sexta-feira, 4 de maio de 2012

Mente clara, apenas assim


Mente clara, apenas assim  ~  http://darma.info/artigos/seung-sahn/ Seung Sahn (Coréia do Sul, 1924 ~ 2004):



A natureza original não tem opostos. Discurso e palavras não são necessárias. Sem pensamento, todas as coisas são exatamente como são. A verdade é bem assim.
Então por que usamos palavras? Por que fizemos este livro?
Segundo a medicina oriental, quando você tem uma doença quente, deve tomar um remédio quente. A maioria das pessoas é muito apegada a palavras e à fala. Então curamos essa doença com remédio de palavras e fala. 
A maioria das pessoas tem uma visão iludida do mundo. Elas não o vêm como ele é; não compreendem a verdade. O que é bom, o que é ruim? Quem faz o bom, quem faz o ruim? Eles se agarram a suas opiniões com toda força. Mas a opinião de cada um é diferente. Como você pode dizer que sua opinião é correta e a de outra pessoa, errada? Isso é ilusão. 
Se quiser compreender a verdade, deve deixar ir sua situação, sua condição e todas suas opiniões. Então sua mente estará antes dos pensamentos. “Antes dos pensamentos” é a mente clara. A mente clara não tem nenhum dentro e nenhum fora. É apenas assim. “Apenas assim” é a verdade.
Seung Sahn (Coréia, 1927 ~ 2004) mestre do budismo zen da Coréia e EUA (onde em 1972, onde fundou diversos centros de prática).
Livro em português:
A Bússola do Zen


Postar um comentário