segunda-feira, 13 de maio de 2013

Quando não se é dono de nossa mente... Alguém é.


Derren Brown
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre


Ilusionista Inglês e "mentalista", Darren V. Brown é hipnotizador , pintor , escritor ,cético, conhecido por suas aparições em especiais de televisão, produções teatrais e séries de televisão britânica, como Trick of the Mind and Trick or Treat. Desde a primeira transmissão de seu show Derren Brown: Mind Control em 2000, Brown tornou-se cada vez mais conhecido por seu ato de leitura da mente. Ele tem escrito livros para mágicos, bem como o público em geral.

Apesar de suas performances de leitura da mente e outras proezas de mentalismo pode parecer ser o resultado de práticas psíquicas ou paranormais , ele alega nenhuma dessas habilidades e denuncia freqüentemente aqueles que o fazem. Brown afirma, no início de seu truque nos programas que ele alcança seus resultados usando uma combinação de sugestão, psicologia, desorientação e carisma.


Brown nasceu e cresceu em uma cultura cristã evangélica na adolescência, e se tornou um ateu aos vinte anos. Ainda cursando a faculdade de Direito estudou mágica e, mais tarde decidiu dedicar-se a desmascarar, elucidar e tornar públicas as várias técnicas psicológicas utilizadas por supostos videntes e médiuns espirituais usavam para manipular suas audiências. Mas ao mesmo tempo Brown também procurou reforçar a sua crença em um verdadeiro Deus e em Cristo e buscar suas respostas às críticas mais comuns a sua religião, através da leitura da Bíblia e de outros textos religiosos cristãos, mas ao fazê-lo não encontrou nenhuma das respostas que procurava e veio à conclusão de que sua crença (no cristianismo) também não tinha base e era tão fantasiosa quanto as que desmascarava... Para ele Deus e Cristo também são ilusões.








O que Derren Brown tenta mostrar é como nosso "sistemas de crenças" é fomentado e construído através de anos e anos de informações (nem sempre avaliadas pela consciência) muitas vezes irreais ou inadequadas, e que mesmo assim podem nos influenciar a termos "fé", mesmo que estas crenças sejam sem fundamento algum.
Em seus
 programas na tv aberta britanica (channel 4) ele ja desmistificou poderes de cura de fiéis cristãos, new ages, e do espiritismo...

O show dele é ao vivo é um festival de mensagens subliminares onde ele manipula completamente o público a fazer absurdos já previstos! E depois passa um tape do próprio show mostrando onde estavam os comandos escondidos!
O mais importante é que ele não deixa nenhum espaço para explicações fantásticas.

Sempre deixa claro que tudo o que faz é pura psicologia. 
São os mesmos truques de hipnose, distração e mensagens subliminares que se vê em qualquer culto evangélico.
Postar um comentário