente diferente da nossa vida cotidiana. Isto é o que eu chamo de 13 portão! Essa é a sua vida momento a momento.

Como você responde a esse kong-an? Você gostou? Você não gosta dele? Você esquiva de situações difíceis? Você tenta criar situações confortáveis​​? Praticar nos ajuda a ver que o 13 º portão está sempre na frente de nós, mas nesse portão não há um Mestre Zen sentado em frente de nós para verificar se estamos ou não dando a resposta certa. É quando kong-prática tem raiz, torna-se real e não é apenas um exercício de quão inteligente que podemos ser. Se estamos dispostos a responder diretamente da nossa intuição, a nossa sabedoria inata, então qualquer kong-um não é problema.


The Thirteenth Gate
by Tim Lerch JPDSN

Postar um comentário