segunda-feira, 7 de maio de 2012

URGE! ! !

Pessoas, boa noite.

Primeiro: Ainda preciso de doadores de sangue, como já disse é bem rápido e pouco desconfortável... nada demais, comparado com o BEM que faz.

Para me ajudar é só doar seu sangue (ou pedir para alguém faze-lo) no Posto de Saúde Santa Cecília, na rua São Manoel, 543, 2º andar e informar nome completo da minha mãe ao doar.

 
 Rosa Maria Santos Triumpho.


Pode ser qualquer tipo de sangue. Muito obrigado!


Segunda coisa:

Hospitais como os GHC, HCPA e o HPS de Porto Alegre, que atendem pessoas de TODO O ESTADO do Rio Grande do Sul, alertam ha MUITO TEMPO, para falta de doadores voluntários.

Faltam doadores de sangue voluntários regulares!!

E isto é MUITO importante!!

Segundo a Organização Mundial de Saúde - OMS, se 3% a 4% da população fosse doadora de sangue não haveria problemas de estoque.

Dados do Ministério da Saúde mostram que pouco mais de 1% da população brasileira doa sangue.

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques.

O sangue não tem substituto e por isso a doação voluntária é fundamental.

Uma simples doação pode salvar muitas vidas. Inclusive a sua.

O GHC informa que o seu número ideal de doadores é de 80 doações por dia, porém a média tem sido de apenas 40 por dia

Metade do necessário. Isto é gravíssimo.

E, em geral, por INDICAÇÃO, ou seja, as pessoas doam para alguém conhecido ou parente que precisa e pede. É claro que o sangue que não é usado pelo paciente é usado pelo banco para outros pacientes, mas faltam sangue de todos os tipos. E a situação é pior para o tipo sanguíneo "O Negativo", conhecido como doador universal, que é o mais necessário nas emergências médicas.


O Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul (HEMORGS, é o Departamento de Sangue e Hemocomponentes da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde - FEPPS, ligado à Secretaria da Saúde do Estado (SES/RS). Está localizado na Av. Bento Gonçalves, 3722 - Bairro Partenon - Porto Alegre/RS) é uma instituição pública que coleta, processa, qualifica e distribui sangue, hemocomponentes e hemoderivados, através de sua Clínica de Hematologia, para cerca de 50 hospitais de Porto Alegre, da Grande Porto Alegre e do Interior. A falta de doadores reduziu para a metade os estoques de sangue no Hemocentro do Estado.
Postar um comentário