Pular para o conteúdo principal

Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Todo o Brasil está se mobilizando para transformar o dia 19 de maio no Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Só os bancos de leite podem fazer a pasteurização.

O leite materno é aquecido durante meia hora, a 62°C. A temperatura do resfriamento também é controlada. Isso garante um leite livre de bactérias e vírus.  Na pasteurização, pode se eliminar seis milhões de colônias de bactérias.
 


O Banco de Leite do HOSPITAL MATERNO INFANTIL PRESIDENTE VARGAS, fundado em 1987, executa atividade de coleta, processamento e controle de qualidade do leite humano para posterior distribuição aos bebês internados em unidades neonatais.

O hospital ainda é integrante da “Comissão Gaúcha de Incentivo à Coleta Externa”, que propõe uma série de iniciativas para aumentar o número de doadoras. Uma dessas medidas é buscar parceria com o Corpo de Bombeiros, que disponibilizaria os carros para transportar o leite arrecadado até os bancos de leite dos hospitais responsáveis por todo o processo de tratamento do alimento.


Quem pode doar

Qualquer mãe saudável que estiver amamentando e tiver leite excedente pode fazer a doação.


Em Porto Alegre, existem quatro bancos de leite nos quais a mãe pode comparecer:

º Hospital Fêmina, 

º Hospital Presidente Vargas, 

º Santa Casa e Conceição.

Vantagens do Aleitamento Materno para o bebê

— protege contra infecções respiratórias, digestivas e urinárias;

— protege contra diabetes, doença celíaca, cáries e má formação dentária;

— auxilia no desenvolvimento da fala, da dentição e da estrutura facial;

— melhora o desenvolvimento mental e dá maior equilíbrio emocional.



Como é feita a COLETA de leite materno para doação?

 

Embora em alguns bancos de leite haja o uso de bombinhas elétricas, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) recomenda que a ordenha seja manual, para que haja menos chance de contaminação. A coleta pode ser feita no próprio banco de leite ou em casa -- dependendo do caso, alguém buscará o leite uma vez por semana. São necessários alguns cuidados especiais durante a ordenha, como: 

• Usar lenço ou touca de banho nos cabelos na hora da coleta (para não cair cabelo na hora);• Usar máscara ou uma fralda de pano no rosto ( para não correr o risco de pingar suor ou saliva);• Evitar conversar durante a ordenha (coisa de ficar atento só a ordenha... é um momento de cuidado e carinho... merece atenção);
• Lavar as mãos e o antebraços com água e sabão, até os cotovelos, manter as unhas curtas e limpas;
• Desprezar os primeiros jatos de leite (cerca de 1 ml);
• Usar recipiente esterilizado, de boca larga, para recolher o leite (frascos de vidro de maionese, de café solúvel ou similares são ótimos, é só seguir os cuidados do fim do post * );
• Guardar o leite coletado imediatamente no congelador;
• Não encher demais o recipiente.



Como preparar o frasco e copo para esterilização

  • Retirar rótulo e cola do frasco;
  • Retirar papel de dentro da tampa (se tiver);
  • Lavar o copo, vidro e a tampa com detergente neutro;
  • Enxaguar bem em água corrente;
  • Ferver em água comum por 10 minutos em uma panela;
  • Escorrer a água da fervura;
  • Colocar o copo, frasco e tampa de boca para baixo sobre um pano limpo para escorrer;
  • Fechar o frasco após secagem completa;
  • Utilizar o frasco em até 7 dias após a esterilização;
  • O copo é utilizado a cada ordenha para colher o leite.




Vamos divulgar?!!!

Gasshô!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONVERSAS ANÔNIMAS! VOCÊ, SEU NARCISISTA!!!

Gostaria de falar sobre esta postagem: Nada mais comum que uma postagem cheia de senso comum e conhecimento vulgar com uma compreensão enviesada do mundo. Tudo bem até aí? Só que não. Uma postagem assim além de reforçar o senso comum, lhe da uma validade. O que é ERRADO! A afirmação de que todo psicopata é narcisista é "FALSA"! E induz ao erro e preconceitos. Primeiro que não explica de que narcisismo se esta falando , segundo porque também não explica que o termo “psicopata” não é um diagnóstico válido descrito! Nem   está incluído no CID-10 e nem mesmo no DSM-5 ou em qualquer outro manual! Existe um natural "Narcisismo saudável", uma fase do comportamento que visa atender as próprias necessidades de forma equilibrada e respeitosa, sem prejudicar ou explorar os outros. Uma pessoa com narcisismo saudável tem uma autoimagem positiva, uma autoestima elevada, uma autoconfiança adequada e um nível aceitável de auto importância. O narcisismo saudável pode ser visto com

ATENÇÃO!

Você já teve a sensação de que está cada vez mais difícil manter o foco? Vivemos mergulhados numa chuva de estímulos – e isso tem efeitos mensuráveis sobre o cérebro. Veja quais são, e entenda a real sobre a moda que tomou as redes sociais: o jejum de dopamina. Por Bruno Garattoni e Maurício Brum (colaboraram Fernanda Simoneto e Valentina Bressan) Em 9 de janeiro de 2007, às 10h da manhã, um Steve Jobs saudável subiu ao palco do Moscone Center, espaço de eventos que a Apple alugava em São Francisco. “Vamos fazer história hoje”, disse. O iPhone não nasceu bem (dois meses após o lançamento, a Apple teve de cortar seu preço em 30%), mas acabou decolando. Vieram os aplicativos, redes sociais, o Android, a massificação. Hoje, 6,4 bilhões de pessoas têm um smartphone – superando com folga o saneamento básico, que chega a 4,4 bilhões. É bizarro, mas até tem seu nexo: o instinto humano de encontrar algo interessante, e prestar atenção àquilo, é tão primal quanto as necessidades fisiológicas.